15565
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo dos adjetivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre empregar corretamente os adjetivos para caracterizar os substantivos que o acompanham.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Materiais necessários: Cartões de imagens, caixa com tampa, caderno, lápis, borracha, computador, datashow, internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em encontrar adjetivos que caracterizem a imagem observada.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula e conte a eles que aprenderão as regras de um novo jogo para revisar os conhecimentos adquiridos sobre adjetivos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em duas equipes (meninos contra meninas; lado direito contra lado esquerdo; time A contra time B, entre outras possibilidades).
  • Em seguida, apresente aos alunos as regras do Jogo dos adjetivos. Este é um jogo coletivo em que um aluno por vez deverá olhar dentro de uma caixa (pode ser de sapato) e descrever a imagem escondida ali utilizando os melhores adjetivos, para isso você deverá trocar a cada rodada a imagem escondida na caixa, utilizando os diferentes cartões disponibilizados aqui. Quem descobrir o que está escondido deverá levantar a mão para ter sua chance de opinar, caso a resposta esteja correta sua equipe ganha um ponto, caso esteja errado outros alunos poderão levantar a mão para dar seu palpite até que alguém acerte.
  • Cartas bônus: As cartas bônus servem para ajudar os alunos que sentirem dificuldade em falar sobre sua imagem. São elas: Troca de imagem (aqui o aluno poderá trocar a sua imagem por outro cartão de imagens), Ajuda de um membro da minha equipe (poderá escolher algum da sua equipe para visualizar a imagem também e ajudá-lo com adjetivos) ou Dois adjetivos falados pela professora (a professora fala para a sala dois adjetivos que representam a imagem escondida).

Material complementar: Cartas bônus para o jogo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar o jogo com os alunos, dê um exemplo de como deverá seguir a brincadeira. Leia as dicas presentes no slide e deixe que a turma descubra a resposta (Banana).
  • Dê início ao jogo.
  • Escolha um aluno de cada equipe por vez para olhar dentro da caixa e verbalizar os adjetivos que representam a imagem escondida.
  • Vá anotando os pontos das equipes no quadro ou em uma cartolina.
  • Marque em seu material pessoal quais alunos sentiram mais dificuldade em pensar adjetivos para as imagens sorteadas. Dessa forma, poderá retomar com eles se foi por falta de repertório vocabular ou entendimento sobre o que é um adjetivo e sua função.
  • Em uma cartolina que ficará exposta posteriormente na sala escreva os adjetivos que aparecerem durante o jogo. Assim você criará um repertório de adjetivos que poderão ser utilizados pelos alunos em suas produções futuras.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final do jogo questione os alunos sobre quais foram os pontos positivos e os negativos da proposta. Espera-se que os alunos percebam que o jogo contribuiu para a percepção de que os adjetivos são fundamentais quando queremos atribuir propriedades aos substantivos, que sem eles seria impossível descrever uma imagem para que os outros soubessem como ela é. Pode ser também que os alunos verbalizem dificuldades em buscar em seu repertório vocabular pessoal adjetivos que caracterizassem a sua imagem sorteada, mas que o jogo possibilitou um aumento desse repertório.
  • Proponha aos alunos registrar as descobertas e a lista de adjetivos em seu caderno.

Material complementar: Compartilhe com os alunos a história Amarílis da autora Eva Furnari, em que uma irmã descreve para seu irmão, deficiente visual, as páginas dos livros, utilizando para isso fundamentalmente adjetivos.

FURNARI, Eva. Amarílis. São Paulo: Moderna, 2013. (Série do avesso).

Para conhecer uma parte da história veja o vídeo da editora https://www.youtube.com/watch?v=W4SzjrHxC5s e assista com a turma a autora contando sobre o processo de criação dele em https://www.youtube.com/watch?v=TpYo5puJlvY. Acesso em 6 de dezembro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Materiais necessários: Cartões de imagens, caixa com tampa, caderno, lápis, borracha, computador, datashow, internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em encontrar adjetivos que caracterizem a imagem observada.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula e conte a eles que aprenderão as regras de um novo jogo para revisar os conhecimentos adquiridos sobre adjetivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em duas equipes (meninos contra meninas; lado direito contra lado esquerdo; time A contra time B, entre outras possibilidades).
  • Em seguida, apresente aos alunos as regras do Jogo dos adjetivos. Este é um jogo coletivo em que um aluno por vez deverá olhar dentro de uma caixa (pode ser de sapato) e descrever a imagem escondida ali utilizando os melhores adjetivos, para isso você deverá trocar a cada rodada a imagem escondida na caixa, utilizando os diferentes cartões disponibilizados aqui. Quem descobrir o que está escondido deverá levantar a mão para ter sua chance de opinar, caso a resposta esteja correta sua equipe ganha um ponto, caso esteja errado outros alunos poderão levantar a mão para dar seu palpite até que alguém acerte.
  • Cartas bônus: As cartas bônus servem para ajudar os alunos que sentirem dificuldade em falar sobre sua imagem. São elas: Troca de imagem (aqui o aluno poderá trocar a sua imagem por outro cartão de imagens), Ajuda de um membro da minha equipe (poderá escolher algum da sua equipe para visualizar a imagem também e ajudá-lo com adjetivos) ou Dois adjetivos falados pela professora (a professora fala para a sala dois adjetivos que representam a imagem escondida).

Material complementar: Cartas bônus para o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar o jogo com os alunos, dê um exemplo de como deverá seguir a brincadeira. Leia as dicas presentes no slide e deixe que a turma descubra a resposta (Banana).
  • Dê início ao jogo.
  • Escolha um aluno de cada equipe por vez para olhar dentro da caixa e verbalizar os adjetivos que representam a imagem escondida.
  • Vá anotando os pontos das equipes no quadro ou em uma cartolina.
  • Marque em seu material pessoal quais alunos sentiram mais dificuldade em pensar adjetivos para as imagens sorteadas. Dessa forma, poderá retomar com eles se foi por falta de repertório vocabular ou entendimento sobre o que é um adjetivo e sua função.
  • Em uma cartolina que ficará exposta posteriormente na sala escreva os adjetivos que aparecerem durante o jogo. Assim você criará um repertório de adjetivos que poderão ser utilizados pelos alunos em suas produções futuras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final do jogo questione os alunos sobre quais foram os pontos positivos e os negativos da proposta. Espera-se que os alunos percebam que o jogo contribuiu para a percepção de que os adjetivos são fundamentais quando queremos atribuir propriedades aos substantivos, que sem eles seria impossível descrever uma imagem para que os outros soubessem como ela é. Pode ser também que os alunos verbalizem dificuldades em buscar em seu repertório vocabular pessoal adjetivos que caracterizassem a sua imagem sorteada, mas que o jogo possibilitou um aumento desse repertório.
  • Proponha aos alunos registrar as descobertas e a lista de adjetivos em seu caderno.

Material complementar: Compartilhe com os alunos a história Amarílis da autora Eva Furnari, em que uma irmã descreve para seu irmão, deficiente visual, as páginas dos livros, utilizando para isso fundamentalmente adjetivos.

FURNARI, Eva. Amarílis. São Paulo: Moderna, 2013. (Série do avesso).

Para conhecer uma parte da história veja o vídeo da editora https://www.youtube.com/watch?v=W4SzjrHxC5s e assista com a turma a autora contando sobre o processo de criação dele em https://www.youtube.com/watch?v=TpYo5puJlvY. Acesso em 6 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano