Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada). O foco desta aula é a produção de uma resenha crítica escrita, utilizando o planejamento feito na aula anterior (P13). Nesta aula é necessário utilizar a tabela elaborada no planejamento da resenha crítica (P13).
Para escrever a resenha crítica é necessário que as duplas articulem as ideias registradas no planejamento e utilizem seus conhecimentos linguísticos para construir um texto coerente, respeitando a organização interna de uma resenha crítica para produzir a primeira versão do texto.
Segundo DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F., em seu livro Produção escrita e dificuldades de aprendizagem, há operações centrais na produção textual: contextualização (adaptação à situação comunicativa); desenvolvimento dos conteúdos temáticos em função do gênero (elaboração e tratamento dos conteúdos temáticos); planificação (organização do texto em partes ao mesmo tempo separadas e articuladas); textualização (utilização dos recursos da língua, como pontuação, parágrafos, organizadores textuais, marcadores coesivos); releitura, revisão e reescrita de textos (momento em que o autor retoma o texto para melhorá-lo). Para produzir a resenha crítica planejada, as operações em foco são planificação e textualização.
Materiais necessários:
Planejamento de resenha crítica escrita feito na aula anterior - P13.
Caderno ou folhas de fichário para escrever o texto.
Informações sobre o gênero:
A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar o texto considerando o que foi planejado.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.
NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:
http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas (as mesmas duplas que fizeram o planejamento) para facilitar a troca de ideias durante a produção da resenha crítica.
- Explique aos alunos que nesta aula eles utilizarão a tabela de planejamento da resenha crítica, elaborada na aula anterior, para produzir o texto.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Mantenha os alunos organizados em duplas, para facilitar a troca de ideias durante o planejamento da produção da resenha crítica escrita.
- Retome com a turma a importância do planejamento do texto que eles fizeram na aula anterior e diga-lhes que o planejamento servirá de base para a produção da resenha crítica que será feita nesta aula.
- Peça que que as duplas tenham em mãos o seu planejamento e retome oralmente os itens que foram discutidos e preparados na aula anterior.
- Registre no quadro os itens do planejamento do texto.
- Propósito da resenha crítica. Oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas.
- Quem escreve para quem? Alunos do 5° ano escrevem para o público que forma a comunidade escolar: Alunos, professores, funcionários e familiares.
- Material resenhado. Livro infantil ou infantojuvenil.
- Apresentação do material.
- Argumentos favoráveis.
- Argumentos desfavoráveis.
- Indicação ou refutação do material.
- Onde o texto será divulgado? Nos espaços de circulação de público, no âmbito da escola.
- Como vai dizer o que planejou?
- Mantenha em local visível na sala de aula o registro da retomada desses itens. É importante que esses itens fiquem visíveis para que, durante a produção escrita de seus textos, os alunos recorram a eles sempre que necessitarem.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Solicite às duplas que escrevam o texto no caderno ou em uma folha de fichário. Oriente-as a consultar a tabela de planejamento da resenha crítica elaborada na aula anterior para que, ao escrever as partes do texto e articulá-las entre si, considerem a forma de composição do gênero resenha crítica e o objetivo do texto.
- Durante a realização da atividade, circule pela sala; caso perceba que os alunos estão com alguma dificuldade para organizar a resenha crítica, articular as partes do texto considerando a forma de composição da resenha crítica (apresentação do material resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis, indicação ou refutação do material) e lançar mão dos recursos linguísticos estudados para organizar a resenha crítica, oriente cada dupla a retomar seu conhecimento sobre esse gênero textual e reler os registros feitos no planejamento. A resenha crítica é um texto argumentativo, por isso, é necessário que os alunos retomem seus conhecimentos sobre as palavras que serão escolhidas para organizar a sequência de argumentação que vai embasar a opinião dos autores sobre o material resenhado, e convencer o leitor a conhecer o produto objeto da resenha. Na argumentação poderão ser usadas palavras como: mas, no entanto, assim, então, pois, por isso, porém, entre outras que desempenham a função de articular os argumentos apresentados.
- Incentive as duplas a trocarem ideias, pois a interação é importante para os alunos testarem hipóteses de como escrever o que foi planejado para que o texto tenha o sentido que pretendem. A produção de um texto exige a mobilização de múltiplos conhecimentos: forma de composição do texto, convenções da escrita, pontuação, paragrafação, organização da argumentação, relação entre os parágrafos, progressão temática, coesão. Enfim, a tarefa de produzir um texto é complexa e a troca de ideias entre os componentes da dupla, juntamente com o auxílio do professor, contribuem para que os alunos melhorem seu desempenho a cada produção escrita (tenha em mente que, nesta aula, os alunos produzirão a primeira versão de sua resenha crítica, cujo aprimoramento necessitará de reescritas posteriores).
- Oriente os alunos a lerem os trechos já produzidos por eles e auxilie a dupla a verificar se o texto está ficando como pensaram no planejamento e se podem prosseguir nesse caminho; caso percebam que o texto não está ficando como tinham imaginado, é momento de orientá-los a retomar o planejamento e reorganizar as ideias.
- Caso a turma não termine esse processo de produção escrita nesta aula, dê continuidade a esse trabalho na próxima aula, antes da etapa de edição, revisão e formatação do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a registrarem, individualmente, o que sabem fazer sozinhos e o que sabem fazer com a ajuda de alguém quando produzem um texto. Esse momento é importante porque permite que o aluno se conscientize de seus progressos e suas necessidades de aprendizagem. A consciência do saber adquirido e do que ainda falta adquirir contribui para gerar necessidade de aprender mais e isso impulsiona o estudante na busca do conhecimento. Mesmo que a turma ainda não tenha terminado a etapa de produção escrita, é possível fazer o fechamento desta aula.
- Explique aos alunos que a próxima aula será destinada para a edição/revisão/formatação do texto que produziram. Caso a turma não tenha concluído a escrita do texto, reserve um momento na próxima aula para que concluam o texto, antes das etapas de edição, revisão e formatação do texto.