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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de resenha crítica escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre planejar uma resenha crítica, considerando a situação comunicativa, os interlocutores e a finalidade.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada e autônoma). O foco desta aula é o planejamento de resenha crítica escrita, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.

Esta aula pressupõe que os alunos tenham conhecimento sobre o gênero resenha crítica, como a forma de composição do gênero (apresentação do material a ser resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis e indicação/refutação do produto objeto da resenha crítica) e sobre a importância da argumentação na persuasão do leitor. O aluno necessitará mobilizar esses conhecimentos para planejar e produzir sua resenha crítica escrita, construir argumentos para defender sua opinião sobre o produto resenhado e organizar seu texto atendendo à estrutura composicional própria desse gênero.

Materiais necessários:

Telão e computador para apresentar a proposta aos alunos. Na falta desses equipamentos, é possível desenvolver a proposta desta aula utilizando o quadro da sala de aula. Os alunos podem registrar seu planejamento no caderno ou em folhas de fichário.

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar a sequência da argumentação na resenha crítica e para planejar o texto considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto) e a linguagem a ser utilizada.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante o desenvolvimento da atividade.
  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão o planejamento de uma resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil para ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola com o objetivo de oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas, para facilitar a troca de ideias durante o planejamento da produção da resenha crítica escrita.
  • Retome com os alunos o que eles já sabem sobre esse gênero textual. Espera-se que os alunos saibam que a resenha crítica é um gênero textual argumentativo em que o autor apresenta o material resenhado, faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto (filme, livro, brinquedo, programa de televisão, jogos, séries), com o objetivo de convencer o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Para facilitar a visualização dos aspectos relacionados à forma de composição do gênero resenha crítica, retome as atividades desenvolvidas nos planos 4, 5 e 6 desta sequência de atividades. Outra opção é registrar os aspectos relacionados à forma de composição do gênero resenha crítica no quadro ou em um cartaz e deixar esse registro exposto durante a realização do planejamento para os alunos consultarem sempre que sentirem necessidade de esclarecer alguma dúvida. Importante: a resenha crítica traz uma apresentação do material a ser resenhado, avaliação do material com argumentos favoráveis e desfavoráveis e indicação ou refutação do material.
  • Retome com a turma o fato de que, no gênero “resenha crítica”, a argumentação é indispensável para fundamentar a opinião de quem escreve e persuadir o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles farão o planejamento de uma resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil para ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola e que, para isso, será necessário que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre esse gênero textual. A resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil deve ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola com o objetivo de oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas. A divulgação da resenha crítica é importante para que o texto produzido pelos alunos cumpra sua função social de orientar o leitor na escolha e decisão de conhecer determinado produto cultural, além de inserir os alunos nas práticas comunicativas comuns fora da escola. Veja que esse texto não deve ser feito apenas para que você o leia e o corrija, ele deve estar inserido em uma situação real de comunicação escrita.
  • Converse com os alunos sobre a importância da etapa de planejamento da produção escrita, pois esse é o momento em que eles organizarão suas ideias, considerando o objetivo da resenha crítica, o público leitor e os meios de divulgação do texto.
  • Oriente os alunos a registrarem o planejamento da resenha crítica no caderno, observando os seguintes tópicos:
  • Propósito da resenha crítica: Por que escrever esse texto? É importante que os alunos tenham clareza do propósito do texto, que é expressar opinião sobre determinado livro que os alunos tenham lido, com o objetivo de divulgar sua opinião sobre esse livro e convencerem outros alunos da escola a conhecerem, na íntegra, a obra resenhada.
  • Situação comunicativa: Quem escreve para quem? As duplas precisam definir para quem será feito o texto, pois, a partir da definição do público a quem se destina a resenha crítica, outras escolhas serão feitas, como a linguagem utilizada no texto, por exemplo.
  • Escolha do material que será resenhado: É importante que o material resenhado (livro) seja do campo de interesse do público a quem se dirige a resenha crítica e que os dois integrantes da dupla conheçam o material objeto da resenha. Após a escolha do livro, é importante que as duplas façam uma breve pesquisa sobre informações importantes que serão utilizadas na resenha crítica. Exemplos: autor, editora, ilustrador. É importante que as duplas registrem as informações pesquisadas para que possam utilizá-las no momento da produção da resenha crítica escrita.
  • A apresentação do material: É importante fazer uma breve descrição do material resenhado para que o leitor tenha uma ideia do produto e depois procure conhecer a obra na íntegra, se desejar.
  • Argumentação: Argumentos favoráveis e desfavoráveis são indispensáveis para persuadir o leitor da resenha crítica. A construção da argumentação é necessária para que o texto cumpra a função de convencer o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Além disso, é uma oportunidade para o aluno aprimorar sua capacidade argumentativa, expressar sua opinião de forma ética e reflexiva, desenvolver sua criticidade e participar ativamente de práticas sociais que envolvem a comunicação escrita dirigida a um grande número de pessoas.
  • Indicação ou refutação da obra resenhada: É necessário que os alunos deixem claro na resenha crítica se indicam ou não o material resenhado. Apresentação do assunto, argumentação, indicação ou refutação são partes da estrutura composicional do gênero resenha crítica, tanto escrita quanto oral.
  • Como dizer o que foi planejado: É preciso definir “como” dizer o que planejou, como será a linguagem utilizada no texto, considerando os possíveis leitores e os locais de divulgação do texto.
  • Onde o texto será divulgado: O texto pode ser divulgado no espaço escolar como murais, corredores, pátio, biblioteca.

Se a escola tiver um blog ou site, os alunos poderão divulgar a resenha crítica escrita no ambiente digital também, se desejarem. Nesse caso, a situação comunicativa mudará, pois o grupo de possíveis leitores não ficará restrito à comunidade escolar; atente para o fato de que, mudando a situação comunicativa, os alunos deverão levar em conta essa modificação no momento de produzirem o texto.

  • Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe as discussões das duplas e verifique se estão contemplando a forma de composição do gênero resenha crítica. Se for necessário, oriente cada dupla a completar ou refazer trechos do planejamento. Evite dizer dizer que está errado o que fizeram, prefira convidá-los a pensar junto com você sobre as partes que compõem uma resenha crítica escrita, relembre trechos de resenhas já trabalhadas em aulas anteriores para exemplificar a sua intervenção.
  • Reserve um momento para que as duplas socializem com a turma as ideias registradas no planejamento. Essa socialização é importante, porque permite que os alunos troquem sugestões que podem contribuir para tornar melhor o seu texto (e o do colega); além disso, essa troca favorece o desenvolvimento intelectual de todos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Reserve um momento para que os alunos registrem, individualmente o que aprenderam na aula de hoje.
  • Oriente os alunos a fazerem o registro no caderno. A etapa de fechamento da aula é importante para que os alunos reflitam sobre seus conhecimentos e os registrem, para que possam utilizá-los em outros momentos, sempre que for necessário. Além disso, registrar o que aprendeu é uma oportunidade para que o aluno, ao mesmo tempo em que desenvolve a habilidade de registrar respostas bem planejadas e refletidas, tome consciência do conhecimento adquirido.
  • Oriente os alunos a guardarem os registros feitos durante o planejamento da resenha crítica escrita para que possam utilizá-los no momento em que forem escrever o texto (na próxima aula). O material produzido pelos alunos nesta aula (P13) será a base para o desenvolvimento da próxima aula (P14).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada e autônoma). O foco desta aula é o planejamento de resenha crítica escrita, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.

Esta aula pressupõe que os alunos tenham conhecimento sobre o gênero resenha crítica, como a forma de composição do gênero (apresentação do material a ser resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis e indicação/refutação do produto objeto da resenha crítica) e sobre a importância da argumentação na persuasão do leitor. O aluno necessitará mobilizar esses conhecimentos para planejar e produzir sua resenha crítica escrita, construir argumentos para defender sua opinião sobre o produto resenhado e organizar seu texto atendendo à estrutura composicional própria desse gênero.

Materiais necessários:

Telão e computador para apresentar a proposta aos alunos. Na falta desses equipamentos, é possível desenvolver a proposta desta aula utilizando o quadro da sala de aula. Os alunos podem registrar seu planejamento no caderno ou em folhas de fichário.

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar a sequência da argumentação na resenha crítica e para planejar o texto considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto) e a linguagem a ser utilizada.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante o desenvolvimento da atividade.
  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão o planejamento de uma resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil para ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola com o objetivo de oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas, para facilitar a troca de ideias durante o planejamento da produção da resenha crítica escrita.
  • Retome com os alunos o que eles já sabem sobre esse gênero textual. Espera-se que os alunos saibam que a resenha crítica é um gênero textual argumentativo em que o autor apresenta o material resenhado, faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto (filme, livro, brinquedo, programa de televisão, jogos, séries), com o objetivo de convencer o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Para facilitar a visualização dos aspectos relacionados à forma de composição do gênero resenha crítica, retome as atividades desenvolvidas nos planos 4, 5 e 6 desta sequência de atividades. Outra opção é registrar os aspectos relacionados à forma de composição do gênero resenha crítica no quadro ou em um cartaz e deixar esse registro exposto durante a realização do planejamento para os alunos consultarem sempre que sentirem necessidade de esclarecer alguma dúvida. Importante: a resenha crítica traz uma apresentação do material a ser resenhado, avaliação do material com argumentos favoráveis e desfavoráveis e indicação ou refutação do material.
  • Retome com a turma o fato de que, no gênero “resenha crítica”, a argumentação é indispensável para fundamentar a opinião de quem escreve e persuadir o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles farão o planejamento de uma resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil para ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola e que, para isso, será necessário que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre esse gênero textual. A resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil deve ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola com o objetivo de oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas. A divulgação da resenha crítica é importante para que o texto produzido pelos alunos cumpra sua função social de orientar o leitor na escolha e decisão de conhecer determinado produto cultural, além de inserir os alunos nas práticas comunicativas comuns fora da escola. Veja que esse texto não deve ser feito apenas para que você o leia e o corrija, ele deve estar inserido em uma situação real de comunicação escrita.
  • Converse com os alunos sobre a importância da etapa de planejamento da produção escrita, pois esse é o momento em que eles organizarão suas ideias, considerando o objetivo da resenha crítica, o público leitor e os meios de divulgação do texto.
  • Oriente os alunos a registrarem o planejamento da resenha crítica no caderno, observando os seguintes tópicos:
  • Propósito da resenha crítica: Por que escrever esse texto? É importante que os alunos tenham clareza do propósito do texto, que é expressar opinião sobre determinado livro que os alunos tenham lido, com o objetivo de divulgar sua opinião sobre esse livro e convencerem outros alunos da escola a conhecerem, na íntegra, a obra resenhada.
  • Situação comunicativa: Quem escreve para quem? As duplas precisam definir para quem será feito o texto, pois, a partir da definição do público a quem se destina a resenha crítica, outras escolhas serão feitas, como a linguagem utilizada no texto, por exemplo.
  • Escolha do material que será resenhado: É importante que o material resenhado (livro) seja do campo de interesse do público a quem se dirige a resenha crítica e que os dois integrantes da dupla conheçam o material objeto da resenha. Após a escolha do livro, é importante que as duplas façam uma breve pesquisa sobre informações importantes que serão utilizadas na resenha crítica. Exemplos: autor, editora, ilustrador. É importante que as duplas registrem as informações pesquisadas para que possam utilizá-las no momento da produção da resenha crítica escrita.
  • A apresentação do material: É importante fazer uma breve descrição do material resenhado para que o leitor tenha uma ideia do produto e depois procure conhecer a obra na íntegra, se desejar.
  • Argumentação: Argumentos favoráveis e desfavoráveis são indispensáveis para persuadir o leitor da resenha crítica. A construção da argumentação é necessária para que o texto cumpra a função de convencer o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Além disso, é uma oportunidade para o aluno aprimorar sua capacidade argumentativa, expressar sua opinião de forma ética e reflexiva, desenvolver sua criticidade e participar ativamente de práticas sociais que envolvem a comunicação escrita dirigida a um grande número de pessoas.
  • Indicação ou refutação da obra resenhada: É necessário que os alunos deixem claro na resenha crítica se indicam ou não o material resenhado. Apresentação do assunto, argumentação, indicação ou refutação são partes da estrutura composicional do gênero resenha crítica, tanto escrita quanto oral.
  • Como dizer o que foi planejado: É preciso definir “como” dizer o que planejou, como será a linguagem utilizada no texto, considerando os possíveis leitores e os locais de divulgação do texto.
  • Onde o texto será divulgado: O texto pode ser divulgado no espaço escolar como murais, corredores, pátio, biblioteca.

Se a escola tiver um blog ou site, os alunos poderão divulgar a resenha crítica escrita no ambiente digital também, se desejarem. Nesse caso, a situação comunicativa mudará, pois o grupo de possíveis leitores não ficará restrito à comunidade escolar; atente para o fato de que, mudando a situação comunicativa, os alunos deverão levar em conta essa modificação no momento de produzirem o texto.

  • Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe as discussões das duplas e verifique se estão contemplando a forma de composição do gênero resenha crítica. Se for necessário, oriente cada dupla a completar ou refazer trechos do planejamento. Evite dizer dizer que está errado o que fizeram, prefira convidá-los a pensar junto com você sobre as partes que compõem uma resenha crítica escrita, relembre trechos de resenhas já trabalhadas em aulas anteriores para exemplificar a sua intervenção.
  • Reserve um momento para que as duplas socializem com a turma as ideias registradas no planejamento. Essa socialização é importante, porque permite que os alunos troquem sugestões que podem contribuir para tornar melhor o seu texto (e o do colega); além disso, essa troca favorece o desenvolvimento intelectual de todos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Reserve um momento para que os alunos registrem, individualmente o que aprenderam na aula de hoje.
  • Oriente os alunos a fazerem o registro no caderno. A etapa de fechamento da aula é importante para que os alunos reflitam sobre seus conhecimentos e os registrem, para que possam utilizá-los em outros momentos, sempre que for necessário. Além disso, registrar o que aprendeu é uma oportunidade para que o aluno, ao mesmo tempo em que desenvolve a habilidade de registrar respostas bem planejadas e refletidas, tome consciência do conhecimento adquirido.
  • Oriente os alunos a guardarem os registros feitos durante o planejamento da resenha crítica escrita para que possam utilizá-los no momento em que forem escrever o texto (na próxima aula). O material produzido pelos alunos nesta aula (P13) será a base para o desenvolvimento da próxima aula (P14).
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