Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula a partir do que escreveram na aula anterior (plano LPO4_03SQA14), os alunos irão revisar a continuação da cena que assistiram.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em analisar e identificar elementos que poderiam ser aprimorados em suas produções e nas produções dos colegas. Por isso, no início da atividade, você deve retomar as características do gênero com o esquema que realizaram antes da escrita. Dessa forma, os alunos, terão a ideia do que necessitarão observar na sua escrita e na dos colegas na hora de avaliar. A maior dificuldade que podem encontrar é fugir da estrutura do gênero devido a pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia. Explique para os alunos que essa é a terceira e última aula do módulo de produção textual, que envolve a edição e revisão dos textos. Para realizar essa aula é importante ter passado pelas duas anteriores: de planejamento e de escrita do texto seguindo as características do gênero dramático.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Essa atividade será introduzida a partir da retomada do texto que os alunos escreveram na aula anterior.
- Peça que os alunos se reúnam em seus grupos e que façam uma leitura do texto que escreveram para verificar se o texto apresenta coerência com o início da peça.
- Pergunte: O texto que escreveram dá uma boa continuidade à cena?
Comentários:
É importante que cada grupo faça uma leitura do que foi escrito na aula anterior, pois após algum tempo, pode ser que eles encontrem pontos que podem ser modificados para uma escrita melhor. Se achar necessário, passe o vídeo com o início da cena novamente.
Material complementar:
Vídeo: MACHADO, MAria Clara. Pluft, o fantasminha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ta3yYzeY5a4. Acessado em 2 de dezembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as orientações para a escrita.
- Os grupos devem trocar os textos escritos. Cada grupo, além do texto dos colegas receberá uma tabela de avaliação com os critérios a serem considerados.
- Após 20 minutos peça que os grupos devolvam os textos para os colegas com as observações feitas.
- Cada grupo deve ler as observações dos colegas e modificar seu texto de acordo com as orientações dadas pelo outro grupo.
Material complementar:
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as orientações para a escrita.
- Os grupos devem trocar os textos escritos. Cada grupo, além do texto dos colegas, receberá uma tabela de avaliação com pontos a serem considerados.
- Após 20 minutos peça que os grupos devolvam os textos para os colegas com as observações feitas.
- Cada grupo deve ler as observações dos colegas e modificar seu texto de acordo com as orientações dadas pelo outro grupo..
Material complementar:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, projete ou escreva as orientações para o fechamento.
- Peça que os grupos façam uma autoavaliação da sua produção, após as modificações sugeridas pelos colegas. Caso estejam seguindo a sequência das 15 aulas, aproveite o momento para perguntar aos alunos o que acharam de todo o percurso, lembrando que fizeram leituras, análises, atividades envolvendo a oralidade e por fim a produção de texto no gênero dramático.
- Caso haja mais tempo que 50 minutos para essa aula, sugerimos ainda que os alunos façam uma leitura dialogada dos textos para todo o grupo.
- Sugerimos ainda, para o melhor fechamento dessa sequência de aulas, que os grupos tenham mais aulas para que seja possível: retomar os textos, fazer uma terceira versão digitada no computador, ensaiar e combinar uma apresentação das cenas para outras turmas.
- Nesse caso, elaborem um convite ou cartaz para convidar as outras turmas para assistirem às suas cenas, reforçando que a principal função do texto dramático é ser encenado.
Comentários:
Para finalizar essa sequência de aulas, é importante que os alunos tenham percebido além da estrutura do texto dramático, a função do mesmo. Sua estrutura composta por diálogos, marcadores, descrição de personagens e de cenários obedecem à sua função que é ser encenado. A representação das cenas que criaram, portanto, é essencial para que coloquem em prática o que aprenderam.