15569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Leitura em pequenos grupos de bebês

Organize espaço e materiais para que as crianças possam participar de uma leitura e de uma atividade com massinhas caseiras

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Será utilizado o livro Alice vê, da editora DCL, com a finalidade de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento desta propostade leitura de histórias em pequenos grupos e com experimentações sensoriais por meio do uso de massinha caseira. Outros livros como Pipoca, um carneirinho e um tambor, também da editora DCL, e Asa de papel, da editora Formato, são boas sugestões para atividades como esta. Conheça previamente a história selecionada para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo. Os recursos representativos sugeridos devem ser substituídos de acordo com a história escolhida, a fim de caracterizar determinado enredo.

Materiais:

Livro Alice vê e um boneco para representar a personagem com aproximadamente 30 cm de altura, feito com massinhas caseiras e produzido com antecedência pelo professor. Espelho para as crianças se observarem e potes plásticos com diversas cores de massinhas; a receita pode ser verificada no vídeo Massinha caseira. Cesta de vime com diferentes suportes de escrita: livros interativo, de imagem, com fantoche etc. Algumas almofadas para dar sustentação aos bebês menores. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.

Espaços:

Organize a atividade em um local da área externa e próximo à sala de referência, como na varanda ou no solário. Prepare os cantos de brincadeiras próximos uns dos outros, como por exemplo: 1. Espelho; 2. O livro e o boneco de massinha; 3. Potes com as massinhas caseiras; 4. Cesta de vime com livros diversos. Espalhe as almofadas pelos cantos do ambiente, para que possam ser utilizadas como suporte corporal aos bebês.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos com cada pequeno grupo.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês demonstram interesse pela história no momento de leitura? De que maneira eles observam as imagens? Como interagem com a leitura que o adulto faz?

2. Quais as maneiras de exploração dos bebês em relação aos diferentes suportes de escritas disponibilizados?

3. Quais são as reações deles nos momentos da leitura do livro? E nos momentos de brincadeiras com os objetos disponibilizados?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta e se envolvam no momento da leitura. Favoreça a exploração dos materiais que compõe o ambiente por meio da manipulação e da descriçãodesses, para que os bebês possam se apropriar dos recursos representativos da história do livro. Apoie as descobertas e incentive os momentos de observação do ambiente.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Arrume previamente a área externa selecionada para desenvolver a atividade, compondo um ambiente atrativo para descobertas. O espaço deve incitar situações exploratórias do grupo e fomentar uma diversidade de movimentos e de acolhimento, principalmente para os bebês menores, que necessitam de apoio para participar da atividade. Ainda em sala, conte aos bebês sobre a proposta de eles participarem de um momento de escuta da leitura do livro Alice vê, criando expectativas sobre as descobertas e as brincadeiras que poderão acontecer ao citar os elementos selecionados e disponibilizados no ambiente. Explicite que a atividade acontecerá em pequenos gruposde aproximadamente cinco bebês. Oriente a turma para que permaneça nas interações em sala enquanto acontece o rodízio de bebês. É essencial a presença de um segundo adulto nesses momentos devido aos processos a serem realizados, garantindo que todos os bebês disponham de apoio necessário. Convide o primeiro pequeno grupo a se deslocar até o local preparado e auxilie todos no deslocamento, principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção.


2

Viabilize situações de exploração espontânea e apoie as iniciativas de investigação do pequeno grupo em relação aos elementos que compõe o ambiente, permitindo que os bebês folheiem o livro Alice vê, brinquem com o boneco de massinha caseira, analisem os outros suportes de leitura, manipulem a diversidade de massinhas, interajam com o espelhoao brincar com seus reflexos e troquem de lugar as almofadas disponibilizadas. Incentive a manipulação e a observação atenta dos materiais ofertados, propiciando divertidas descobertas de possibilidades a serem compartilhadas com os colegas. Após esse momento, convide os bebês do pequeno grupo para se acomodar confortavelmente em um canto do espaço, explicitando que apresentará o livro Alice vê. Posicione os bebês desse pequeno grupo bem próximo de você, acolhendo-os no colo ou lado a lado, de modo que eles possam segurar o livro e virar as páginas (caso já consigam realizar essa ação).


3

Inicie a leitura do livro com os bebês explorando a capa, apresentando a personagem, citando o nome do autor e do ilustrador. Gesticule, use diferentes entonações de voz e pronuncie lentamente as palavras para que eles apreciem a narrativa. Faça as pausas necessárias para que possam interagir com o momento. Durante a leitura, traga os bebês para o centro da história apoiando suas ações e significando seus gestos, valorizando assim suas formas de expressão e de comunicação acerca do enredo apresentado. Finalize a leitura do livro relacionando a história com a experimentação dos cantos de explorações. Incentive o pequeno grupo a se relacionar com o ambiente assim como demonstrado no livro pela personagem, por meio da observação e dos sentidos. Neste momento, utilize um dos materiais indicados no Conteúdo Sugerido e cante uma parlenda e /ou coloque uma música para que os bebês possam também interagir por meio dos sons e dos ritmos.

Possíveis ações da criança neste momento: Durante a leitura, os bebês podem querer pegar o livro e virar as páginas. Eles podem buscar uma comunicação com a personagem ou imitar as ações do professor, cada um a seu modo, reconhecendo-se como parte da narrativa. Podem ainda interagir com o professor e com os colegas ao comunicarem suas descobertas.


Para finalizar:

Permita que o pequeno grupo continue explorando o ambiente após a leitura e sinalize que em breve a brincadeira será encerrada, indicando o que será feito posteriormente, como por exemplo, o retorno à sala de referência. A previsibilidade contribui para a transição de momentos e etapas subsequentes. Avise novamente sobre o término da atividade e convide os bebês para colaborar com a organização dos materiais. Cante uma música que marque os momentos de arrumação e finalização de atividades. Retorne ao grande grupo incentivando os bebês a brincar com os recursos da sala. Faça o convite a outro pequeno grupo de aproximadamente cinco bebês e repita a proposta de atividade fazendo os rodízios dos grupos até que contemple todos os bebês da turma.

Desdobramentos

Nesta faixa etária os bebês necessitam da repetição para dar continuidade às ações exploratórias, desse modo, esta atividade deverá ser realizada diversas vezes durante o ano. Coloque os materiais utilizados na sala de referência e faça a leitura do livro em outros momentos do cotidiano. Assim os bebês poderão brincar e apreciar o enredo dele novamente. Troque a obra principal e os recursos de caracterização para desenvolver a proposta com outra temática.

Engajando as famílias

Para que as famílias se envolvam e valorizem as leituras de histórias, prepare um varal com algumas fotografias que fazem parte dos registros pedagógicos. Utilize barbante ou corda de nylon para confeccioná-lo. Coloque as fotos intercaladas com breves relatos de situações que você observou durante a atividade. Disponha o varal próximo à sala de referência, para que fique acessível à apreciação das famílias, funcionários e crianças da escola.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano