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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Carta de leitor: Revisando, corrigindo e aprimorando o texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: Revisando, corrigindo e aprimorando o texto

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Entender o que é editar, revisar e formatar um texto.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 16/11/2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwfV5wG97WnH76xw7fPBgXDf62FD3THyBn94pDRB3FMN4hj5Us3UAya6phYM/avaliacao-txt-escrito-oral.pdf (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)

MACIEL, D. A. G. C. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva os trechos no quadro.
  • Divida a turma em grupos de 4 alunos, aproximadamente, para que a turma tenha a oportunidade de trocar experiências e aprendizados.
  • Relembre as aulas anteriores, questionando os alunos: Quais são as características principais de uma carta de leitor? O que precisamos levar em conta quando vamos revisar um texto? A ortografia é importante? Será que só a ortografia é um ponto importante? (Espera-se que a essa altura os alunos já sejam capazes de identificar que a carta de leitor é uma carta que enviamos para um veículo de mídia. Possui a seguinte estrutura “Local e data. Vocativo, ou seja, destinatário. Corpo da carta, com as impressões do autor sobre o texto lido, ou vídeo, agradecimentos, críticas e /ou elogios e sugestões. Despedida. Assinatura.” Se os alunos não conseguirem identificar, retorne à aula 4 e retome com a turma os conceitos básicos de carta de leitor. Também é esperado que os alunos reconheçam que a ortografia, num texto, é muito importante, mas que precisamos levar em consideração outras questões como a coesão textual, repetições de palavras e uso de pontuação.)
  • Se analisarmos cada um dos trechos, podemos perceber outros pontos importantes a serem analisados? O que poderíamos modificar no trecho:
  • “Adorei a reportagem sobre os animais em extinção, gostaria de saber mais sobre animais em extinção.”? (Espera-se que os alunos percebam que animais em extinção poderia ser substituído pelo pronome eles.) Se os alunos não perceberem essa necessidade de troca, pergunte se há problemas de coesão, como repetições de palavras.
  • “Olá, meu nome é Maria e tenho um prima chamada Flor. Nós adoramos a notícia sobre as florestas do Brasil. Os animais estão em extinção, que pena!” (Espera-se que os alunos identifiquem um problema de concordância “um prima” e coerência textual, pois ela começa a falar sobre as florestas do Brasil e logo após conclui, falando sobre os animais em extinção.” Se os alunos não identificarem esse problema, pergunte aos alunos sobre o que a primeira frase fala, depois pergunte sobre o que a segunda frase fala. Após questione-os se as duas frases, uma depois da outra, tem conexão, e se o trecho teve sentido com as duas frases juntas.)
  • “Oi meu nome é Claudinho eu gosto muinto dessa revista e quero saber sobre a baleia azul. vocês pode publicar sobre esse animal” (Espera-se que os alunos identifiquem um problema de coesão textual, a falta de pontuação. Também poderá ser percebido alguns enganos ortográficos. (Se os alunos não perceberem esses enganos, pergunte se a palavra muito se escreve daquela forma, por exemplo.) É importante sinalizar para os alunos os erros de concordância, por exemplo, “vocês pode”.

Materiais complementares:

Aula 04 - LPO3_06SQA04 - Carta de leitor: Conhecendo a estrutura do gênero - acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva a tabela no quadro.
  • Peça para que os alunos copiem a tabela no caderno.
  • Pergunte aos alunos o que pudemos perceber nos trechos analisados na introdução dessa aula e peça para que eles analisem seus textos.
  • Ortografia: Quais palavras conseguimos identificar que necessitam ser revisadas? Use o dicionário para revisá-las. (Espera-se que os alunos analisem e corrijam a escrita das palavras. Se for possível, disponibilize à turma dicionários, para que eles possam consultar sempre que for necessário.)
  • Coesão: Há repetições de palavras, expressões ou informações no texto? A pontuação está fazendo a conexão correta nas frases? (Espera-se que os alunos analisem, em seus textos, as conexões, através de palavras ou pontos e/ou a repetição de palavras)
  • Coerência: Há palavras e/ou frases que não estão conectadas entre si, tornando o texto sem sentido? (Espera-se que os alunos respondam que deverão perceber, na revisão dos textos, se há conexão de uma informação e outra no texto.)
  • Estrutura do gênero: Quais são as características do gênero Carta de Leitor? Essas características estão presentes no texto? (Espera-se que os alunos identifiquem que a carta do leitor tem a seguinte estrutura:
  • Local e data.
  • Vocativo, ou seja, destinatário.
  • Corpo da carta, com as impressões do autor sobre o texto lido, ou vídeo, agradecimentos, críticas e /ou elogios e sugestões.
  • Despedida.
  • Assinatura.

Os alunos deverão analisar seus textos e verificar se há todos os elementos do gênero ou se falta algo, que caracteriza uma carta de leitor

Materiais complementares: Acesse a tabela para impressão aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e leia apenas o enunciado.
  • Escreva em papéis as palavras: revisão, edição e diagramação. Sorteie um papelzinho para cada grupo.
  • Cada equipe formada irá ter uma função, de acordo com o papel sorteado. Se a equipe sorteou edição, trabalhará na edição de alguns textos, se sorteou revisão, trabalhará com a revisão e se tirou a diagramação, trabalhará com a arte.
  • Antes de iniciar as revisões dos textos, questione os alunos sobre o que eles pensam que seja edição, revisão e diagramação. Questione sobre quais funções eles imaginam que irão executar nas equipes. Pergunte se eles acham que, quando editamos um texto, mexemos em sua estrutura. (É esperado que os alunos respondam que quando editamos um texto podemos mexer em sua estrutura. Se eles não souberem responder, pergunte quem tem conta em alguma rede social, depois pergunte: quando postamos alguma coisa e percebemos que poderíamos acrescentar algo ou retirar, ou consertar alguma palavra errada, nós podemos editar o texto? Então podemos afirmar que quando editamos um texto mexemos em sua estrutura, certo?) Acrescente as informações disponibilizadas na tabela, explicando que quando editamos um texto podemos melhorá-lo sempre, eliminando frases, acrescentando frases ou parágrafos, substituindo palavras.
  • Pergunte sobre a revisão: e quando revisamos algo, mexemos em sua estrutura ou apenas corrigimos o que já foi editado? (Espera-se que os alunos respondam que quando revisamos, corrigimos o que está errado.) Peça para que os alunos leiam junto de você a linha da tabela sobre revisão. Se houver necessidade, retome as explicações sobre o que é concordância (verbal e nominal).
  • Pergunte aos alunos qual a forma mais atraente para um texto ser publicado, exposto ou enviado a alguém: com imagens, sem imagens, com uma boa caligrafia, ou com uma escrita ilegível? (Espera-se que os alunos respondam que um texto atraente é um texto “caprichado”, com boa caligrafia, com imagens, se possível). Leia com os alunos a linha da tabela sobre diagramação.
  • Distribua para cada um ou dois textos para cada grupo e peça para que eles executem suas funções, conforme sorteado. O grupo da edição deve aprimorar o texto, o grupo da revisão deve corrigir o texto e o grupo da diagramação deve ilustrar o texto.
  • Após os grupos cumprirem suas funções, distribua mais um ou dois textos, sorteie os papéis novamente, de forma que cada equipe sorteie uma função diferente da já exercida e novamente execute a função, de acordo com a tabela projetada.
  • Por fim, distribua mais um ou dois textos, sorteie os papéis novamente, de forma que cada equipe sorteie uma função diferente da já exercida e novamente execute a função, de acordo com a tabela projetada.

Materiais complementares: Acesse a tabela para impressão aqui.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Peça para que alguns alunos leiam suas cartas, após serem editadas, revisadas e formatadas.
  • Peça que contem a experiência de ter um texto de sua autoria, com a contribuição de tantos colegas e, ao mesmo tempo, ter tido a oportunidade de contribuir para o melhoramento do texto de outros colegas.
  • Visite algumas turmas e peça para que os alunos convidem outros alunos a contribuírem com o mural interativo da escola.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Entender o que é editar, revisar e formatar um texto.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 16/11/2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwfV5wG97WnH76xw7fPBgXDf62FD3THyBn94pDRB3FMN4hj5Us3UAya6phYM/avaliacao-txt-escrito-oral.pdf (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)

MACIEL, D. A. G. C. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

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Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva os trechos no quadro.
  • Divida a turma em grupos de 4 alunos, aproximadamente, para que a turma tenha a oportunidade de trocar experiências e aprendizados.
  • Relembre as aulas anteriores, questionando os alunos: Quais são as características principais de uma carta de leitor? O que precisamos levar em conta quando vamos revisar um texto? A ortografia é importante? Será que só a ortografia é um ponto importante? (Espera-se que a essa altura os alunos já sejam capazes de identificar que a carta de leitor é uma carta que enviamos para um veículo de mídia. Possui a seguinte estrutura “Local e data. Vocativo, ou seja, destinatário. Corpo da carta, com as impressões do autor sobre o texto lido, ou vídeo, agradecimentos, críticas e /ou elogios e sugestões. Despedida. Assinatura.” Se os alunos não conseguirem identificar, retorne à aula 4 e retome com a turma os conceitos básicos de carta de leitor. Também é esperado que os alunos reconheçam que a ortografia, num texto, é muito importante, mas que precisamos levar em consideração outras questões como a coesão textual, repetições de palavras e uso de pontuação.)
  • Se analisarmos cada um dos trechos, podemos perceber outros pontos importantes a serem analisados? O que poderíamos modificar no trecho:
  • “Adorei a reportagem sobre os animais em extinção, gostaria de saber mais sobre animais em extinção.”? (Espera-se que os alunos percebam que animais em extinção poderia ser substituído pelo pronome eles.) Se os alunos não perceberem essa necessidade de troca, pergunte se há problemas de coesão, como repetições de palavras.
  • “Olá, meu nome é Maria e tenho um prima chamada Flor. Nós adoramos a notícia sobre as florestas do Brasil. Os animais estão em extinção, que pena!” (Espera-se que os alunos identifiquem um problema de concordância “um prima” e coerência textual, pois ela começa a falar sobre as florestas do Brasil e logo após conclui, falando sobre os animais em extinção.” Se os alunos não identificarem esse problema, pergunte aos alunos sobre o que a primeira frase fala, depois pergunte sobre o que a segunda frase fala. Após questione-os se as duas frases, uma depois da outra, tem conexão, e se o trecho teve sentido com as duas frases juntas.)
  • “Oi meu nome é Claudinho eu gosto muinto dessa revista e quero saber sobre a baleia azul. vocês pode publicar sobre esse animal” (Espera-se que os alunos identifiquem um problema de coesão textual, a falta de pontuação. Também poderá ser percebido alguns enganos ortográficos. (Se os alunos não perceberem esses enganos, pergunte se a palavra muito se escreve daquela forma, por exemplo.) É importante sinalizar para os alunos os erros de concordância, por exemplo, “vocês pode”.

Materiais complementares:

Aula 04 - LPO3_06SQA04 - Carta de leitor: Conhecendo a estrutura do gênero - acesse aqui

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva a tabela no quadro.
  • Peça para que os alunos copiem a tabela no caderno.
  • Pergunte aos alunos o que pudemos perceber nos trechos analisados na introdução dessa aula e peça para que eles analisem seus textos.
  • Ortografia: Quais palavras conseguimos identificar que necessitam ser revisadas? Use o dicionário para revisá-las. (Espera-se que os alunos analisem e corrijam a escrita das palavras. Se for possível, disponibilize à turma dicionários, para que eles possam consultar sempre que for necessário.)
  • Coesão: Há repetições de palavras, expressões ou informações no texto? A pontuação está fazendo a conexão correta nas frases? (Espera-se que os alunos analisem, em seus textos, as conexões, através de palavras ou pontos e/ou a repetição de palavras)
  • Coerência: Há palavras e/ou frases que não estão conectadas entre si, tornando o texto sem sentido? (Espera-se que os alunos respondam que deverão perceber, na revisão dos textos, se há conexão de uma informação e outra no texto.)
  • Estrutura do gênero: Quais são as características do gênero Carta de Leitor? Essas características estão presentes no texto? (Espera-se que os alunos identifiquem que a carta do leitor tem a seguinte estrutura:
  • Local e data.
  • Vocativo, ou seja, destinatário.
  • Corpo da carta, com as impressões do autor sobre o texto lido, ou vídeo, agradecimentos, críticas e /ou elogios e sugestões.
  • Despedida.
  • Assinatura.

Os alunos deverão analisar seus textos e verificar se há todos os elementos do gênero ou se falta algo, que caracteriza uma carta de leitor

Materiais complementares: Acesse a tabela para impressão aqui.

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Orientações:

  • Projete o slide e leia apenas o enunciado.
  • Escreva em papéis as palavras: revisão, edição e diagramação. Sorteie um papelzinho para cada grupo.
  • Cada equipe formada irá ter uma função, de acordo com o papel sorteado. Se a equipe sorteou edição, trabalhará na edição de alguns textos, se sorteou revisão, trabalhará com a revisão e se tirou a diagramação, trabalhará com a arte.
  • Antes de iniciar as revisões dos textos, questione os alunos sobre o que eles pensam que seja edição, revisão e diagramação. Questione sobre quais funções eles imaginam que irão executar nas equipes. Pergunte se eles acham que, quando editamos um texto, mexemos em sua estrutura. (É esperado que os alunos respondam que quando editamos um texto podemos mexer em sua estrutura. Se eles não souberem responder, pergunte quem tem conta em alguma rede social, depois pergunte: quando postamos alguma coisa e percebemos que poderíamos acrescentar algo ou retirar, ou consertar alguma palavra errada, nós podemos editar o texto? Então podemos afirmar que quando editamos um texto mexemos em sua estrutura, certo?) Acrescente as informações disponibilizadas na tabela, explicando que quando editamos um texto podemos melhorá-lo sempre, eliminando frases, acrescentando frases ou parágrafos, substituindo palavras.
  • Pergunte sobre a revisão: e quando revisamos algo, mexemos em sua estrutura ou apenas corrigimos o que já foi editado? (Espera-se que os alunos respondam que quando revisamos, corrigimos o que está errado.) Peça para que os alunos leiam junto de você a linha da tabela sobre revisão. Se houver necessidade, retome as explicações sobre o que é concordância (verbal e nominal).
  • Pergunte aos alunos qual a forma mais atraente para um texto ser publicado, exposto ou enviado a alguém: com imagens, sem imagens, com uma boa caligrafia, ou com uma escrita ilegível? (Espera-se que os alunos respondam que um texto atraente é um texto “caprichado”, com boa caligrafia, com imagens, se possível). Leia com os alunos a linha da tabela sobre diagramação.
  • Distribua para cada um ou dois textos para cada grupo e peça para que eles executem suas funções, conforme sorteado. O grupo da edição deve aprimorar o texto, o grupo da revisão deve corrigir o texto e o grupo da diagramação deve ilustrar o texto.
  • Após os grupos cumprirem suas funções, distribua mais um ou dois textos, sorteie os papéis novamente, de forma que cada equipe sorteie uma função diferente da já exercida e novamente execute a função, de acordo com a tabela projetada.
  • Por fim, distribua mais um ou dois textos, sorteie os papéis novamente, de forma que cada equipe sorteie uma função diferente da já exercida e novamente execute a função, de acordo com a tabela projetada.

Materiais complementares: Acesse a tabela para impressão aqui.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Peça para que alguns alunos leiam suas cartas, após serem editadas, revisadas e formatadas.
  • Peça que contem a experiência de ter um texto de sua autoria, com a contribuição de tantos colegas e, ao mesmo tempo, ter tido a oportunidade de contribuir para o melhoramento do texto de outros colegas.
  • Visite algumas turmas e peça para que os alunos convidem outros alunos a contribuírem com o mural interativo da escola.

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