15568
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de resenha crítica escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre produção de resenha crítica escrita.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada). O foco desta aula é a produção de uma resenha crítica escrita, utilizando o planejamento feito na aula anterior (P13). Nesta aula é necessário utilizar a tabela elaborada no planejamento da resenha crítica (P13).

Para escrever a resenha crítica é necessário que as duplas articulem as ideias registradas no planejamento e utilizem seus conhecimentos linguísticos para construir um texto coerente, respeitando a organização interna de uma resenha crítica para produzir a primeira versão do texto.

Segundo DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F., em seu livro Produção escrita e dificuldades de aprendizagem, há operações centrais na produção textual: contextualização (adaptação à situação comunicativa); desenvolvimento dos conteúdos temáticos em função do gênero (elaboração e tratamento dos conteúdos temáticos); planificação (organização do texto em partes ao mesmo tempo separadas e articuladas); textualização (utilização dos recursos da língua, como pontuação, parágrafos, organizadores textuais, marcadores coesivos); releitura, revisão e reescrita de textos (momento em que o autor retoma o texto para melhorá-lo). Para produzir a resenha crítica planejada, as operações em foco são planificação e textualização.

Materiais necessários:

Planejamento de resenha crítica escrita feito na aula anterior - P13.

Caderno ou folhas de fichário para escrever o texto.

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar o texto considerando o que foi planejado.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas (as mesmas duplas que fizeram o planejamento) para facilitar a troca de ideias durante a produção da resenha crítica.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles utilizarão a tabela de planejamento da resenha crítica, elaborada na aula anterior, para produzir o texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas, para facilitar a troca de ideias durante o planejamento da produção da resenha crítica escrita.
  • Retome com a turma a importância do planejamento do texto que eles fizeram na aula anterior e diga-lhes que o planejamento servirá de base para a produção da resenha crítica que será feita nesta aula.
  • Peça que que as duplas tenham em mãos o seu planejamento e retome oralmente os itens que foram discutidos e preparados na aula anterior.
  • Registre no quadro os itens do planejamento do texto.
  • Propósito da resenha crítica. Oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas.
  • Quem escreve para quem? Alunos do 5° ano escrevem para o público que forma a comunidade escolar: Alunos, professores, funcionários e familiares.
  • Material resenhado. Livro infantil ou infantojuvenil.
  • Apresentação do material.
  • Argumentos favoráveis.
  • Argumentos desfavoráveis.
  • Indicação ou refutação do material.
  • Onde o texto será divulgado? Nos espaços de circulação de público, no âmbito da escola.
  • Como vai dizer o que planejou?
  • Mantenha em local visível na sala de aula o registro da retomada desses itens. É importante que esses itens fiquem visíveis para que, durante a produção escrita de seus textos, os alunos recorram a eles sempre que necessitarem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Solicite às duplas que escrevam o texto no caderno ou em uma folha de fichário. Oriente-as a consultar a tabela de planejamento da resenha crítica elaborada na aula anterior para que, ao escrever as partes do texto e articulá-las entre si, considerem a forma de composição do gênero resenha crítica e o objetivo do texto.
  • Durante a realização da atividade, circule pela sala; caso perceba que os alunos estão com alguma dificuldade para organizar a resenha crítica, articular as partes do texto considerando a forma de composição da resenha crítica (apresentação do material resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis, indicação ou refutação do material) e lançar mão dos recursos linguísticos estudados para organizar a resenha crítica, oriente cada dupla a retomar seu conhecimento sobre esse gênero textual e reler os registros feitos no planejamento. A resenha crítica é um texto argumentativo, por isso, é necessário que os alunos retomem seus conhecimentos sobre as palavras que serão escolhidas para organizar a sequência de argumentação que vai embasar a opinião dos autores sobre o material resenhado, e convencer o leitor a conhecer o produto objeto da resenha. Na argumentação poderão ser usadas palavras como: mas, no entanto, assim, então, pois, por isso, porém, entre outras que desempenham a função de articular os argumentos apresentados.
  • Incentive as duplas a trocarem ideias, pois a interação é importante para os alunos testarem hipóteses de como escrever o que foi planejado para que o texto tenha o sentido que pretendem. A produção de um texto exige a mobilização de múltiplos conhecimentos: forma de composição do texto, convenções da escrita, pontuação, paragrafação, organização da argumentação, relação entre os parágrafos, progressão temática, coesão. Enfim, a tarefa de produzir um texto é complexa e a troca de ideias entre os componentes da dupla, juntamente com o auxílio do professor, contribuem para que os alunos melhorem seu desempenho a cada produção escrita (tenha em mente que, nesta aula, os alunos produzirão a primeira versão de sua resenha crítica, cujo aprimoramento necessitará de reescritas posteriores).
  • Oriente os alunos a lerem os trechos já produzidos por eles e auxilie a dupla a verificar se o texto está ficando como pensaram no planejamento e se podem prosseguir nesse caminho; caso percebam que o texto não está ficando como tinham imaginado, é momento de orientá-los a retomar o planejamento e reorganizar as ideias.
  • Caso a turma não termine esse processo de produção escrita nesta aula, dê continuidade a esse trabalho na próxima aula, antes da etapa de edição, revisão e formatação do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a registrarem, individualmente, o que sabem fazer sozinhos e o que sabem fazer com a ajuda de alguém quando produzem um texto. Esse momento é importante porque permite que o aluno se conscientize de seus progressos e suas necessidades de aprendizagem. A consciência do saber adquirido e do que ainda falta adquirir contribui para gerar necessidade de aprender mais e isso impulsiona o estudante na busca do conhecimento. Mesmo que a turma ainda não tenha terminado a etapa de produção escrita, é possível fazer o fechamento desta aula.
  • Explique aos alunos que a próxima aula será destinada para a edição/revisão/formatação do texto que produziram. Caso a turma não tenha concluído a escrita do texto, reserve um momento na próxima aula para que concluam o texto, antes das etapas de edição, revisão e formatação do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada). O foco desta aula é a produção de uma resenha crítica escrita, utilizando o planejamento feito na aula anterior (P13). Nesta aula é necessário utilizar a tabela elaborada no planejamento da resenha crítica (P13).

Para escrever a resenha crítica é necessário que as duplas articulem as ideias registradas no planejamento e utilizem seus conhecimentos linguísticos para construir um texto coerente, respeitando a organização interna de uma resenha crítica para produzir a primeira versão do texto.

Segundo DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F., em seu livro Produção escrita e dificuldades de aprendizagem, há operações centrais na produção textual: contextualização (adaptação à situação comunicativa); desenvolvimento dos conteúdos temáticos em função do gênero (elaboração e tratamento dos conteúdos temáticos); planificação (organização do texto em partes ao mesmo tempo separadas e articuladas); textualização (utilização dos recursos da língua, como pontuação, parágrafos, organizadores textuais, marcadores coesivos); releitura, revisão e reescrita de textos (momento em que o autor retoma o texto para melhorá-lo). Para produzir a resenha crítica planejada, as operações em foco são planificação e textualização.

Materiais necessários:

Planejamento de resenha crítica escrita feito na aula anterior - P13.

Caderno ou folhas de fichário para escrever o texto.

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar o texto considerando o que foi planejado.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas (as mesmas duplas que fizeram o planejamento) para facilitar a troca de ideias durante a produção da resenha crítica.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles utilizarão a tabela de planejamento da resenha crítica, elaborada na aula anterior, para produzir o texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas, para facilitar a troca de ideias durante o planejamento da produção da resenha crítica escrita.
  • Retome com a turma a importância do planejamento do texto que eles fizeram na aula anterior e diga-lhes que o planejamento servirá de base para a produção da resenha crítica que será feita nesta aula.
  • Peça que que as duplas tenham em mãos o seu planejamento e retome oralmente os itens que foram discutidos e preparados na aula anterior.
  • Registre no quadro os itens do planejamento do texto.
  • Propósito da resenha crítica. Oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas.
  • Quem escreve para quem? Alunos do 5° ano escrevem para o público que forma a comunidade escolar: Alunos, professores, funcionários e familiares.
  • Material resenhado. Livro infantil ou infantojuvenil.
  • Apresentação do material.
  • Argumentos favoráveis.
  • Argumentos desfavoráveis.
  • Indicação ou refutação do material.
  • Onde o texto será divulgado? Nos espaços de circulação de público, no âmbito da escola.
  • Como vai dizer o que planejou?
  • Mantenha em local visível na sala de aula o registro da retomada desses itens. É importante que esses itens fiquem visíveis para que, durante a produção escrita de seus textos, os alunos recorram a eles sempre que necessitarem.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Solicite às duplas que escrevam o texto no caderno ou em uma folha de fichário. Oriente-as a consultar a tabela de planejamento da resenha crítica elaborada na aula anterior para que, ao escrever as partes do texto e articulá-las entre si, considerem a forma de composição do gênero resenha crítica e o objetivo do texto.
  • Durante a realização da atividade, circule pela sala; caso perceba que os alunos estão com alguma dificuldade para organizar a resenha crítica, articular as partes do texto considerando a forma de composição da resenha crítica (apresentação do material resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis, indicação ou refutação do material) e lançar mão dos recursos linguísticos estudados para organizar a resenha crítica, oriente cada dupla a retomar seu conhecimento sobre esse gênero textual e reler os registros feitos no planejamento. A resenha crítica é um texto argumentativo, por isso, é necessário que os alunos retomem seus conhecimentos sobre as palavras que serão escolhidas para organizar a sequência de argumentação que vai embasar a opinião dos autores sobre o material resenhado, e convencer o leitor a conhecer o produto objeto da resenha. Na argumentação poderão ser usadas palavras como: mas, no entanto, assim, então, pois, por isso, porém, entre outras que desempenham a função de articular os argumentos apresentados.
  • Incentive as duplas a trocarem ideias, pois a interação é importante para os alunos testarem hipóteses de como escrever o que foi planejado para que o texto tenha o sentido que pretendem. A produção de um texto exige a mobilização de múltiplos conhecimentos: forma de composição do texto, convenções da escrita, pontuação, paragrafação, organização da argumentação, relação entre os parágrafos, progressão temática, coesão. Enfim, a tarefa de produzir um texto é complexa e a troca de ideias entre os componentes da dupla, juntamente com o auxílio do professor, contribuem para que os alunos melhorem seu desempenho a cada produção escrita (tenha em mente que, nesta aula, os alunos produzirão a primeira versão de sua resenha crítica, cujo aprimoramento necessitará de reescritas posteriores).
  • Oriente os alunos a lerem os trechos já produzidos por eles e auxilie a dupla a verificar se o texto está ficando como pensaram no planejamento e se podem prosseguir nesse caminho; caso percebam que o texto não está ficando como tinham imaginado, é momento de orientá-los a retomar o planejamento e reorganizar as ideias.
  • Caso a turma não termine esse processo de produção escrita nesta aula, dê continuidade a esse trabalho na próxima aula, antes da etapa de edição, revisão e formatação do texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a registrarem, individualmente, o que sabem fazer sozinhos e o que sabem fazer com a ajuda de alguém quando produzem um texto. Esse momento é importante porque permite que o aluno se conscientize de seus progressos e suas necessidades de aprendizagem. A consciência do saber adquirido e do que ainda falta adquirir contribui para gerar necessidade de aprender mais e isso impulsiona o estudante na busca do conhecimento. Mesmo que a turma ainda não tenha terminado a etapa de produção escrita, é possível fazer o fechamento desta aula.
  • Explique aos alunos que a próxima aula será destinada para a edição/revisão/formatação do texto que produziram. Caso a turma não tenha concluído a escrita do texto, reserve um momento na próxima aula para que concluam o texto, antes das etapas de edição, revisão e formatação do texto.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP27 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano