15572
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e edição final do documentário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre revisar e editar o documentário produzido.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, o tema da aula: “Revisando o documentário - prontos para lançá-lo?”. Diga que o objetivo da aula é revisar o documentário produzido e realizar as edições finais. Lembre-os que nas duas últimas aulas eles realizaram o planejamento do documentário por meio da definição do tema, da escolha dos entrevistados, da construção do roteiro e do plano de trabalho. Em seguida, foram a campo fazer as entrevistas e coletar outras imagens para, em sala de aula, realizarem a produção do documentário. Afirme que eles assistirão aos documentário produzidos, analisarão alguns aspectos importantes e farão os ajustes.

Introdução
Organize os alunos nos mesmos grupos da produção do documentário. Encaminhe os documentários feitos por cada grupo à turma, pelo WhatsApp. Avise que todos serão avaliadores e farão a avaliação do próprio vídeo. Apresente os seguintes critérios de análise: o documentário apresenta começo, meio e fim? Há a presença do título no início e dos créditos (nome das pessoas envolvidas na produção) no fim do documentário? As imagens estão inteiras e possuem boa qualidade? O áudio está em um volume adequado? A trilha sonora está coerente com a cena mostrada? A fala do locutor (se houver) está posta de forma adequada nos espaços entre os depoimentos? Os depoimentos inseridos estão de acordo com o tema do documentário?

Desenvolvimento
Solicite que os alunos avaliem a produção por meio da ficha de avaliação. Ela tem como propósito fazer com que realizem um exercício de avaliação do texto produzido para, em seguida, proceder a edição final do documentário. Esses questionamentos retomam aspectos levados em consideração na etapa do planejamento e da produção. É importante explicitar aos alunos que esse exercício de avaliação da produção faz parte do processo de produção de texto, e que ele pode ser feito durante o processo de produção de outros gêneros, desde que se levem em consideração suas peculiaridades. Por questão de tempo, sugerimos que cada equipe avalie a própria produção.

Fechamento
Após finalizar o processo de revisão, receba os arquivos finalizados. Questione-os: quais foram os maiores desafios e o que eles acreditam que aprenderam no processo? Quais foram as dificuldades enfrentadas na produção do gênero documentário (levando em consideração as últimas três aulas)? As aulas anteriores da sequência foram relevantes para a produção do texto? Os conhecimentos construídos na experiência de produção do documentário podem ser empregados na produção de quais outros gêneros textuais? Qual a relevância social de ter apresentado histórias de vida (de pessoas ou da comunidade) por meio do documentário? Ressalte a importância de participar de um processo de produção de texto que conta histórias de vida. Planeje junto aos alunos a forma de exibição dos documentários, pensando neste período de aulas online. Incentive-os a compartilhar os documentários com as pessoas entrevistadas. Incentive-os a criarem uma conta no YouTube para compartilharem os vídeos com mais pessoas.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser avisados quanto à produção dos documentários e estimulados a assistir, prestigiar e compartilhar os conteúdos produzidos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_09SQA15

(EF89LP08) Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas