15589
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Apreciação de textos orais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Apreciação de textos orais.

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários:

  • Computador e aparelho de som.
  • O professor deverá providenciar caso tenha Data Show.
  • Atividade para impressão - Textos - LPO3_04SQA10 aqui
  • Cartolina e caneta hidrográfica.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades que podem apresentar decorrem do fato de os alunos estarem habituados a uma leitura sem intencionalidade, ou seja, que não demonstra emoções, pode ser um empecilho no momento da apresentação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo - RS: UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, M.A. F.; MENDONÇA, R.H. (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. pp. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba - PR : Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula ou escreva no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organizar as cadeiras em um grande círculo.
  • Diga que será apresentado um vídeo para as crianças. Acesse ao vídeo na plataforma digital, clique aqui

Poesia com Rapadura - SAUDADE, poema de Bráulio Bessa, 01/06/2018. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N4icwbpP_Bg>. Acesso em: 30 out. 2018.

  • Depois da apresentação do vídeo, pergunte para os alunos:
  • Vocês acharam que o poema chamou a atenção? Por que? Espera-se que os alunos respondam que sim. Diga que os motivos que prenderam a atenção foi o texto que fala de sentimentos que pertencem a todos, e o modo como a pessoa falou o texto, fez com que o poema prendesse a atenção do ouvinte.
  • Vocês perceberam a entonação empregada no poema? O que vocês perceberam na entonação? Espera-se que os alunos digam que sim, e falem que perceberam o modo como a pessoa utiliza o tom da voz para dar vida ao texto, modificando-a para dar a mensagem adequada.
  • Vocês notaram o ritmo utilizado? Como o autor utiliza o ritmo para declamar o poema? Espera-se que o alunos digam que notaram o ritmo. Fale que autor utiliza o ritmo para dar sonoridade ao poema.
  • Vocês observaram o cenário? O que acharam da utilização desse recurso? Espera-se que os alunos digam que perceberam que o cenário modifica com imagens que falam sobre poema, isso dá a sensação de que é o momento de ouvir a declamação de poemas.
  • O que acharam do fundo musical? Será que ajudou a pessoa que estava declamando? Espera-se que os alunos digam que o fundo musical sensibiliza as pessoas que estão ouvindo a declamação e que esse recurso deu mais vida ao texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente as crianças permanecerem na mesma posição.
  • Faça o seguinte questionamento:
  • O que vocês acham se dermos vida para o poema?
  • Apresente o poema “Trem de ferro” Manuel Bandeira. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui.

RAMOS, Maria. Manuel Bandeira - Trem de Ferro. 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Try8ggt9ipY>. Acesso em: 18 dez. 2018.

  • Pergunte para as crianças:
  • O que achou do poema?
  • O que percebeu na declamação?
  • Qual o suporte utilizado?
  • Ofereça para cada criança uma tabela (disponível aqui), para que analise todos os poemas e assinale com X se os seguintes elementos estão presentes nas obras:
  • entonação na voz
  • ritmo
  • emoção
  • expressão
  • pausa
  • cenário
  • Após o término da atividade, pergunte para os alunos as respostas para cada item.
  • Diga que agora elas vão ouvir a declamação d o poema “ Ocorrência” de Ferreira Gullar.
  • Peça para eles prestarem bastante atenção nos detalhes.
  • Apresente o poema. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui

Ocorrência - Ferreira Gullar. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L1dZ6Arybik>. Acesso em: 18 dez. 2018.

  • Quando terminar, pergunte:
  • O que achou do poema?
  • O que percebeu na declamação?
  • Qual o suporte utilizado?
  • Peça para registar na tabela os seguintes elementos:
  • entonação na voz
  • ritmo
  • emoção
  • expressão
  • pausa
  • cenário
  • Após a resposta das crianças, pergunte para elas as respostas para cada item.
  • Fale para eles que será apresentado um último poema.
  • Diga que será apresentado o poema ”Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui

Quintal da cultura - Ou isto ou aquilo, 10/05/12. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ghBjmQThf0k>. Acesso em: 18 dez. 2018.

  • Quando ele terminar o vídeo pergunte:
  • O que achou do poema?
  • O que percebeu na declamação?
  • Qual o suporte utilizado?
  • Peça para registar na tabela os seguintes elementos:
  • entonação na voz
  • ritmo
  • emoção
  • expressão
  • pausa
  • cenário
  • Após a resposta das crianças. Pergunte para elas as respostas para cada item.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos: O que é necessário para garantir uma boa declamação? Espera-se que os alunos respondam que apenas ler ou falar em voz alta o texto não é suficiente para captar a atenção do público ouvinte/espectador. Espera-se que apontem que são necessários diversos recursos para garantir uma boa declamação.
  • Reflita com os alunos a importância dos seguintes elementos:
  • entonação na voz
  • ritmo
  • emoção
  • expressão
  • pausa que ajuda a compor o cenário oral.
  • uso de figurino para declamar o poema.
  • Anote na tabela as opiniões emitidas pelos alunos
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários:

  • Computador e aparelho de som.
  • O professor deverá providenciar caso tenha Data Show.
  • Atividade para impressão - Textos - LPO3_04SQA10 aqui
  • Cartolina e caneta hidrográfica.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades que podem apresentar decorrem do fato de os alunos estarem habituados a uma leitura sem intencionalidade, ou seja, que não demonstra emoções, pode ser um empecilho no momento da apresentação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo - RS: UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, M.A. F.; MENDONÇA, R.H. (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. pp. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba - PR : Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula ou escreva no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organizar as cadeiras em um grande círculo.
  • Diga que será apresentado um vídeo para as crianças. Acesse ao vídeo na plataforma digital, clique aqui

Poesia com Rapadura - SAUDADE, poema de Bráulio Bessa, 01/06/2018. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N4icwbpP_Bg>. Acesso em: 30 out. 2018.

  • Depois da apresentação do vídeo, pergunte para os alunos:
  • Vocês acharam que o poema chamou a atenção? Por que? Espera-se que os alunos respondam que sim. Diga que os motivos que prenderam a atenção foi o texto que fala de sentimentos que pertencem a todos, e o modo como a pessoa falou o texto, fez com que o poema prendesse a atenção do ouvinte.
  • Vocês perceberam a entonação empregada no poema? O que vocês perceberam na entonação? Espera-se que os alunos digam que sim, e falem que perceberam o modo como a pessoa utiliza o tom da voz para dar vida ao texto, modificando-a para dar a mensagem adequada.
  • Vocês notaram o ritmo utilizado? Como o autor utiliza o ritmo para declamar o poema? Espera-se que o alunos digam que notaram o ritmo. Fale que autor utiliza o ritmo para dar sonoridade ao poema.
  • Vocês observaram o cenário? O que acharam da utilização desse recurso? Espera-se que os alunos digam que perceberam que o cenário modifica com imagens que falam sobre poema, isso dá a sensação de que é o momento de ouvir a declamação de poemas.
  • O que acharam do fundo musical? Será que ajudou a pessoa que estava declamando? Espera-se que os alunos digam que o fundo musical sensibiliza as pessoas que estão ouvindo a declamação e que esse recurso deu mais vida ao texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente as crianças permanecerem na mesma posição.
  • Faça o seguinte questionamento:
  • O que vocês acham se dermos vida para o poema?
  • Apresente o poema “Trem de ferro” Manuel Bandeira. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui.

RAMOS, Maria. Manuel Bandeira - Trem de Ferro. 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Try8ggt9ipY>. Acesso em: 18 dez. 2018.

  • Pergunte para as crianças:
  • O que achou do poema?
  • O que percebeu na declamação?
  • Qual o suporte utilizado?
  • Ofereça para cada criança uma tabela (disponível aqui), para que analise todos os poemas e assinale com X se os seguintes elementos estão presentes nas obras:
  • entonação na voz
  • ritmo
  • emoção
  • expressão
  • pausa
  • cenário
  • Após o término da atividade, pergunte para os alunos as respostas para cada item.
  • Diga que agora elas vão ouvir a declamação d o poema “ Ocorrência” de Ferreira Gullar.
  • Peça para eles prestarem bastante atenção nos detalhes.
  • Apresente o poema. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui

Ocorrência - Ferreira Gullar. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L1dZ6Arybik>. Acesso em: 18 dez. 2018.

  • Quando terminar, pergunte:
  • O que achou do poema?
  • O que percebeu na declamação?
  • Qual o suporte utilizado?
  • Peça para registar na tabela os seguintes elementos:
  • entonação na voz
  • ritmo
  • emoção
  • expressão
  • pausa
  • cenário
  • Após a resposta das crianças, pergunte para elas as respostas para cada item.
  • Fale para eles que será apresentado um último poema.
  • Diga que será apresentado o poema ”Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui

Quintal da cultura - Ou isto ou aquilo, 10/05/12. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ghBjmQThf0k>. Acesso em: 18 dez. 2018.

  • Quando ele terminar o vídeo pergunte:
  • O que achou do poema?
  • O que percebeu na declamação?
  • Qual o suporte utilizado?
  • Peça para registar na tabela os seguintes elementos:
  • entonação na voz
  • ritmo
  • emoção
  • expressão
  • pausa
  • cenário
  • Após a resposta das crianças. Pergunte para elas as respostas para cada item.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos: O que é necessário para garantir uma boa declamação? Espera-se que os alunos respondam que apenas ler ou falar em voz alta o texto não é suficiente para captar a atenção do público ouvinte/espectador. Espera-se que apontem que são necessários diversos recursos para garantir uma boa declamação.
  • Reflita com os alunos a importância dos seguintes elementos:
  • entonação na voz
  • ritmo
  • emoção
  • expressão
  • pausa que ajuda a compor o cenário oral.
  • uso de figurino para declamar o poema.
  • Anote na tabela as opiniões emitidas pelos alunos
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano