Nesta atividade, as crianças irão construir espaços para brincadeiras baseadas em histórias já conhecidas por elas
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Danielle Moreira de Oliveira Barroso
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
Abordagem didática: A leitura de histórias alimenta brincadeiras e garante às crianças experiências sobre a linguagem e aprendizagens sobre si mesmas e o mundo. Cabe ao professor organizar sua intencionalidade. Nesta proposta, o objetivo é promover conversas antes, durante e depois da leitura e, com base nelas, propor brincadeiras de faz de conta nas quais as crianças são convidadas a construir cenários, vestimentas e personagens. Vale tudo, inclusive fugir do enredo inicial para dar espaço às ideias delas. Por isso, é fundamental ajudá-las a trocar ideias e construir narrativas de maneira criativa e crítica.
Código: EDI2_27UND05
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes