15570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e edição de texto (Resenha crítica)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre revisão e edição de texto (Resenha crítica)

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

O foco desta aula é a edição, revisão e formatação da primeira versão da resenha crítica produzida na aula anterior (P14).

A atividade de edição do texto envolve a verificação da adequação do texto ao público-alvo, o aprimoramento da estrutura composicional do texto e o aprimoramento da escrita das frases. Nesse momento cada dupla retomará o texto produzido na aula anterior e verificará a necessidade de fazer eliminações, substituições, inversões e acréscimos de palavras ou trechos com o objetivo de deixar o texto bem escrito, sem contradições e com bom desenvolvimento de ideias. A atividade de revisão visa garantir um texto escrito corretamente, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, considerando aspectos ortográficos e gramaticais. A atividade de formatação (ou diagramação) tem o objetivo de garantir um texto mais atraente para os leitores; o aluno, autor, faz os ajustes finais à versão final do texto. As atividades de edição, revisão e formatação são etapas do processo de produção escrita e possibilitam o aprimoramento do texto.

Materiais necessários:

Resenha crítica produzida na aula anterior (P14). Planejamento da resenha crítica feito no P13.

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar trechos que necessitam de edição e revisão. Podem também apresentar dificuldade para organizar a formatação do texto.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 04/12/2018.

CASSANY, Daniel. Decálogo do ensino da produção de textos. Glosas Didácticas - Revista Eletrónica Internacional de Didáctica de las Lenguas y sus Culturas, nº 04, 2001.

https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 16/12/2018.

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a realização das atividades propostas.
  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles retomarão a resenha crítica produzida na aula anterior (P14) para realizarem atividades de aprimoramento do texto por eles produzido (resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil para ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola com o objetivo de oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de ideias durante a realização das atividades.
  • Converse com os alunos sobre a importância de voltar ao próprio texto, relê-lo e fazer ajustes para torná-lo ainda melhor com ajuda do colega e as orientações do professor.
  • Retome com a turma os itens contemplados no planejamento da resenha crítica e mantenha em local visível na sala de aula o registro do roteiro da resenha crítica. É importante que esses itens fiquem visíveis, no quadro ou em um cartaz, para que os alunos recorram a eles durante a edição, revisão e formatação da resenha crítica por eles produzida.
  • Propósito da resenha crítica. Oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas.
  • Quem escreve para quem? Alunos do 5° ano escrevem para o público que forma a comunidade escolar: Alunos, professores, funcionários e familiares.
  • Material resenhado. Livro infantil ou infantojuvenil.
  • Apresentação do material
  • Argumentos favoráveis
  • Argumentos desfavoráveis
  • Indicação ou refutação do material
  • Onde o texto será divulgado? Nos espaços de circulação de público, no âmbito da escola.
  • Como vai dizer o que planejou?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Deixe em local visível, escritos no quadro ou em um cartaz, os itens contemplados no planejamento da resenha crítica. Esse itens são os indicadores para o trabalho que será desenvolvido nesta aula, pois representam conhecimentos já trabalhados em aulas anteriores e que serão mobilizados para edição, revisão e formatação do texto.
  • Oriente os alunos a utilizarem a tabela elaborada no planejamento do texto (P13) como base para desenvolver o trabalho de edição, revisão e formatação da resenha crítica. Dessa forma, eles terão consciência dos aspectos que devem verificar em seu texto e poderão perceber com mais clareza os ajustes que devem fazer para que o texto se adeque à estrutura composicional e estilística do gênero “resenha crítica”. Além disso, a revisão de um texto a partir de indicadores possibilita aos alunos um maior controle sobre sua aprendizagem.
  • Oriente as duplas quanto à organização do trabalho de edição, revisão e formatação. Explique o que deverão fazer com o auxílio do colega e orientação do professor.

Edição: Consiste em ajustar o texto ao seu público-alvo, verificar se a estrutura composicional está de acordo com o gênero solicitado (resenha crítica) e aprimorando a elaboração das frases através de eliminações de palavras ou trechos que comprometam o entendimento do texto por parte do leitor; se necessário, acrescentar palavras ou trechos para que o texto fique melhor; substituir termos ou trechos inteiros, se for necessário para melhorar o texto; inverter frases para dar mais dinamismo à leitura.

Revisão: Consiste em garantir que o texto esteja escrito de acordo com a norma culta da língua portuguesa, tanto em relação aos aspectos ortográficos, quanto à pontuação, concordância verbal e nominal, acentuação, usos de maiúsculas e minúsculas.

Formatação: Consiste em ajustar o texto e imagens (se for utilizá-las) considerando o suporte de circulação do texto (painel, mural); definir o tipo, tamanho, cor e estilo de letra; como será feito o alinhamento do texto; inserção de imagens (fotos, ilustrações).

As etapas de edição, revisão e formatação são tarefas do escritor, nesse caso o aluno. Contudo, a proposta de que essa atividade seja desenvolvida em duplas tem o objetivo de possibilitar aos alunos contarem com o auxílio de um colega no sentido de desenvolver um trabalho de escrita colaborativa. Segundo o autor Daniel Cassany, “se acreditamos que a linguagem é social e que se adquire e se desenvolve a partir da integração com a comunidade, as tarefas propostas devem promover as trocas entre os aprendizes. Os colegas podem ajudar um escritor-aprendiz a buscar ideias, a organizá-las, a revisar os rascunhos…”.

Para saber mais, leia o texto Decálogo do ensino da produção de textos, de Daniel Cassany, disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

  • Durante a realização da atividade, circule pela sala e oriente as duplas sempre que perceber que estão com alguma dúvida que dificulte a continuidade da tarefa.

Materiais Complementares:

Clique aqui para imprimir a tabela com os indicadores para edição, revisão e formatação da resenha crítica.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Reserve um momento para que os alunos registrem, individualmente, o que aprenderam na aula de hoje.
  • Oriente os alunos a fazerem o registro no caderno. A etapa de fechamento da aula é importante para que os alunos reflitam sobre seus conhecimentos e os registrem, para que possam utilizá-los em outros momentos, sempre que for necessário. Além disso, registrar o que aprendeu é uma oportunidade para que o aluno, ao mesmo tempo em que desenvolve a habilidade de registrar respostas bem planejadas e refletidas, tome consciência do conhecimento adquirido.
  • Caso o tempo não tenha sido suficiente para concluir a etapa de formatação, reserve um momento para continuidade dessa atividade na próxima aula. É muito importante que todas essas etapas envolvidas na produção escrita sejam executadas e os alunos tenham a oportunidade de vivenciar os comportamentos envolvidos na produção escrita de um texto. Esse texto não deve ser feito apenas para que você o leia e o corrija, ele deve estar inserido em uma situação real de comunicação escrita. A divulgação da resenha crítica é importante para que o texto produzido pelos alunos cumpra sua função social, que é a de orientar o leitor na escolha e decisão de conhecer determinado produto cultural, além de inserir os alunos nas práticas comunicativas comuns fora da escola. Assim, acompanhe a etapa de formatação do texto para sua adequada divulgação nos espaços escolares previamente selecionados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

O foco desta aula é a edição, revisão e formatação da primeira versão da resenha crítica produzida na aula anterior (P14).

A atividade de edição do texto envolve a verificação da adequação do texto ao público-alvo, o aprimoramento da estrutura composicional do texto e o aprimoramento da escrita das frases. Nesse momento cada dupla retomará o texto produzido na aula anterior e verificará a necessidade de fazer eliminações, substituições, inversões e acréscimos de palavras ou trechos com o objetivo de deixar o texto bem escrito, sem contradições e com bom desenvolvimento de ideias. A atividade de revisão visa garantir um texto escrito corretamente, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, considerando aspectos ortográficos e gramaticais. A atividade de formatação (ou diagramação) tem o objetivo de garantir um texto mais atraente para os leitores; o aluno, autor, faz os ajustes finais à versão final do texto. As atividades de edição, revisão e formatação são etapas do processo de produção escrita e possibilitam o aprimoramento do texto.

Materiais necessários:

Resenha crítica produzida na aula anterior (P14). Planejamento da resenha crítica feito no P13.

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar trechos que necessitam de edição e revisão. Podem também apresentar dificuldade para organizar a formatação do texto.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 04/12/2018.

CASSANY, Daniel. Decálogo do ensino da produção de textos. Glosas Didácticas - Revista Eletrónica Internacional de Didáctica de las Lenguas y sus Culturas, nº 04, 2001.

https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 16/12/2018.

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a realização das atividades propostas.
  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles retomarão a resenha crítica produzida na aula anterior (P14) para realizarem atividades de aprimoramento do texto por eles produzido (resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil para ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola com o objetivo de oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de ideias durante a realização das atividades.
  • Converse com os alunos sobre a importância de voltar ao próprio texto, relê-lo e fazer ajustes para torná-lo ainda melhor com ajuda do colega e as orientações do professor.
  • Retome com a turma os itens contemplados no planejamento da resenha crítica e mantenha em local visível na sala de aula o registro do roteiro da resenha crítica. É importante que esses itens fiquem visíveis, no quadro ou em um cartaz, para que os alunos recorram a eles durante a edição, revisão e formatação da resenha crítica por eles produzida.
  • Propósito da resenha crítica. Oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas.
  • Quem escreve para quem? Alunos do 5° ano escrevem para o público que forma a comunidade escolar: Alunos, professores, funcionários e familiares.
  • Material resenhado. Livro infantil ou infantojuvenil.
  • Apresentação do material
  • Argumentos favoráveis
  • Argumentos desfavoráveis
  • Indicação ou refutação do material
  • Onde o texto será divulgado? Nos espaços de circulação de público, no âmbito da escola.
  • Como vai dizer o que planejou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Deixe em local visível, escritos no quadro ou em um cartaz, os itens contemplados no planejamento da resenha crítica. Esse itens são os indicadores para o trabalho que será desenvolvido nesta aula, pois representam conhecimentos já trabalhados em aulas anteriores e que serão mobilizados para edição, revisão e formatação do texto.
  • Oriente os alunos a utilizarem a tabela elaborada no planejamento do texto (P13) como base para desenvolver o trabalho de edição, revisão e formatação da resenha crítica. Dessa forma, eles terão consciência dos aspectos que devem verificar em seu texto e poderão perceber com mais clareza os ajustes que devem fazer para que o texto se adeque à estrutura composicional e estilística do gênero “resenha crítica”. Além disso, a revisão de um texto a partir de indicadores possibilita aos alunos um maior controle sobre sua aprendizagem.
  • Oriente as duplas quanto à organização do trabalho de edição, revisão e formatação. Explique o que deverão fazer com o auxílio do colega e orientação do professor.

Edição: Consiste em ajustar o texto ao seu público-alvo, verificar se a estrutura composicional está de acordo com o gênero solicitado (resenha crítica) e aprimorando a elaboração das frases através de eliminações de palavras ou trechos que comprometam o entendimento do texto por parte do leitor; se necessário, acrescentar palavras ou trechos para que o texto fique melhor; substituir termos ou trechos inteiros, se for necessário para melhorar o texto; inverter frases para dar mais dinamismo à leitura.

Revisão: Consiste em garantir que o texto esteja escrito de acordo com a norma culta da língua portuguesa, tanto em relação aos aspectos ortográficos, quanto à pontuação, concordância verbal e nominal, acentuação, usos de maiúsculas e minúsculas.

Formatação: Consiste em ajustar o texto e imagens (se for utilizá-las) considerando o suporte de circulação do texto (painel, mural); definir o tipo, tamanho, cor e estilo de letra; como será feito o alinhamento do texto; inserção de imagens (fotos, ilustrações).

As etapas de edição, revisão e formatação são tarefas do escritor, nesse caso o aluno. Contudo, a proposta de que essa atividade seja desenvolvida em duplas tem o objetivo de possibilitar aos alunos contarem com o auxílio de um colega no sentido de desenvolver um trabalho de escrita colaborativa. Segundo o autor Daniel Cassany, “se acreditamos que a linguagem é social e que se adquire e se desenvolve a partir da integração com a comunidade, as tarefas propostas devem promover as trocas entre os aprendizes. Os colegas podem ajudar um escritor-aprendiz a buscar ideias, a organizá-las, a revisar os rascunhos…”.

Para saber mais, leia o texto Decálogo do ensino da produção de textos, de Daniel Cassany, disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

  • Durante a realização da atividade, circule pela sala e oriente as duplas sempre que perceber que estão com alguma dúvida que dificulte a continuidade da tarefa.

Materiais Complementares:

Clique aqui para imprimir a tabela com os indicadores para edição, revisão e formatação da resenha crítica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Reserve um momento para que os alunos registrem, individualmente, o que aprenderam na aula de hoje.
  • Oriente os alunos a fazerem o registro no caderno. A etapa de fechamento da aula é importante para que os alunos reflitam sobre seus conhecimentos e os registrem, para que possam utilizá-los em outros momentos, sempre que for necessário. Além disso, registrar o que aprendeu é uma oportunidade para que o aluno, ao mesmo tempo em que desenvolve a habilidade de registrar respostas bem planejadas e refletidas, tome consciência do conhecimento adquirido.
  • Caso o tempo não tenha sido suficiente para concluir a etapa de formatação, reserve um momento para continuidade dessa atividade na próxima aula. É muito importante que todas essas etapas envolvidas na produção escrita sejam executadas e os alunos tenham a oportunidade de vivenciar os comportamentos envolvidos na produção escrita de um texto. Esse texto não deve ser feito apenas para que você o leia e o corrija, ele deve estar inserido em uma situação real de comunicação escrita. A divulgação da resenha crítica é importante para que o texto produzido pelos alunos cumpra sua função social, que é a de orientar o leitor na escolha e decisão de conhecer determinado produto cultural, além de inserir os alunos nas práticas comunicativas comuns fora da escola. Assim, acompanhe a etapa de formatação do texto para sua adequada divulgação nos espaços escolares previamente selecionados.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano