10147
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

[EF02MA20]  Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

Objetivos específicos

Resolver situações - problema envolvendo decomposição de moedas.

Conceito-chave

Situações-problema, decomposição de valores de moedas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Cartolina, hidrocor;
  • Moedas impressas;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Projetor.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para realizar as atividades propostas, é necessário retomar o conceito de composição de valores envolvendo moedas. Anote as ideias deles e construa conjuntamente o conceito. O conceito deve contemplar a ideia de que podemos juntar os valores que são representados pelas moedas para formar outros valores. Em seguida, escreva no quadro o conceito e afixe na parede. Expor o que é construído por eles na sala é uma atitude importante para aprendizagem, pois eles percebem que aquele conhecimento não foi imposto, mas sim, construído por eles. Neste caso, trata-se de expor um conceito que eles já sabem, porém, a ideia é retomar este conhecimento e deixá-lo acessível a todos. Em seguida, informe que eles irão conhecer um jogo de trilha.

Propósito: Retomar atividades de composição de valores do sistema monetário.

Discuta com a turma: Oralmente, questione com a turma:

  • Quem pode me dizer o que significa compor valores?
  • Alguém pode me dizer um exemplo de composição envolvendo moedas?
  • Se a gente juntar as moedas: 10 centavos + 5 centavos , qual o valor encontramos? (você pode mostrar as moedas sem necessariamente falar o valor)

Retomada - Slide ( 3,4,5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Convide os alunos a resolverem às questões propostas na trilha.

Propósito: Retomar atividades de composição de valores do sistema monetário.

Aquecimento Slide (3, 4, e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leia o enunciado para eles e peça que resolvam individualmente as questões propostas. Explique que Ana, da turma do 1º ano, participou de um jogo chamado “Trilha das moedas” (sugestão) e que eles terão que resolver algumas questões antes de chegarem na reta final. Nessa atividade, oriente os alunos a responderem as questões das casas 3, 5, 22, 26 e 31. Diga que eles terão 5 minutos para resolver. Ao final, escolha quatro alunos para resolverem as questões que Ana teve que resolver para avançar no jogo. Caso algum aluno tenha cometido algum equívoco na resolução, ou se apenas uma estratégia foi apresentada, demonstre no quadro outras possibilidades de resolução.

Propósito: Retomar o conceito de composição de valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Quem já jogou trilha?
  • Quem pode me dizer brevemente a regra do jogo? O que precisamos para jogar?
  • Para resolver as questões, quais estratégias vocês acham que vão auxiliar vocês?
  • Para turma de 2º ano, podemos usar os números envolvendo os cálculos.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Após finalizar as atividades iniciais, convide a turma a seguir para o próximo passo. Motive os alunos, dizendo que as estratégias para resolver as atividades da trilha foram ótimas e que a turma agora tem um atividade ainda mais interessante.

Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.

Discuta com a turma:

  • Turma, vamos ajudar Ana a resolver uma situação-problema?
  • Vocês já sabem sobre muita coisa sobre formar valores utilizando moedas. Será que podemos usar este conhecimento para ajudá-la?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal (slide 6,7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça que eles observem novamente a trilha e destaquem que ainda faltam avançar 10 casas para ganhar o tesouro. Informe que eles irão responder uma situação-problema para ajudar a Ana a ganhar o tesouro.

Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para esta atividade, forme duplas. As duplas devem ser formadas usando o critério de nível de aprendizagem diferentes, para que os alunos possam trocar e compartilhar os conhecimentos. Escreva dentro de um envelope uma situação-problema e entregue para cada dupla. Peça que um dos alunos leia o problema enquanto você escreve no quadro, e informe que ao final da atividade eles irão trocar as respostas com os colegas. Acompanhe o desenvolvimento e as interações da atividade, garantindo que todos participem efetivamente da tarefa. Pode acontecer do aluno deixar apenas que o colega realize atividade sozinho, neste momento, você deve realizar intervenções para que a dupla trabalhe em conjunto, organizando ideias e propondo estratégias de resolução. Pergunte: “qual estratégia os dois acham que deve ser usada para encontrar uma solução?”

Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.

Discuta com a turma:

  • Será que é possível abrir a caixa?
  • Será que poderemos utilizar alguma estratégia que já foram usadas nas atividades iniciais para resolver este problema?
  • Utilizar as moedas fictícias também auxiliam?
  • Para vocês, existe mais de uma possibilidade de resolução?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após o término da atividade, peça que eles façam as trocas das resoluções com outra duplas. Você deve mediar para que as duplas que construíram estratégias diferentes ou duplas que se equivocaram possam realizar as trocas. Oriente-os a analisar o caminho construído pelos colegas e que eles podem fazer modificações em uma folha à parte, ajustando aquilo que eles acharem necessário.

Propósito: Analisar e compartilhar as estratégias construídas nas resoluções das situações-problema.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Depois desse momento, escolha um dos alunos da dupla e peça que socializem as análises deles. Estabeleça combinados referente aos alunos que vão para a lousa registrar suas respostas, pois em uma turma com muitos alunos, fica inviável que todos façam esta dinâmica. Neste caso, faça a mediação e selecione alunos que tenham construídos caminhos diferentes, tornando a socialização bastante rica, garantindo que o objetivo da atividade seja alcançado. É importante que as estratégias socializadas possibilitem um momento de reflexão para todos, em que eles possam compreender o caminho feito pelo colega, seja ele assertivo, ou não. E, neste momento, os ajustes podem ocorrer. Caso nem todos tenham esgotados as possibilidades de resolução, registre no quadro as resoluções possíveis. Ver guia de intervenção.

Oriente os alunos a registrem o nome da dupla que eles analisaram,suas respostas e mais os cálculos na lousa. Peça que eles expliquem para turma a estratégia e se foi preciso fazer ajustes. Explore também as duplas que se equivocaram, pedindo que elas expliquem como pensaram e os ajustes que elas podem fazer depois das estratégias socializadas.

Propósito: Discutir coletivamente as estratégias e soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Turma, todas as estratégias tornam possível a abertura da caixa?
  • Bruno e Karina utilizaram somente uma moeda, isso era permitido?
  • Qual foi a estratégia mais econômica?
  • Existem mais outras possibilidades de compor o valor de R$ 1,00 ?
  • Por que elas não foram usadas?
  • E, se fosse permitido usar 4 vezes a roleta, quais moedas poderíamos usar?
  • E com 5 moedas?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade destacando a ideia de composição para a formação de valores. Construa uma tabela evidenciando o conceito explorado.

Propósito: Retomar e destacar o processo de composição para a formação de valores monetários.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresente aos alunos uma nova situação-problema. Como é uma atividade para avaliar se alcançaram o objetivo proposto, deve ser realizada individualmente. Entregue a atividade impressa e destaque as estratégias usadas para compor os valores que envolvem moedas. Nessas atividades o aluno pode apresentar dificuldade de agrupar as moedas de valores menores com as de valores maiores, neste caso, mostre novamente a estratégia que recorreu a este processo para nortear as ideias deles. Este também é um momento do professor registrar os erros mais comuns e proporcionar atividades complementares, de maneira que os ajustes possam ocorrer e todos aprendam.

Propósito: Avaliar os conhecimentos adquiridos envolvendo o processo de agrupar os valores monetários e utilizá-lo como estratégia para soluções de situações-problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar o valor?
  • Pode ser contando cada moeda? Tem outra maneira mais econômica?
  • Para o 2º ano, como pode ser agrupando os valores?
  • O que pode ser feito para que a quantidade de moedas não dificulte nossos cálculos?

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

[EF02MA20]  Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

Objetivos específicos

Resolver situações - problema envolvendo decomposição de moedas.

Conceito-chave

Situações-problema, decomposição de valores de moedas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Cartolina, hidrocor;
  • Moedas impressas;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Projetor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para realizar as atividades propostas, é necessário retomar o conceito de composição de valores envolvendo moedas. Anote as ideias deles e construa conjuntamente o conceito. O conceito deve contemplar a ideia de que podemos juntar os valores que são representados pelas moedas para formar outros valores. Em seguida, escreva no quadro o conceito e afixe na parede. Expor o que é construído por eles na sala é uma atitude importante para aprendizagem, pois eles percebem que aquele conhecimento não foi imposto, mas sim, construído por eles. Neste caso, trata-se de expor um conceito que eles já sabem, porém, a ideia é retomar este conhecimento e deixá-lo acessível a todos. Em seguida, informe que eles irão conhecer um jogo de trilha.

Propósito: Retomar atividades de composição de valores do sistema monetário.

Discuta com a turma: Oralmente, questione com a turma:

  • Quem pode me dizer o que significa compor valores?
  • Alguém pode me dizer um exemplo de composição envolvendo moedas?
  • Se a gente juntar as moedas: 10 centavos + 5 centavos , qual o valor encontramos? (você pode mostrar as moedas sem necessariamente falar o valor)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Convide os alunos a resolverem às questões propostas na trilha.

Propósito: Retomar atividades de composição de valores do sistema monetário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leia o enunciado para eles e peça que resolvam individualmente as questões propostas. Explique que Ana, da turma do 1º ano, participou de um jogo chamado “Trilha das moedas” (sugestão) e que eles terão que resolver algumas questões antes de chegarem na reta final. Nessa atividade, oriente os alunos a responderem as questões das casas 3, 5, 22, 26 e 31. Diga que eles terão 5 minutos para resolver. Ao final, escolha quatro alunos para resolverem as questões que Ana teve que resolver para avançar no jogo. Caso algum aluno tenha cometido algum equívoco na resolução, ou se apenas uma estratégia foi apresentada, demonstre no quadro outras possibilidades de resolução.

Propósito: Retomar o conceito de composição de valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Quem já jogou trilha?
  • Quem pode me dizer brevemente a regra do jogo? O que precisamos para jogar?
  • Para resolver as questões, quais estratégias vocês acham que vão auxiliar vocês?
  • Para turma de 2º ano, podemos usar os números envolvendo os cálculos.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Após finalizar as atividades iniciais, convide a turma a seguir para o próximo passo. Motive os alunos, dizendo que as estratégias para resolver as atividades da trilha foram ótimas e que a turma agora tem um atividade ainda mais interessante.

Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.

Discuta com a turma:

  • Turma, vamos ajudar Ana a resolver uma situação-problema?
  • Vocês já sabem sobre muita coisa sobre formar valores utilizando moedas. Será que podemos usar este conhecimento para ajudá-la?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça que eles observem novamente a trilha e destaquem que ainda faltam avançar 10 casas para ganhar o tesouro. Informe que eles irão responder uma situação-problema para ajudar a Ana a ganhar o tesouro.

Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para esta atividade, forme duplas. As duplas devem ser formadas usando o critério de nível de aprendizagem diferentes, para que os alunos possam trocar e compartilhar os conhecimentos. Escreva dentro de um envelope uma situação-problema e entregue para cada dupla. Peça que um dos alunos leia o problema enquanto você escreve no quadro, e informe que ao final da atividade eles irão trocar as respostas com os colegas. Acompanhe o desenvolvimento e as interações da atividade, garantindo que todos participem efetivamente da tarefa. Pode acontecer do aluno deixar apenas que o colega realize atividade sozinho, neste momento, você deve realizar intervenções para que a dupla trabalhe em conjunto, organizando ideias e propondo estratégias de resolução. Pergunte: “qual estratégia os dois acham que deve ser usada para encontrar uma solução?”

Propósito: Resolver situações-problema utilizando o recurso de composição de moedas.

Discuta com a turma:

  • Será que é possível abrir a caixa?
  • Será que poderemos utilizar alguma estratégia que já foram usadas nas atividades iniciais para resolver este problema?
  • Utilizar as moedas fictícias também auxiliam?
  • Para vocês, existe mais de uma possibilidade de resolução?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após o término da atividade, peça que eles façam as trocas das resoluções com outra duplas. Você deve mediar para que as duplas que construíram estratégias diferentes ou duplas que se equivocaram possam realizar as trocas. Oriente-os a analisar o caminho construído pelos colegas e que eles podem fazer modificações em uma folha à parte, ajustando aquilo que eles acharem necessário.

Propósito: Analisar e compartilhar as estratégias construídas nas resoluções das situações-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Depois desse momento, escolha um dos alunos da dupla e peça que socializem as análises deles. Estabeleça combinados referente aos alunos que vão para a lousa registrar suas respostas, pois em uma turma com muitos alunos, fica inviável que todos façam esta dinâmica. Neste caso, faça a mediação e selecione alunos que tenham construídos caminhos diferentes, tornando a socialização bastante rica, garantindo que o objetivo da atividade seja alcançado. É importante que as estratégias socializadas possibilitem um momento de reflexão para todos, em que eles possam compreender o caminho feito pelo colega, seja ele assertivo, ou não. E, neste momento, os ajustes podem ocorrer. Caso nem todos tenham esgotados as possibilidades de resolução, registre no quadro as resoluções possíveis. Ver guia de intervenção.

Oriente os alunos a registrem o nome da dupla que eles analisaram,suas respostas e mais os cálculos na lousa. Peça que eles expliquem para turma a estratégia e se foi preciso fazer ajustes. Explore também as duplas que se equivocaram, pedindo que elas expliquem como pensaram e os ajustes que elas podem fazer depois das estratégias socializadas.

Propósito: Discutir coletivamente as estratégias e soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Turma, todas as estratégias tornam possível a abertura da caixa?
  • Bruno e Karina utilizaram somente uma moeda, isso era permitido?
  • Qual foi a estratégia mais econômica?
  • Existem mais outras possibilidades de compor o valor de R$ 1,00 ?
  • Por que elas não foram usadas?
  • E, se fosse permitido usar 4 vezes a roleta, quais moedas poderíamos usar?
  • E com 5 moedas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade destacando a ideia de composição para a formação de valores. Construa uma tabela evidenciando o conceito explorado.

Propósito: Retomar e destacar o processo de composição para a formação de valores monetários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresente aos alunos uma nova situação-problema. Como é uma atividade para avaliar se alcançaram o objetivo proposto, deve ser realizada individualmente. Entregue a atividade impressa e destaque as estratégias usadas para compor os valores que envolvem moedas. Nessas atividades o aluno pode apresentar dificuldade de agrupar as moedas de valores menores com as de valores maiores, neste caso, mostre novamente a estratégia que recorreu a este processo para nortear as ideias deles. Este também é um momento do professor registrar os erros mais comuns e proporcionar atividades complementares, de maneira que os ajustes possam ocorrer e todos aprendam.

Propósito: Avaliar os conhecimentos adquiridos envolvendo o processo de agrupar os valores monetários e utilizá-lo como estratégia para soluções de situações-problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar o valor?
  • Pode ser contando cada moeda? Tem outra maneira mais econômica?
  • Para o 2º ano, como pode ser agrupando os valores?
  • O que pode ser feito para que a quantidade de moedas não dificulte nossos cálculos?

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano