15584
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Diário: produção textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: produção textual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

Material para a atividade:
Texto: Rapunzel, disponível aqui.

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto da história de Rapunzel com os alunos, via documento do Google, por e-mail, ou em um mural no Padlet, onde você pode gravar um áudio com a leitura do texto para eles ouvirem ou disponibilizar o texto para que leiam. O áudio poderá ser enviado pelo WhatsApp também. Faça algumas perguntas sugeridas no plano, sobre a história. É importante que eles se apropriem da narrativa. Em seguida, encaminhe o quadro para retomar a estrutura e os elementos essenciais do gênero. Você pode criar um formulário ou um documento do Google para cada aluno preencher. Dê devolutivas individuais para aqueles que não conseguiram preencher adequadamente o quadro, que servirá como roteiro para escrita.

Desenvolvimento
Apresente o desafio aos alunos: planejar e escrever o Diário de Rapunzel. Compartilhe os temas (como sugerido nas orientações do slide de desenvolvimento da aula 13) e faça a distribuição entre os alunos. Se considerar possível, forme duplas para que conversem pelo WhatsApp, para realizar o planejamento e a escrita. Compartilhe o quadro preenchido por eles e envie áudios orientando sobre os pontos importantes que constam no quadro, para que os alunos o utilizem como roteiro para escrita.
Em seguida, crie um documento ou um formulário no Google com o decalque do gênero e as perguntas sugeridas na orientação do plano. Peça que eles escrevam as ideias principais que planejaram para a escrita do diário.
Depois que você der as devolutivas, encaminhe um documento no qual deverão produzir o texto. Explique que, ao final, todas as produções farão parte de um documento único, que será o Diário de Rapunzel.

Fechamento
Crie um formulário para que os alunos possam colocar sugestões de como serão a capa, a formatação das páginas, a contracapa etc., seguindo as orientações do plano. Você pode usar o WhatsApp para pedir essas sugestões aos alunos.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do Diário de Rapunzel. Eles poderão assistir ao filme ou ler o livro juntos para conhecer melhor a história e identificar as emoções da personagem.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA14

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

(EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas