15592
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar!

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre revisão de carta de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Alexandre Carvalho
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar!

Finalidade da aula: Revisar editar e formatar a carta de reclamação, aprimorando a produção textual

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Carta pessoal e de reclamação

Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos

Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06/EF15LP07

Sobre esta aula:  Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, carta produzida pelas duplas na aula anterior,  checklist produzido na aula anterior.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema.  Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que pode ser encontrada na revisão dos textos é que a atenção dos alunos esteja voltada para corrigir os erros de ortografia e sem se preocuparem com a articulação das ideias e desenvolvimento dos argumentos ao longo do texto. Esses aspectos se referem à coesão e à coerência textual, de acordo com as características do gênero “carta de reclamação”. Outra dificuldade pode estar na organização do trabalho em dupla, levando os alunos a encontrar barreiras no momento de definir o papel de cada um e organização das tarefas que cada membro precisa desempenhar. Oriente o uso de recursos coesivos que possam ajudar a evitar repetições de termos por meio de substituições lexicais, pronominais, elipses, etc.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 14 de dezembro de 2018.


Código: LPO4_01SQA15

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas