15563
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Inho (a); zinho (a)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Inho (a); zinho (a).

Finalidade da aula: Compor a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo. Identificar a palavra derivada, se a primitiva e o sufixo forem conhecidos.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Habilidade(s) da BNCC: (EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compor a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo. Identificar a palavra derivada se a primitiva e o sufixo forem conhecidos.

 

Materiais necessários:

  • Reprodução em cartaz ou em quadro do texto “O pato tira retrato” de Mário Quintana, disponível na coletânea do MEC - Fundescola, página 51. Para acessá-la, clique aqui.
  • Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

 

Fonte: QUINTANA, Mário. O pato tira retrato. In: ABREU, Ana Rosa (Comp.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: Projeto Nordeste/fundescola/secretaria de Ensino Fundamental, 2000, p. 51. (V.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas).

 

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse  motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

 

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf  Acesso em 01 de dezembro de 2018.




Código: LPO3_12ATS03

(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas