15570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e edição de texto (Resenha crítica)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre revisão e edição de texto (Resenha crítica)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Revisão e edição de texto (Resenha crítica)

Finalidade da aula: Reler e revisar o texto produzido para corrigi-lo e adequá-lo às características do gênero estudado, editando e formatando a versão final do mesmo

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resenha crítica

Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos

Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

O foco desta aula é a edição, revisão e formatação da primeira versão da resenha crítica produzida na aula anterior (P14).

A atividade de edição do texto envolve a verificação da adequação do texto ao público-alvo, o aprimoramento da estrutura composicional do texto e o aprimoramento da escrita das frases. Nesse momento cada dupla retomará o texto produzido na aula anterior e verificará a necessidade de fazer eliminações, substituições, inversões e acréscimos de palavras ou trechos com o objetivo de deixar o texto bem escrito, sem contradições e com bom desenvolvimento de ideias. A atividade de revisão visa garantir um texto escrito corretamente, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, considerando aspectos ortográficos e gramaticais. A atividade de formatação (ou diagramação) tem o objetivo de garantir um texto mais atraente para os leitores; o aluno, autor, faz os ajustes finais à versão final do texto.  As atividades de edição, revisão e formatação são etapas do processo de produção escrita e possibilitam o aprimoramento do texto.

 

Materiais necessários:

Resenha crítica produzida na aula anterior (P14). Planejamento da resenha crítica feito no P13.

 

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

 

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar trechos que necessitam de edição e revisão. Podem também apresentar dificuldade para organizar a formatação do texto.

 

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 04/12/2018.

 

CASSANY, Daniel. Decálogo do ensino da produção de textos. Glosas Didácticas - Revista Eletrónica Internacional de Didáctica de las Lenguas y sus Culturas, nº 04, 2001.

https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 16/12/2018.

 

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

 

LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

 

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.


Código: LPO5_01SQA15

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas