Atividade para impressão - Característica dos animais
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando uma fábula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: A sala deve estar com as carteiras organizadas em duplas, com as mesas posicionadas de modo que todos vejam o quadro.
- O professor pode montar um cartaz com uma lista de provérbios que poderão ser usados como moral das fábulas a serem criadas.
- O professor pode levar um livro de fábula para cada dupla poder folhear durante o trabalho.
- Sugira que leiam algumas fábulas antes dessa aula, a fim de relembrar o conteúdo composicional e o estilo, já trabalhados nos planos 7, 8 e 9 no módulo de análise linguística.
Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em criar uma situação concreta a partir do provérbio. Para isso, é interessante que o professor explore o sentido de cada um de acordo com seus usos na vida cotidiana. Essa contextualização ajudará na montagem do enredo.
Referências sobre o assunto:
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Oriente seus alunos de que a finalidade deste plano é planejar a escrita de uma fábula em duplas para a confecção de um livro para a biblioteca da escola.
- Questione:
- Que faixa etária se interessaria pela leitura do nosso livro? Alunos mais novos ou mais velhos? (Acreditamos que alunos do fundamental I se interessariam em conhecer o livro).
- Como seria a divulgação do livro? (Uma sugestão é que cada dupla faça um convite para uma sala diferente da escola, a fim de que compareçam ao Sarau ou que compareçam à biblioteca da escola no dia marcado para a entrega do livro. Outra possibilidade é que façam cartazes e coloquem em pontos estratégicos da escola. Nesse caso, é importante salientar sobre o uso da linguagem, as imagens, público alvo, delimitação do objetivo: Sarau e entrega do livro ou apenas a entrega?).
- Pode ser feito em sala ou no computador, dependendo da disponibilidade da escola.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Peça que observem as imagens
- Questione seus alunos:
- As características atribuídas aos animais nas fábulas condiz com a realidade? (Esperamos que digam que não, que a eles são atribuídas características humanas, para representar algo que possa ser vivenciado pelos homens)
- E por que escolhem animais como personagens? (Esperamos que possam recuperar a época de Esopo, na qual esse tipo de atribuição evitava o confronto direto com alguém que pudesse sentir-se ofendido com a história; em segundo lugar, porque há nos costumes dos povos o hábito de comparar características dos animais com a dos humanos: “vaidoso como um pavão”, “esperto como uma raposa” etc.)
- Projete o slide 4 para que relacionem o animal às características que cada um costuma representar nas fábulas.
Introdução
Orientações:
- Questione:
- Para a moral “O mais belo despreza o feio”, que animais poderiam ser representados na história? (Esperamos que digam o pavão e o corvo, respectivamente)
- E para a moral “O esperto geralmente vence o ingênuo”? (Esperamos que digam a raposa e a ovelha, respectivamente)
- E a que conclusão podemos chegar a respeito da caracterização das personagens durante a narrativa? (Esperamos que percebam que na fábula não há a necessidade de muita descrição, pois as características já estão no imaginário das pessoas. As descrições só aparecem quando é importante para o leitor/ ouvinte compreender melhor a situação vivida pela personagem, por exemplo, o leão que vive na caverna está velho, fraco e doente, por isso não consegue mais sair para caçar. Entretanto uma boa escolha das personagens será crucial para a construção da fábula).
Materiais complementares:
Para acessar o quadro “Que características cada um desses animais tem?” , clique aqui
Para acessar o gabarito do quadro “Que características cada um desses animais tem?”, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique que agora farão em dupla o roteiro da fábula do livro a ser doado para a biblioteca. Dirija oralmente e os alunos a montarem em dupla a ficha de roteiro (disponível em materiais complementares).
- Entregue uma folha de roteiro II a cada dupla.
- Explique que poderão usar as sugestões do slide: escrever sobre a amizade ou então escolher uma das sugestões do slide 6.
- Questione durante o trabalho das duplas:
- Que personagens podem ser usadas para desenvolver e representar melhor o problema contado na fábula? (É importante que os alunos percebam que precisam ligar as características dos animais aos fatos: como a tartaruga com a sabedoria, com a paciência por exemplo).
- Quais serão os acontecimentos possíveis para desenvolver o problema? (É importante que percebam que a fábula é uma narrativa curta, objetiva, o fato precisa ter ligação direta, caracterizar diretamente o problema);
- Que acontecimentos podem ser a consequência das ações? (É importante que façam a relação causa/consequência, para que o texto tenha verossimilhança).
- Qual a reação das personagens diante do problema e de sua consequência?
- Rascunhe uma frase que resuma a intenção ao criar a fábula. (A frase está diretamente ligada ao problema que se quer resolver/ discutir?)
Materiais complementares:
Para imprimir o roteiro I da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao slide 5)
Para imprimir o roteiro II da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao que vão escrever no roteiro).
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique que agora farão em dupla o roteiro da fábula do livro a ser doado para a biblioteca. Dirija oralmente e os alunos a montarem em dupla a ficha de roteiro (disponível em materiais complementares).
- Entregue uma folha de roteiro II a cada dupla.
- Explique que poderão usar as sugestões do slide: escrever sobre a amizade ou então escolher uma das sugestões do slide 6.
- Questione durante o trabalho das duplas:
- Que personagens podem ser usadas para desenvolver e representar melhor o problema contado na fábula? (É importante que os alunos percebam que precisam ligar as características dos animais aos fatos: como a tartaruga com a sabedoria, com a paciência por exemplo).
- Quais serão os acontecimentos possíveis para desenvolver o problema? (É importante que percebam que a fábula é uma narrativa curta, objetiva, o fato precisa ter ligação direta, caracterizar diretamente o problema);
- Que acontecimentos podem ser a consequência das ações? (É importante que façam a relação causa/consequência, para que o texto tenha verossimilhança).
- Qual a reação das personagens diante do problema e de sua consequência?
- Rascunhe uma frase que resuma a intenção ao criar a fábula. (A frase está diretamente ligada ao problema que se quer resolver/ discutir?)
Materiais complementares:
Para imprimir o roteiro I da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao slide 5)
Para imprimir o roteiro II da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao que vão escrever no roteiro).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha que uma dupla apresente seu roteiro para apreciação dos colegas.
- Proponha que os colegas façam comentários a fim de sanar dúvidas, conferir verossimilhança e/ou sugerir novas ideias para o texto.
- Dar mais 5 minutos para que cada dupla releia e acrescente/ modifique alguma etapa de seu roteiro.
- Se houver tempo, compartilhar com o grupo as mudanças.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Fábula "O vento e o sol", disponível aqui;
Quadro disponível aqui;
Roteiro disponível aqui;
Roteiro (para preencher) disponível aqui;
Tabela: critérios para avaliação, disponível aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe as imagens de animais e o quadro para retomar as informações do gênero trabalhadas nas aulas anteriores. Você poderá usar um formulário para que eles façam a correspondência entre o animal e sua característica. Selecione também alguns provérbios para que identifiquem os animais mais apropriados. Outra opção é criar e compartilhar um documento no Google com cada aluno. Você ainda pode fazer uma dinâmica em áudio pelo WhatsApp: você menciona um animal (ou envia a imagem dele) e eles respondem com uma característica que acharem ser correspondente àquele animal.
Desenvolvimento
Apresente o desafio aos alunos: planejar e escrever uma fábula para compor um livro que será doado à biblioteca. Compartilhe o roteiro através de um documento no Google e encaminhe orientações em áudio pelo WhatsApp. Outra opção é gravar um tutorial pelo Loom com as orientações para o preenchimento do roteiro ou fazer uma videochamada pelo Meet ou pelo Zoom e fazer o preenchimento coletivamente. Se considerar possível, forme duplas para que conversem pelo WhatsApp para realizar o planejamento e a escrita do roteiro.
Oriente os alunos a encaminharem o roteiro para que você possa dar devolutivas e orientações mais específicas, de acordo com as necessidades deles. Essas orientações podem ser encaminhadas pelo WhatsApp ou como comentários no próprio documento.
Compartilhe pelo e-mail ou envio o link pelo WhatsApp do documento para a escrita definitiva.
Fechamento
Em seguida, crie um documento ou um formulário no Google com os itens da tabela de critérios para avaliação. Compartilhe os textos com os alunos (retire o nome dos autores para esta atividade) e peça que preencham o formulário a partir do texto que receberam para avaliação. Encaminhe a devolutiva para os autores e dê a oportunidade de alterarem o que acharem necessário.
Pelo WhatsApp, peça aos alunos sugestões para capa, formatação das páginas e contracapa, seguindo as orientações do plano para a confecção do livro.
Encaminhe uma versão online com todas as fábulas na mesma pasta compartilhada no Google Drive ou pelo Google Sites; nele, os alunos poderão inserir imagens e compartilhar os conteúdos com outras pessoas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do livro de fábulas ouvindo a leitura do roteiro e do texto final. Eles poderão assistir a filmes sobre o tema ou ler livros juntos, para ajudar na produção escrita das crianças. Se for usado o Google Sites, os familiares poderão acessá-lo para fazerem a leitura das fábulas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejando uma fábula
Finalidade da aula: Refletir sobre os elementos constitutivos da fábula e planejar a produção do texto.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábulas e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)/ Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05 /EF35LP25
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.