15572
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e edição final do documentário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre revisar e editar o documentário produzido.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Telefone celular, computadores (para edição dos vídeos), notebook, datashow.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O tempo para aprender a manipular os aplicativos de edição de vídeo pode ser exíguo. Portanto, sugerimos que os tutoriais explicativos sobre como fazer a edição dos vídeos sejam vistos antes desta aula de produção.

Referências sobre o assunto:

ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.

BRAINSTORM TUTORIAIS - EDIÇÃO DE VÍDEO. COMO EDITAR NO MOVIE MAKER! // Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s0G12ynf1Js>. Acesso em: 19/12/2018.

JW TUTORS STUDIOS. Como Editar Vídeo pelo Celular do Básico ao Avançado (Completo Kinemaster 2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XucN9cM2JT4>. Acesso em: 19/12/2018.

PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.

WIKIHOW. Como editar um documentário. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Editar-um-Document%C3%A1rio>. Acesso em: 20 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é revisar o documentário produzido e realizar as suas edições finais. Lembre-os que nas duas últimas aulas, eles realizaram o planejamento do documentário por meio da definição do tema, da escolha dos entrevistados, da construção do roteiro e do plano de trabalho.
  • Em seguida, eles foram a campo fazer as entrevistas e coletar outras imagens para, em sala de aula, realizarem a produção do documentário. Afirme que os alunos assistirão aos documentário produzidos, analisarão alguns aspectos importantes e farão os ajustes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de acordo com a forma como se organizaram para a produção do documentário.
  • Recolha os arquivos de vídeo dos grupos para exibição do documentário.
  • Apresente os seguintes critérios de análise dos documentários:
  • O documentário apresenta começo, meio e fim?
  • Há a presença do título no início do documentário e os créditos (nome das pessoas envolvidas na produção) no fim do documentário?
  • As imagens estão inteiras e possuem boa qualidade?
  • O áudio está em um volume adequado?
  • A trilha sonora está coerente com a cena mostrada?
  • A fala do locutor (se houver) está posta de forma adequada nos espaços entre os depoimentos?
  • Os depoimentos inseridos estão de acordo com o tema do documentário?
  • Antes da exibição de cada documentário, solicite ao grupo que apresente oralmente e de forma breve o tema do documentário produzido por eles.
  • Exiba os documentários para os alunos.
  • Reorganize o tempo de destinado a esta parte introdutória de acordo com a quantidade de documentários exibidos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos avaliem a produção por meio da ficha de avaliação disponível aqui. Ela tem como propósito fazer com que os alunos realizem um exercício de avaliação do texto produzido para, em seguida, realizar a edição final do documentário. É de suma relevância que você acompanhe os alunos na resolução dessa atividade avaliativa, que tem como objeto de análise a estrutura composicional do gênero, o propósito comunicativo, o conteúdo temático e o estilo adotado. Esses questionamentos retomam aspectos levados em consideração na etapa do planejamento e da produção. É importante explicitar aos alunos que esse exercício de avaliação da produção faz parte do processo de produção de texto e que ele pode ser feito durante o processo de produção de outros gêneros, desde que se leve em consideração as suas peculiaridades. Por questão de gestão de tempo, sugerimos que cada equipe avalie a própria produção. Caso haja a possibilidade o tempo da aula, sugerimos que todos avaliem as produções e seja feita uma roda de conversa para análise e avaliação.
  • Oriente-os a voltarem novamente aos programas de edição para fazer a revisão do documentário com base na avaliação realizada.
  • Circule entre os grupos para acompanhar esse processo e auxiliá-los no que tiverem dificuldade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Após finalizar o processo de revisão, receba os arquivos finalizados.
  • Faça um grande círculo e converse com os alunos sobre a experiência de ter participado da produção do documentário: Quais foram os maiores desafios e o que eles acreditam que aprenderam no processo? Quais foram as dificuldades enfrentadas em produzir o gênero documentário (levando em consideração as últimas três aulas)? As aulas anteriores da sequência foram relevantes para a produção do texto? Os conhecimentos construídos na experiência de produção do documentário podem ser empregados na produção de quais outros gêneros textuais? Qual a relevância social de ter apresentado histórias de vida (de pessoas ou da comunidade) por meio do documentário?
  • Ressalte a importância de participar de um processo de produção de texto que conta histórias de vida.
  • Planeje junto aos alunos a forma de exibição dos documentários, que pode ser um dia específico para apresentar aos outros alunos, aos pais e à comunidade. Incentive-os a convidar as pessoas que deram os depoimentos.
  • Incentive os alunos a criarem conta no YouTube para compartilhar os vídeos para mais pessoas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Telefone celular, computadores (para edição dos vídeos), notebook, datashow.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O tempo para aprender a manipular os aplicativos de edição de vídeo pode ser exíguo. Portanto, sugerimos que os tutoriais explicativos sobre como fazer a edição dos vídeos sejam vistos antes desta aula de produção.

Referências sobre o assunto:

ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.

BRAINSTORM TUTORIAIS - EDIÇÃO DE VÍDEO. COMO EDITAR NO MOVIE MAKER! // Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s0G12ynf1Js>. Acesso em: 19/12/2018.

JW TUTORS STUDIOS. Como Editar Vídeo pelo Celular do Básico ao Avançado (Completo Kinemaster 2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XucN9cM2JT4>. Acesso em: 19/12/2018.

PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.

WIKIHOW. Como editar um documentário. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Editar-um-Document%C3%A1rio>. Acesso em: 20 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é revisar o documentário produzido e realizar as suas edições finais. Lembre-os que nas duas últimas aulas, eles realizaram o planejamento do documentário por meio da definição do tema, da escolha dos entrevistados, da construção do roteiro e do plano de trabalho.
  • Em seguida, eles foram a campo fazer as entrevistas e coletar outras imagens para, em sala de aula, realizarem a produção do documentário. Afirme que os alunos assistirão aos documentário produzidos, analisarão alguns aspectos importantes e farão os ajustes.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de acordo com a forma como se organizaram para a produção do documentário.
  • Recolha os arquivos de vídeo dos grupos para exibição do documentário.
  • Apresente os seguintes critérios de análise dos documentários:
  • O documentário apresenta começo, meio e fim?
  • Há a presença do título no início do documentário e os créditos (nome das pessoas envolvidas na produção) no fim do documentário?
  • As imagens estão inteiras e possuem boa qualidade?
  • O áudio está em um volume adequado?
  • A trilha sonora está coerente com a cena mostrada?
  • A fala do locutor (se houver) está posta de forma adequada nos espaços entre os depoimentos?
  • Os depoimentos inseridos estão de acordo com o tema do documentário?
  • Antes da exibição de cada documentário, solicite ao grupo que apresente oralmente e de forma breve o tema do documentário produzido por eles.
  • Exiba os documentários para os alunos.
  • Reorganize o tempo de destinado a esta parte introdutória de acordo com a quantidade de documentários exibidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos avaliem a produção por meio da ficha de avaliação disponível aqui. Ela tem como propósito fazer com que os alunos realizem um exercício de avaliação do texto produzido para, em seguida, realizar a edição final do documentário. É de suma relevância que você acompanhe os alunos na resolução dessa atividade avaliativa, que tem como objeto de análise a estrutura composicional do gênero, o propósito comunicativo, o conteúdo temático e o estilo adotado. Esses questionamentos retomam aspectos levados em consideração na etapa do planejamento e da produção. É importante explicitar aos alunos que esse exercício de avaliação da produção faz parte do processo de produção de texto e que ele pode ser feito durante o processo de produção de outros gêneros, desde que se leve em consideração as suas peculiaridades. Por questão de gestão de tempo, sugerimos que cada equipe avalie a própria produção. Caso haja a possibilidade o tempo da aula, sugerimos que todos avaliem as produções e seja feita uma roda de conversa para análise e avaliação.
  • Oriente-os a voltarem novamente aos programas de edição para fazer a revisão do documentário com base na avaliação realizada.
  • Circule entre os grupos para acompanhar esse processo e auxiliá-los no que tiverem dificuldade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Após finalizar o processo de revisão, receba os arquivos finalizados.
  • Faça um grande círculo e converse com os alunos sobre a experiência de ter participado da produção do documentário: Quais foram os maiores desafios e o que eles acreditam que aprenderam no processo? Quais foram as dificuldades enfrentadas em produzir o gênero documentário (levando em consideração as últimas três aulas)? As aulas anteriores da sequência foram relevantes para a produção do texto? Os conhecimentos construídos na experiência de produção do documentário podem ser empregados na produção de quais outros gêneros textuais? Qual a relevância social de ter apresentado histórias de vida (de pessoas ou da comunidade) por meio do documentário?
  • Ressalte a importância de participar de um processo de produção de texto que conta histórias de vida.
  • Planeje junto aos alunos a forma de exibição dos documentários, que pode ser um dia específico para apresentar aos outros alunos, aos pais e à comunidade. Incentive-os a convidar as pessoas que deram os depoimentos.
  • Incentive os alunos a criarem conta no YouTube para compartilhar os vídeos para mais pessoas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano