15566
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de resenha crítica escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre planejar uma resenha crítica, considerando a situação comunicativa, os interlocutores e a finalidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Planejamento de resenha crítica escrita

Finalidade da aula: Planejar uma resenha crítica, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, o propósito, a circulação, o suporte, a linguagem, organização e forma do texto

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resenha crítica

Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto

Prática de linguagem: Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada e autônoma). O foco desta aula é o planejamento de resenha crítica escrita, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.

Esta aula pressupõe que os alunos tenham conhecimento sobre o gênero resenha crítica, como a forma de composição do gênero (apresentação do material a ser resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis e indicação/refutação do produto objeto da resenha crítica) e sobre a importância da argumentação na persuasão do leitor. O aluno necessitará mobilizar esses conhecimentos para planejar e produzir sua resenha crítica escrita, construir argumentos para defender sua opinião sobre o produto resenhado e organizar seu texto atendendo à estrutura composicional própria desse gênero.

 

Materiais necessários:

Telão e computador para apresentar a proposta aos alunos. Na falta desses equipamentos, é possível desenvolver a proposta desta aula utilizando o quadro da sala de aula. Os alunos podem registrar seu planejamento no caderno ou em folhas de fichário.

 

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

 

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar a sequência da argumentação na resenha crítica e para planejar o texto considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto) e a linguagem a ser utilizada.

 

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.


Código: LPO5_01SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas