Atividade para impressão - Tabela de Revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: revisão e edição do texto produzido
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno e folhas avulsas.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:
TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)
FORMA: datação, vocativo e despedida.
LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.
TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;
INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.
INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em compreender o roteiro para a revisão, correção e avaliação das produções escritas. É esperado, também, apresentar dificuldades na leitura crítica do texto do colega para que o aperfeiçoamento do texto aconteça, necessitando, para tanto, apoio do professor.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia?. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresentar-lhes a finalidade da aula: reler, revisar e editar a primeira versão do texto produzido em aulas anteriores e fazer a reescrita do texto de modo que a versão final apresente as principais características do gênero diário, levando em conta a temática,a estrutura composicional e estilo e também para que ocorra um aperfeiçoamento na escrita do texto.
- Indague-lhes se acham importante revisar o texto. É esperado que saibam que o texto nunca está pronto em suas primeiras versões, necessitando de revisão, ou seja, verificar se não há necessidade de ajustes às normas gráficas padrão: ortografia, acentuação, emprego da letra maiúsculas, pontuação; ajustes na estrutura composicional, coesão textual e formatação, garantindo um texto atraente aos leitores.
- Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.
Material Complementar:
LPO3_02SQA13: link
LPO3_02SQA14: link
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
- Organize grupo de quatro estudantes (duas duplas escritoras).
- Apresente-lhes elementos relacionados à diagramação e a formatação específicos do gênero, como uma possibilidade de pauta de revisão. Discuta cada um dos itens com a turma, para que os estudantes relembrem o que foi estudado sobre o gênero Diário. Leia cada item em voz alta, comente e dê exemplos do que seria adequado ou não. Converse com os alunos que um texto nunca está pronto em sua primeira versão e que sempre há a possibilidade de aperfeiçoá-lo.
Introdução
Orientações:
- Projete este slide apresentando-o como a tabela que irá organizar a revisão do texto produzido. Ela tem sua continuação no próximo slide.
- Entregue uma cópia para cada dupla como norteador da revisão (disponível para a impressão nos materiais complementares). Discuta cada um dos itens com a turma e converse sobre as colunas o “sim” e o “não” que indicarão os aprimoramentos a serem realizados.
- Diga-lhes que um outro leitor pode ajudar muito no aperfeiçoamento textual, fazendo uma leitura avaliativa com a intenção de auxiliar a deixar o texto melhor.
- Indague-lhes o que acham sobre essa possibilidade. É fundamental que os critérios para a revisão sejam trabalhados para viabilizar as leituras avaliativas.
Material Complementar:
Tabela de Revisão: aqui
Introdução
Orientações:
- Projete este slide apresentando-o como a tabela que irá organizar a revisão do texto produzido.
- Entregue uma cópia para cada dupla como norteador da revisão (disponível para a impressão nos materiais complementares). Discuta cada um dos itens com a turma e converse sobre as colunas o “sim” e o “não” que indicarão os aprimoramentos a serem realizados.
- Diga-lhes que um outro leitor pode ajudar muito no aperfeiçoamento textual, fazendo uma leitura avaliativa com a intenção de auxiliar a deixar o texto melhor.
- Indague-lhes o que acham sobre essa possibilidade. É fundamental que os critérios para a revisão sejam trabalhados para viabilizar as leituras avaliativas.
Material Complementar:
Tabela de Revisão: aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize grupo de quatro estudantes (duas duplas escritoras) para que os alunos troquem os textos tendo a tabela e o decalque para fazerem as marcações e comentários do que deve ser revisto pelos colegas e vice-versa. Diga-lhes que poderão usar lápis de cores diferentes para marcar as mudanças
- Dê-lhes dicas de como proceder: ler uma vez o texto somente para conhecê-lo, utilizar a tabela da revisão (revisão segundo as normas gráficas e edição, texto correto, reformulando frases, fazendo cortes…) o decalque para verificar a formatação e diagramação do texto.
- Circule entre as duas duplas e observe se estão com dúvidas em relação a algum item proposto na tabela.
- Converse com a turma, para garantir uma atitude de compromisso e respeito mútuo. A conversa livre é a primeira ação entre os pares. O respeito mútuo é a segunda para que, juntos, possam examinar o texto um dos outros. O professor será a terceira e última pessoa a agregar os apontamentos revisionais.
- Diga-lhes que para a próxima aula, cada dupla com seu texto, já corrigido e avaliado e com todos os apontamentos e indicações dos colegas e do professor para correção, elaborará a reescrita, aprimorando-a com elementos visuais, ilustrações.
- Garanta que seja feita em sala de aula a reescrita do texto, pois é um momento de avaliação.
- Ressalte aos estudantes que reescrever não é passar o texto a limpo, não é apenas cuidar da letra e/ou da organização do texto no papel ou cuidar da parte de normas gráficas. É muito mais que isso, ou seja, e rever as escolhas feitas, é escrever novamente com outras palavras, é acrescentar informações, é substituir, inverter termos...é reescrever, novamente, para que surja um texto que expresse bem aquilo que o autor-narrador-personagem pretendia dizer.
- Releia as produções finais dos alunos.
- Defina equipes de trabalho para as próximas etapas, para a digitação das páginas de diário, conforme as facilidades apresentadas pela turma. Digitar em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”. Outra equipe para ilustrar a capa e a contracapa onde irão reunir todas as páginas, procurando decidir como vão ilustrá-las, desenhando ou utilizando desenhos ou fotografias, escolhendo o estilo preferido pela equipe e de acordo com as sugestões de aprimoramento da tabela de revisão.
- É bom lembrar que:
- a tarefa do revisor é garantir que o texto esteja adequado às normas gráficas (ortografia, acentuação, emprego de maiúsculas e minúsculas, concordâncias…), garantindo um texto correto.
- a tarefa do editor é ajustar o texto ao seu público, aprimorar a estrutura do texto, aprimorando as frases, eliminando, acrescentando, substituindo termos, garantindo um texto bem escrito.
- a tarefa do diagramador é adaptar textos e imagens a uma determinada programação visual: suporte, tipos de letra, alinhamento, arte, garantindo um texto atraente aos leitores.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Garanta, nos minutos finais, que os alunos possam opinar, entre si, sobre as sugestões de aprimoramento.
- Resgate a aula 1 dessa Modalidade Organizativa LP03_02SQA 01, conforme link abaixo e incentive-os cada vez mais a construir seu próprio Diário pessoal.
“A elaboração de um diário pessoal pode configurar uma interessante proposta de produção textual permanente no cotidiano de jovens escritores. É um gênero privilegiado para que o aluno perceba a produção textual como uma forma interessante de organizar e reconfigurar, por meio da produção escrita ou do registro em áudio/áudio vídeo, suas próprias experiências.” (LERNER, 2002).
Material Complementar:
Aula LPO3_02SQA01: link
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Texto: Rapunzel, disponível aqui;
Tabela de revisão, disponível aqui.
Introdução
Compartilhe as tabelas de revisão em um documento do Google. Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a retornarem ao texto produzido por eles na aula anterior, ou, se estiver usando apenas esta aula, peça que escrevam uma página do diário de Rapunzel. Para isso, compartilhe o texto da história para repertoriá-los. Converse com eles pelo WhatsApp seguindo as orientações do plano.
Desenvolvimento
Peça aos alunos, pelo WhatsApp, que disponibilizem o texto criado por eles em um documento do Google para ser compartilhado entre eles, como proposto nas orientações do plano. Oriente-os a colocarem as sugestões através do recurso “Adicionar comentários”, disponível nessa ferramenta.
Fechamento
Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a mandarem áudios ou escreverem suas impressões sobre as sugestões dos colegas e quais alterações foram feitas a partir dessas opiniões.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do Diário de Rapunzel. Eles poderão assistir ao filme ou ler o livro juntos, para conhecer melhor a história e identificar as emoções da personagem.