15597
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre produção de verbetes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Márcia Regina Pereira
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Produção de verbetes

Finalidade da aula: Planejar a produção escrita de texto do gênero verbete.

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Verbete (resumo)

Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto / Escrita autônoma

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EF15LP15, EF04LP22

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no  campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: textos impressos para leitura, papel sulfite, grampeador, canetas, régua.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Para compor os verbetes, os alunos deverão se reunir em grupos de quatro integrantes que devem atuar, ao mesmo tempo, como selecionadores de conteúdos relevantes, redatores, revisores e editores. Fato que pode dificultar a interação entre eles que precisam estar focados no objetivo da aula que é planejar a escrita de verbetes que serão publicados em um livro de divulgação científica para crianças. Além disso, há a questão da vivência do planejamento antes da produção escrita, prática com a qual os alunos podem não estar tão habituados.

Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.


Código: LPO4_04SQA13

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas