10147
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT2_22GRM_02

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Moedas confeccionadas ou encartes prontos;

Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento, na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Aquecimento
O aquecimento deve ser realizado, visto que apresenta uma situação de composição de moedas por meio do “jogo da trilha” que continuará a ser explorado na atividade principal, porém com outras problematizações. A realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 4 e 5, estimular uma conversa com os alunos, para possibilitar a compreensão do jogo, inclusive pode utilizar alguns questionamentos do “Discuta com a turma”. Após perceber que todos compreenderam o funcionamento do jogo, solicite aos alunos a realizarem a leitura e solucionarem no caderno as questões das casas 3, 5, 22, 26 e 31 apresentadas na trilha. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
     - Só existe uma maneira de resolver essas questões?
     - De quais maneiras vocês resolveram?

No momento da resolução, alguns alunos podem recorrer à manipulação de moedas (confeccionadas ou de encartes). No compartilhamento e discussão das respostas, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (lembrando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar, por exemplo, lousa, papel kraft). Importante disponibilizar antecipadamente a imagem das moedas, para impressão, se o aluno tiver possibilidade).

Na aula assíncrona, você pode possibilitar informações sobre o “jogo da trilha” e a atividade proposta nos slides 4 e 5, por texto, fotografias, print, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail e pedir que os alunos deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido. Ressaltando a possibilidade de enviar a imagem para a impressão de moedas, que poderão auxiliar a aprendizagem dos alunos.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas e as imagens de moedas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Atividade principal
A atividade principal deve dar continuidade à atividade apresentada no aquecimento, ou seja, propor uma situação problema utilizando a “trilha”, recorrendo à composição de moedas. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.

Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 6, 7 e 8 (um de cada vez) e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, utilizando suas próprias estratégias. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar as telas dos slides 6, 7 e 8 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.

Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem as possibilidades, você pode apresentar o slide 10 que aborda a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos "Discuta com a turma".

Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slide 10), provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.

Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer aos alunos, através da socialização das resoluções apresentadas, a compreensão da composição de moedas para solucionar situações problema.

Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos compreenderam e realizam composições de moedas para solucionar os problemas propostos. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite, se necessário, o apoio na construção das moedas.
Sugira aos alunos que socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT2_22GRM02

(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas