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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Brincar de rimar - palavras que rimam

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Brincar de rimar - palavras que rimam

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2º aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras.

Materiais necessários: Poema Lacunado - Infância de Sônia Miranda, Banco de palavras.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar as brincadeiras que rimam com o nome das crianças, bem como não conseguir registrar as palavras no poema, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro do poema, bem como relacionar as palavras que rimam, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada. Poderão apresentar dificuldades também no registro das palavras no poema.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso no dia 11\10\2018

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes das crianças e brincadeiras, para encontrarem as rimas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre as brincadeiras que eles gostam. Proponha uma conversa com os seguintes questionamentos:
  • Quais as brincadeiras que vocês mais gostam de brincar?
  • Qual a brincadeira que vocês mais brincam no recreio/intervalo?
  • Quais outras brincadeiras de crianças que vocês brincam em casa com amigos e parentes?
  • Explique que nessa aula vocês lerão um poema que fala de brincadeiras e rimas.

Materiais complementares: Poema lacunado - Infância - Sônia Miranda (Clique aqui); Lista de palavras (clique aqui); Atividade de fixação - colorir as rimas (clique aqui).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos com valor sonoro podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na identificação e registro das brincadeiras no poema. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.
    Atenção, professor: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, Clique Aqui
  • Entregue para cada criança o poema “Infância”, de Sônia Miranda, lacunado e ilustrado.
  • Juntamente com o poema lacunado, entregue uma lista de palavras com as brincadeiras que aparecem no poema.
  • Leia o poema para os alunos sem completar as lacunas.
  • Peça às duplas que leiam a lista de palavras, observem as imagens que ilustram o poema, conversem entre si e preencham as lacunas com as palavras que rimam.
  • Dê um tempo para que as duplas completem as lacunas.
  • Enquanto as duplas realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias. Levante os seguintes questionamentos:

  • Caso a dupla preencha corretamente a lacuna, como no exemplo:MARCELO
    É O REI DO CASTELO
  • Qual palavra rima com Marcelo? (R: castelo)
  • Por que vocês escolheram a palavra CASTELO? (R: pela sílaba final LO que rima com a sílaba final de marcelo)
  • Qual a semelhança entre as palavras MARCELO e CASTELO? (R: sílaba final: LO)
  • Vamos ler novamente as palavras MARCELO e CASTELO: o som final é igual ou diferente? (R: iguais)
  • Agora vocês sabem me explicar o que é rima? (R: quando a sílaba final de duas palavras estão em uma mesma estrofe. porém, em versos diferentes e possuem sílabas finais iguais)

  • Caso a dupla preencha a lacuna incorretamente, como no exemplo:HENRIQUE
    BRINCA DE PATINS
  • Qual palavra rima com Henrique?
  • Por que vocês escolheram a palavra PATINS?
  • Observe a sílaba final das palavras HENRIQUE e PATINS. Eles são iguais ou parecidos?
  • Vamos falar em voz alta a palavra HENRIQUE e PATINS: o som é igual ou diferente?
  • As palavras HENRIQUE e PATINS rimam?
  • Vamos voltar à lista de palavras, qual palavra tem o som final igual ou parecido com HENRIQUE?
  • O que é preciso para que duas palavras rimem?

  • Caso a dupla ou o aluno apresente erro na grafia das palavras, como no exemplo:JOÃO
    DE POLÍCIA E LADRÃO
  • Qual palavra rima com João?
  • Vamos observar como você escreveu essa palavra? Volte à lista de palavras e encontre a palavra LADRÃO para mim.
  • A palavra que você escreveu está igual a palavra que está escrita na lista? O que está faltando?

  • Após todas as duplas preencherem as lacunas, pergunte aos alunos os nomes das brincadeiras que aparecem nos desenhos. Através da oralidade, levante os seguintes questionamentos:
  • Qual o nome da primeira brincadeira que aparece no desenho?
  • Do que as crianças estão brincando no segundo desenho?
  • Do que Marília está brincando no terceiro desenho?
  • Que tipo de moradia aparece no quarto desenho?
  • Que figura aparece no quinto desenho?
  • Qual o brinquedo usado por Carola no sexto desenho?
  • Qual animal aparece no sétimo desenho?
  • Do que João está brincando no oitavo desenho?
  • Do que Joaquim está brincando?
  • Em que Tieta está andando? E Janete?

  • Releia o poema para os alunos, agora com as lacunas preenchidas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos com valor sonoro podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na identificação e registro das brincadeiras no poema. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.
    Atenção, professor: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, Clique Aqui
  • Entregue para cada criança o poema “Infância”, de Sônia Miranda, lacunado e ilustrado.
  • Juntamente com o poema lacunado, entregue uma lista de palavras com as brincadeiras que aparecem no poema.
  • Leia o poema para os alunos sem completar as lacunas.
  • Peça às duplas que leiam a lista de palavras, observem as imagens que ilustram o poema, conversem entre si e preencham as lacunas com as palavras que rimam.
  • Dê um tempo para que as duplas completem as lacunas.
  • Enquanto as duplas realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias. Levante os seguintes questionamentos:

  • Caso a dupla preencha corretamente a lacuna, como no exemplo:MARCELO
    É O REI DO CASTELO
  • Qual palavra rima com Marcelo? (R: castelo)
  • Por que vocês escolheram a palavra CASTELO? (R: pela sílaba final LO que rima com a sílaba final de marcelo)
  • Qual a semelhança entre as palavras MARCELO e CASTELO? (R: sílaba final: LO)
  • Vamos ler novamente as palavras MARCELO e CASTELO: o som final é igual ou diferente? (R: iguais)
  • Agora vocês sabem me explicar o que é rima? (R: quando a sílaba final de duas palavras estão em uma mesma estrofe. porém, em versos diferentes e possuem sílabas finais iguais)

  • Caso a dupla preencha a lacuna incorretamente, como no exemplo:HENRIQUE
    BRINCA DE PATINS
  • Qual palavra rima com Henrique?
  • Por que vocês escolheram a palavra PATINS?
  • Observe a sílaba final das palavras HENRIQUE e PATINS. Eles são iguais ou parecidos?
  • Vamos falar em voz alta a palavra HENRIQUE e PATINS: o som é igual ou diferente?
  • As palavras HENRIQUE e PATINS rimam?
  • Vamos voltar à lista de palavras, qual palavra tem o som final igual ou parecido com HENRIQUE?
  • O que é preciso para que duas palavras rimem?

  • Caso a dupla ou o aluno apresente erro na grafia das palavras, como no exemplo:JOÃO
    DE POLÍCIA E LADRÃO
  • Qual palavra rima com João?
  • Vamos observar como você escreveu essa palavra? Volte à lista de palavras e encontre a palavra LADRÃO para mim.
  • A palavra que você escreveu está igual a palavra que está escrita na lista? O que está faltando?

  • Após todas as duplas preencherem as lacunas, pergunte aos alunos os nomes das brincadeiras que aparecem nos desenhos. Através da oralidade, levante os seguintes questionamentos:
  • Qual o nome da primeira brincadeira que aparece no desenho?
  • Do que as crianças estão brincando no segundo desenho?
  • Do que Marília está brincando no terceiro desenho?
  • Que tipo de moradia aparece no quarto desenho?
  • Que figura aparece no quinto desenho?
  • Qual o brinquedo usado por Carola no sexto desenho?
  • Qual animal aparece no sétimo desenho?
  • Do que João está brincando no oitavo desenho?
  • Do que Joaquim está brincando?
  • Em que Tieta está andando? E Janete?

  • Releia o poema para os alunos, agora com as lacunas preenchidas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos com valor sonoro podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na identificação e registro das brincadeiras no poema. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.
    Atenção, professor: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, Clique Aqui
  • Entregue para cada criança o poema “Infância”, de Sônia Miranda, lacunado e ilustrado.
  • Juntamente com o poema lacunado, entregue uma lista de palavras com as brincadeiras que aparecem no poema.
  • Leia o poema para os alunos sem completar as lacunas.
  • Peça às duplas que leiam a lista de palavras, observem as imagens que ilustram o poema, conversem entre si e preencham as lacunas com as palavras que rimam.
  • Dê um tempo para que as duplas completem as lacunas.
  • Enquanto as duplas realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias. Levante os seguintes questionamentos:

  • Caso a dupla preencha corretamente a lacuna, como no exemplo:MARCELO
    É O REI DO CASTELO
  • Qual palavra rima com Marcelo? (R: castelo)
  • Por que vocês escolheram a palavra CASTELO? (R: pela sílaba final LO que rima com a sílaba final de marcelo)
  • Qual a semelhança entre as palavras MARCELO e CASTELO? (R: sílaba final: LO)
  • Vamos ler novamente as palavras MARCELO e CASTELO: o som final é igual ou diferente? (R: iguais)
  • Agora vocês sabem me explicar o que é rima? (R: quando a sílaba final de duas palavras estão em uma mesma estrofe. porém, em versos diferentes e possuem sílabas finais iguais)

  • Caso a dupla preencha a lacuna incorretamente, como no exemplo:HENRIQUE
    BRINCA DE PATINS
  • Qual palavra rima com Henrique?
  • Por que vocês escolheram a palavra PATINS?
  • Observe a sílaba final das palavras HENRIQUE e PATINS. Eles são iguais ou parecidos?
  • Vamos falar em voz alta a palavra HENRIQUE e PATINS: o som é igual ou diferente?
  • As palavras HENRIQUE e PATINS rimam?
  • Vamos voltar à lista de palavras, qual palavra tem o som final igual ou parecido com HENRIQUE?
  • O que é preciso para que duas palavras rimem?

  • Caso a dupla ou o aluno apresente erro na grafia das palavras, como no exemplo:JOÃO
    DE POLÍCIA E LADRÃO
  • Qual palavra rima com João?
  • Vamos observar como você escreveu essa palavra? Volte à lista de palavras e encontre a palavra LADRÃO para mim.
  • A palavra que você escreveu está igual a palavra que está escrita na lista? O que está faltando?

  • Após todas as duplas preencherem as lacunas, pergunte aos alunos os nomes das brincadeiras que aparecem nos desenhos. Através da oralidade, levante os seguintes questionamentos:
  • Qual o nome da primeira brincadeira que aparece no desenho?
  • Do que as crianças estão brincando no segundo desenho?
  • Do que Marília está brincando no terceiro desenho?
  • Que tipo de moradia aparece no quarto desenho?
  • Que figura aparece no quinto desenho?
  • Qual o brinquedo usado por Carola no sexto desenho?
  • Qual animal aparece no sétimo desenho?
  • Do que João está brincando no oitavo desenho?
  • Do que Joaquim está brincando?
  • Em que Tieta está andando? E Janete?

  • Releia o poema para os alunos, agora com as lacunas preenchidas.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada dupla um quadro com várias palavras.
  • Explique aos alunos, que agora que todos já identificaram as brincadeiras que rimam, eles deverão colorir de cores diferentes as palavras que apresentam rima.
  • Explique que, em cada linha da tabela existe um par de rimas. Peça que encontre-a e pinte as palavras que rimam. Cada linha deverá ser colorida de uma cor.
  • Enquanto eles realizam a atividade, circule na sala, verificando se os alunos estão colorindo corretamente. Faça as intervenções caso seja necessário:
  • Caso o aluno colora duas palavras que não apresentam rima:
  • Por que você coloriu as palavras CADEIRA e COLHER?
  • Leia em voz alta as palavras CADEIRA e COLHER, elas têm som final igual ou parecido?
  • Elas apresentam rima?
  • Qual palavra tem o som final igual da palavra CADEIRA?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada dupla um quadro com várias palavras.
  • Explique aos alunos, que agora que todos já identificaram as brincadeiras que rimam, eles deverão colorir de cores diferentes as palavras que apresentam rima.
  • Explique que, em cada linha da tabela existe um par de rimas. Peça que encontre-a e pinte as palavras que rimam. Cada linha deverá ser colorida de uma cor.
  • Enquanto eles realizam a atividade, circule na sala, verificando se os alunos estão colorindo corretamente. Faça as intervenções caso seja necessário:
  • Caso o aluno colora duas palavras que não apresentam rima:
  • Por que você coloriu as palavras CADEIRA e COLHER?(resposta pessoal, porém o aluno irá justificar o seu erro, pois cadeira e colher não rimam)
  • Leia em voz alta as palavras CADEIRA e COLHER, elas têm som final igual ou parecido?(R: não)
  • Elas apresentam rima? (R: não)
  • Qual palavra tem o som final igual da palavra CADEIRA? (R: Madeira. mamadeira)

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2º aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras.

Materiais necessários: Poema Lacunado - Infância de Sônia Miranda, Banco de palavras.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar as brincadeiras que rimam com o nome das crianças, bem como não conseguir registrar as palavras no poema, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro do poema, bem como relacionar as palavras que rimam, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada. Poderão apresentar dificuldades também no registro das palavras no poema.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso no dia 11\10\2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes das crianças e brincadeiras, para encontrarem as rimas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre as brincadeiras que eles gostam. Proponha uma conversa com os seguintes questionamentos:
  • Quais as brincadeiras que vocês mais gostam de brincar?
  • Qual a brincadeira que vocês mais brincam no recreio/intervalo?
  • Quais outras brincadeiras de crianças que vocês brincam em casa com amigos e parentes?
  • Explique que nessa aula vocês lerão um poema que fala de brincadeiras e rimas.

Materiais complementares: Poema lacunado - Infância - Sônia Miranda (Clique aqui); Lista de palavras (clique aqui); Atividade de fixação - colorir as rimas (clique aqui).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos com valor sonoro podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na identificação e registro das brincadeiras no poema. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.
    Atenção, professor: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, Clique Aqui
  • Entregue para cada criança o poema “Infância”, de Sônia Miranda, lacunado e ilustrado.
  • Juntamente com o poema lacunado, entregue uma lista de palavras com as brincadeiras que aparecem no poema.
  • Leia o poema para os alunos sem completar as lacunas.
  • Peça às duplas que leiam a lista de palavras, observem as imagens que ilustram o poema, conversem entre si e preencham as lacunas com as palavras que rimam.
  • Dê um tempo para que as duplas completem as lacunas.
  • Enquanto as duplas realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias. Levante os seguintes questionamentos:

  • Caso a dupla preencha corretamente a lacuna, como no exemplo:MARCELO
    É O REI DO CASTELO
  • Qual palavra rima com Marcelo? (R: castelo)
  • Por que vocês escolheram a palavra CASTELO? (R: pela sílaba final LO que rima com a sílaba final de marcelo)
  • Qual a semelhança entre as palavras MARCELO e CASTELO? (R: sílaba final: LO)
  • Vamos ler novamente as palavras MARCELO e CASTELO: o som final é igual ou diferente? (R: iguais)
  • Agora vocês sabem me explicar o que é rima? (R: quando a sílaba final de duas palavras estão em uma mesma estrofe. porém, em versos diferentes e possuem sílabas finais iguais)

  • Caso a dupla preencha a lacuna incorretamente, como no exemplo:HENRIQUE
    BRINCA DE PATINS
  • Qual palavra rima com Henrique?
  • Por que vocês escolheram a palavra PATINS?
  • Observe a sílaba final das palavras HENRIQUE e PATINS. Eles são iguais ou parecidos?
  • Vamos falar em voz alta a palavra HENRIQUE e PATINS: o som é igual ou diferente?
  • As palavras HENRIQUE e PATINS rimam?
  • Vamos voltar à lista de palavras, qual palavra tem o som final igual ou parecido com HENRIQUE?
  • O que é preciso para que duas palavras rimem?

  • Caso a dupla ou o aluno apresente erro na grafia das palavras, como no exemplo:JOÃO
    DE POLÍCIA E LADRÃO
  • Qual palavra rima com João?
  • Vamos observar como você escreveu essa palavra? Volte à lista de palavras e encontre a palavra LADRÃO para mim.
  • A palavra que você escreveu está igual a palavra que está escrita na lista? O que está faltando?

  • Após todas as duplas preencherem as lacunas, pergunte aos alunos os nomes das brincadeiras que aparecem nos desenhos. Através da oralidade, levante os seguintes questionamentos:
  • Qual o nome da primeira brincadeira que aparece no desenho?
  • Do que as crianças estão brincando no segundo desenho?
  • Do que Marília está brincando no terceiro desenho?
  • Que tipo de moradia aparece no quarto desenho?
  • Que figura aparece no quinto desenho?
  • Qual o brinquedo usado por Carola no sexto desenho?
  • Qual animal aparece no sétimo desenho?
  • Do que João está brincando no oitavo desenho?
  • Do que Joaquim está brincando?
  • Em que Tieta está andando? E Janete?

  • Releia o poema para os alunos, agora com as lacunas preenchidas.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos com valor sonoro podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na identificação e registro das brincadeiras no poema. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.
    Atenção, professor: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, Clique Aqui
  • Entregue para cada criança o poema “Infância”, de Sônia Miranda, lacunado e ilustrado.
  • Juntamente com o poema lacunado, entregue uma lista de palavras com as brincadeiras que aparecem no poema.
  • Leia o poema para os alunos sem completar as lacunas.
  • Peça às duplas que leiam a lista de palavras, observem as imagens que ilustram o poema, conversem entre si e preencham as lacunas com as palavras que rimam.
  • Dê um tempo para que as duplas completem as lacunas.
  • Enquanto as duplas realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias. Levante os seguintes questionamentos:

  • Caso a dupla preencha corretamente a lacuna, como no exemplo:MARCELO
    É O REI DO CASTELO
  • Qual palavra rima com Marcelo? (R: castelo)
  • Por que vocês escolheram a palavra CASTELO? (R: pela sílaba final LO que rima com a sílaba final de marcelo)
  • Qual a semelhança entre as palavras MARCELO e CASTELO? (R: sílaba final: LO)
  • Vamos ler novamente as palavras MARCELO e CASTELO: o som final é igual ou diferente? (R: iguais)
  • Agora vocês sabem me explicar o que é rima? (R: quando a sílaba final de duas palavras estão em uma mesma estrofe. porém, em versos diferentes e possuem sílabas finais iguais)

  • Caso a dupla preencha a lacuna incorretamente, como no exemplo:HENRIQUE
    BRINCA DE PATINS
  • Qual palavra rima com Henrique?
  • Por que vocês escolheram a palavra PATINS?
  • Observe a sílaba final das palavras HENRIQUE e PATINS. Eles são iguais ou parecidos?
  • Vamos falar em voz alta a palavra HENRIQUE e PATINS: o som é igual ou diferente?
  • As palavras HENRIQUE e PATINS rimam?
  • Vamos voltar à lista de palavras, qual palavra tem o som final igual ou parecido com HENRIQUE?
  • O que é preciso para que duas palavras rimem?

  • Caso a dupla ou o aluno apresente erro na grafia das palavras, como no exemplo:JOÃO
    DE POLÍCIA E LADRÃO
  • Qual palavra rima com João?
  • Vamos observar como você escreveu essa palavra? Volte à lista de palavras e encontre a palavra LADRÃO para mim.
  • A palavra que você escreveu está igual a palavra que está escrita na lista? O que está faltando?

  • Após todas as duplas preencherem as lacunas, pergunte aos alunos os nomes das brincadeiras que aparecem nos desenhos. Através da oralidade, levante os seguintes questionamentos:
  • Qual o nome da primeira brincadeira que aparece no desenho?
  • Do que as crianças estão brincando no segundo desenho?
  • Do que Marília está brincando no terceiro desenho?
  • Que tipo de moradia aparece no quarto desenho?
  • Que figura aparece no quinto desenho?
  • Qual o brinquedo usado por Carola no sexto desenho?
  • Qual animal aparece no sétimo desenho?
  • Do que João está brincando no oitavo desenho?
  • Do que Joaquim está brincando?
  • Em que Tieta está andando? E Janete?

  • Releia o poema para os alunos, agora com as lacunas preenchidas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos com valor sonoro podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na identificação e registro das brincadeiras no poema. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.
    Atenção, professor: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, Clique Aqui
  • Entregue para cada criança o poema “Infância”, de Sônia Miranda, lacunado e ilustrado.
  • Juntamente com o poema lacunado, entregue uma lista de palavras com as brincadeiras que aparecem no poema.
  • Leia o poema para os alunos sem completar as lacunas.
  • Peça às duplas que leiam a lista de palavras, observem as imagens que ilustram o poema, conversem entre si e preencham as lacunas com as palavras que rimam.
  • Dê um tempo para que as duplas completem as lacunas.
  • Enquanto as duplas realizam a atividade, circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias. Levante os seguintes questionamentos:

  • Caso a dupla preencha corretamente a lacuna, como no exemplo:MARCELO
    É O REI DO CASTELO
  • Qual palavra rima com Marcelo? (R: castelo)
  • Por que vocês escolheram a palavra CASTELO? (R: pela sílaba final LO que rima com a sílaba final de marcelo)
  • Qual a semelhança entre as palavras MARCELO e CASTELO? (R: sílaba final: LO)
  • Vamos ler novamente as palavras MARCELO e CASTELO: o som final é igual ou diferente? (R: iguais)
  • Agora vocês sabem me explicar o que é rima? (R: quando a sílaba final de duas palavras estão em uma mesma estrofe. porém, em versos diferentes e possuem sílabas finais iguais)

  • Caso a dupla preencha a lacuna incorretamente, como no exemplo:HENRIQUE
    BRINCA DE PATINS
  • Qual palavra rima com Henrique?
  • Por que vocês escolheram a palavra PATINS?
  • Observe a sílaba final das palavras HENRIQUE e PATINS. Eles são iguais ou parecidos?
  • Vamos falar em voz alta a palavra HENRIQUE e PATINS: o som é igual ou diferente?
  • As palavras HENRIQUE e PATINS rimam?
  • Vamos voltar à lista de palavras, qual palavra tem o som final igual ou parecido com HENRIQUE?
  • O que é preciso para que duas palavras rimem?

  • Caso a dupla ou o aluno apresente erro na grafia das palavras, como no exemplo:JOÃO
    DE POLÍCIA E LADRÃO
  • Qual palavra rima com João?
  • Vamos observar como você escreveu essa palavra? Volte à lista de palavras e encontre a palavra LADRÃO para mim.
  • A palavra que você escreveu está igual a palavra que está escrita na lista? O que está faltando?

  • Após todas as duplas preencherem as lacunas, pergunte aos alunos os nomes das brincadeiras que aparecem nos desenhos. Através da oralidade, levante os seguintes questionamentos:
  • Qual o nome da primeira brincadeira que aparece no desenho?
  • Do que as crianças estão brincando no segundo desenho?
  • Do que Marília está brincando no terceiro desenho?
  • Que tipo de moradia aparece no quarto desenho?
  • Que figura aparece no quinto desenho?
  • Qual o brinquedo usado por Carola no sexto desenho?
  • Qual animal aparece no sétimo desenho?
  • Do que João está brincando no oitavo desenho?
  • Do que Joaquim está brincando?
  • Em que Tieta está andando? E Janete?

  • Releia o poema para os alunos, agora com as lacunas preenchidas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada dupla um quadro com várias palavras.
  • Explique aos alunos, que agora que todos já identificaram as brincadeiras que rimam, eles deverão colorir de cores diferentes as palavras que apresentam rima.
  • Explique que, em cada linha da tabela existe um par de rimas. Peça que encontre-a e pinte as palavras que rimam. Cada linha deverá ser colorida de uma cor.
  • Enquanto eles realizam a atividade, circule na sala, verificando se os alunos estão colorindo corretamente. Faça as intervenções caso seja necessário:
  • Caso o aluno colora duas palavras que não apresentam rima:
  • Por que você coloriu as palavras CADEIRA e COLHER?
  • Leia em voz alta as palavras CADEIRA e COLHER, elas têm som final igual ou parecido?
  • Elas apresentam rima?
  • Qual palavra tem o som final igual da palavra CADEIRA?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada dupla um quadro com várias palavras.
  • Explique aos alunos, que agora que todos já identificaram as brincadeiras que rimam, eles deverão colorir de cores diferentes as palavras que apresentam rima.
  • Explique que, em cada linha da tabela existe um par de rimas. Peça que encontre-a e pinte as palavras que rimam. Cada linha deverá ser colorida de uma cor.
  • Enquanto eles realizam a atividade, circule na sala, verificando se os alunos estão colorindo corretamente. Faça as intervenções caso seja necessário:
  • Caso o aluno colora duas palavras que não apresentam rima:
  • Por que você coloriu as palavras CADEIRA e COLHER?(resposta pessoal, porém o aluno irá justificar o seu erro, pois cadeira e colher não rimam)
  • Leia em voz alta as palavras CADEIRA e COLHER, elas têm som final igual ou parecido?(R: não)
  • Elas apresentam rima? (R: não)
  • Qual palavra tem o som final igual da palavra CADEIRA? (R: Madeira. mamadeira)
Slide Plano Aula

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