15587
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Interpretação do poema concreto e visual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Interpretação do poema concreto e visual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe uma leitura bem expressiva do poema, feita por você, pelo WhatsApp, através de um áudio. Peça que ouçam o áudio várias vezes. Em seguida, encaminhe uma foto do poema pelo WhatsApp, ou o link para o documento com o texto. Depois, encaminhe áudios com as orientações propostas no plano e as perguntas para que respondam do mesmo modo.

Desenvolvimento
Compartilhe o próximo texto pelo WhatsApp ou em um documento do Google com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano. Em seguida, compartilhe a imagem e o texto em tiras pelo documento do Google e desafie os alunos a fazerem uma ilustração relacionada ao tema utilizando as frases (em tiras) do poema. Compartilhe as orientações em áudio pelo WhatsApp. Peça que eles tirem foto da resposta para ser compartilhada pelo WhatsApp. Você pode criar um mural no Padlet para postar todas as fotos e pedir que eles comentem as respostas. Depois, pelo mural, em um documento do Google ou por foto via WhatsApp, compartilhe como o autor construiu o poema e faça as perguntas propostas (pelo WhatsApp ou mural) para a reflexão proposta no plano.

Fechamento
Para finalizar, pelo WhatsApp ou no mural, oriente os alunos a compararem os dois poemas a partir das perguntas que você compartilhou (pelo mesmo canal). Peça que registrem suas conclusões no mural ou em um documento do Google para ser compartilhado com você, para que possa acompanhar a compreensão deles. Se necessário, acrescente comentários ao documento para ajudar os que tiveram dificuldades na conclusão da atividade.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas e ouvindo a leitura da criança.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_04SQA08

(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas