Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 3ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de compreender que, alterando a sílaba inicial, medial ou final de uma palavra, é possível criar novas palavras.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
Vamos brincar com as palavras? Essa deve ser a frase inicial de motivação para esta aula, encaminhada pelo grupo do WhatsApp.
Desenvolvimento
Converse com a turma por videochamada e apresente a proposta aos alunos: na aula de hoje, iremos brincar com um jogo de palavras para criarmos novas palavras, mas antes vamos lembrar como podemos formar novas palavras modificando algumas sílabas. Questione:
Quem pode dar um exemplo de uma palavra que quando retiramos uma sílaba forma outra palavra? É possível criar uma nova palavra substituindo uma ou mais sílabas? Quem pode citar um exemplo? Alguém conhece uma palavra que ao acrescentarmos uma sílaba forma uma nova palavra?
(Espera-se que os alunos utilizem palavras de referência que já foram exploradas em outras aulas desta sequência, respondendo, por exemplo, que com a palavra CAVALO podemos ter CALO e CAVA se retirarmos uma sílaba; CAMELO e CAVACO se substituirmos uma sílaba, e podem sugerir a palavra CACO, que se acrescentada uma sílaba forma MACACO.)
Proponha o jogo com fichas de palavras que deve ser jogado em duplas (com alguém da família) e explique as regras que estão na parte do desenvolvimento deste plano. O modelo de fichas de palavras está disponível aqui. Sugestões de palavras que podem ser criadas estão disponíveis aqui.
Fechamento
Você pode agendar um horário para conversar pelo WhatsApp sobre a estratégia utilizada pelas duplas: exclusão, substituição ou adição de sílabas iniciais, mediais ou finais. Peça que observem se na lista deles há palavras que não foram apresentadas; caso haja, podem socializá-las.
Convite às famílias
Para estimular a aplicação da atividade proposta, alguém da família precisa ser a dupla da criança. Além de aproximá-los, será um momento de aprendizado importante.