15601
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão de texto e Fanpage da turma

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Revisão de texto e Fanpage da turma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Roteiro para revisão e correção do texto (disponível aqui).

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Texto para revisão - estudante fictício (disponível aqui).

Introdução
Informe os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que esta aula será dedicada a revisar a reescrita das lendas indígenas (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Retome a importância das histórias circularem para que tenham mais leitores e relembre o combinado que fizeram nas aulas anteriores sobre onde essas histórias poderiam ser publicadas. Aproveite para ressaltar a importância da revisão antes da publicação.

Desenvolvimento
Solicite que os estudantes tenham em mãos a lista de critérios para a realização de uma boa produção escrita (lista elaborada coletivamente na aula anterior). Se possível, convide-os para uma videochamada em que vocês possam fazer coletivamente a revisão do texto de um dos estudantes da turma, ou utilize o texto que está no plano original (de um estudante fictício). Siga os itens da lista e utilize as orientações que estão no plano original para aprofundar a discussão. Oriente que eles façam suas próprias revisões utilizando a lista de critérios que já têm, ou envie o roteiro de revisão do plano original (disponível aqui). Estipule um prazo para o término da escrita da versão final da lenda indígena.

Fechamento
Como combinado com a turma, é hora de fazer os textos circularem. Os textos podem ser lidos em casa, para as famílias, ou publicados na internet (no site da escola ou em uma fanpage, como o plano original sugere). Caso os textos sejam publicados na internet, todos precisarão ser digitados e passar por uma correção ortográfica. Verifique com os estudantes a possibilidade de fazerem uma revisão ortográfica inicialmente sozinhos, com a ajuda do corretor de texto do Word, sendo finalizada posteriormente por você.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a organizarem um momento em casa para que as crianças leiam seus próprios textos, e até convidar, por videochamada, alguns colegas para que também participem e leiam. Se as histórias estiverem na internet, os pais podem enviar o link para amigos e outros familiares, valorizando as criações e aprendizados das crianças.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_02SQA15

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas