15566
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de resenha crítica escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre planejar uma resenha crítica, considerando a situação comunicativa, os interlocutores e a finalidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação: WhatsApp.

- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meets e Hangouts;
Livros infantis e infantojuvenis em PDF.

Introdução: Resenha crítica escrita
Encaminhe para os alunos uma orientação sobre a atividade do dia por meio de vídeo, áudio ou mensagem de texto. Retome o conceito de resenha crítica e a função da argumentação. Explicite para os alunos que eles deverão planejar a produção de uma resenha escrita. Solicite que tenham em mãos suas notas sobre resenha crítica. Caso você não esteja usando a sequência completa, envie aos alunos uma pequena síntese, em texto ou em vídeo, sobre a resenha crítica, dando ênfase ao papel da argumentação.

Desenvolvimento
Nas orientações, ressalte a importância do planejamento do texto para garantir uma boa produção. Siga as orientações do Desenvolvimento do plano. Envie aos alunos o roteiro do planejamento do texto, proposto no Desenvolvimento do plano de aula, e complemente-o com as orientações que explicam cada tópico. Caso seja possível, pode realizar uma chamada de vídeo com os alunos, usando ferramentas como WhatsApp, Google Meets ou outra de sua preferência, para dialogar com a turma e orientá-la sobre o planejamento o texto. Proponha que cada aluno escolha um livro de literatura infantil ou infatojuvenil de sua preferência para escrever a resenha. É indicado que o professor envie algumas possibilidades de livros em PDF, antecipadamente, para que os alunos tenham opções para escolha, uma vez que esse recurso pode ser limitado em suas casas. Oriente os alunos a planejar o texto preenchendo o roteiro de planejamento do texto proposto no slide do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha que guardem o planejamento do texto para usar durante a produção.

Fechamento
Proponha aos alunos que escrevam uma nota sobre o que aprenderam sobre o planejamento para a produção de uma resenha escrita. Os alunos podem enviar a nota ao professor, para que seja usada como dispositivo de avaliação formativa.

Convite às famílias
Proponha aos alunos quem convidem seus familiares para ler juntos o livro que será resenhado. É uma boa situação para contribuir com a rotina familiar e ajudar o aluno a recuperar o conteúdo do texto que irá resenhar.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_01SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas