15568
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de resenha crítica escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre produção de resenha crítica escrita.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Produção de resenha crítica escrita

Finalidade da aula: Produção de texto utilizando os conhecimentos sobre  estrutura composicional do gênero, progressão temática, recursos coesivos, paragrafação e convenções da escrita

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resenha crítica

Objeto(s) do conhecimento: Planejamento e produção de texto / Escrita colaborativa Progressão temática, paragrafação e forma e composição de texto / Coesão e articuladores / Convenções da escrita

Prática de linguagem: Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EFO5LP27, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP15, EF05LP18

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada). O foco desta aula é a produção de uma resenha crítica escrita, utilizando o planejamento feito na aula anterior (P13). Nesta aula é necessário utilizar a tabela elaborada no planejamento da resenha crítica (P13).

Para escrever a resenha crítica é necessário que as duplas articulem as ideias registradas no planejamento e utilizem seus conhecimentos linguísticos para construir um texto coerente, respeitando a organização interna de uma resenha crítica para produzir a primeira versão do texto.

 

Segundo DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F., em seu livro Produção escrita e dificuldades de aprendizagem, há operações centrais na produção textual: contextualização (adaptação à situação comunicativa); desenvolvimento dos conteúdos temáticos em função do gênero (elaboração e tratamento dos conteúdos temáticos); planificação (organização do texto em partes ao mesmo tempo separadas e articuladas); textualização (utilização dos recursos da língua, como pontuação, parágrafos, organizadores textuais, marcadores coesivos); releitura, revisão e reescrita de textos (momento em que o autor retoma o texto para melhorá-lo). Para produzir a resenha crítica planejada, as operações em foco são planificação e textualização.

 

Materiais necessários:

Planejamento de resenha crítica escrita feito na aula anterior - P13.

Caderno ou folhas de fichário para escrever o texto.

 

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

 

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar o texto considerando o que foi planejado.

 

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.


Código: LPO5_01SQA14

(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF05LP18) Roteirizar, produzir e editar vídeo para vlogs argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas