15563
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Inho (a); zinho (a)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

- Opcional: dicionário disponível aqui.

Introdução
Compartilhe, pelo WhatsApp, o poema sugerido no plano. Você pode enviar um áudio fazendo a leitura antes de enviar o texto escrito. Encaminhe também as perguntas propostas nas orientações. Peça que os alunos enviem, pelo mesmo canal, as palavras que estiverem no diminutivo. Depois, peça que enviem outra lista dessas palavras no grau normal.

Desenvolvimento
Desafie os alunos a escreverem uma nova versão do poema. Envie áudios orientando os alunos, seguindo a proposta do plano: utilizar diminutivos. Organize os alunos em duplas, crie documentos no Google e compartilhe-os com as duplas. Oriente-os a elaborar inicialmente uma lista de palavras que podem ser escritas no diminutivo. Acompanhe as produções acessando os documentos e oriente os alunos através dos comentários, diretamente no documento. Organize um mural no Padlet para expor as produções e oriente os alunos a acessarem as produções dos colegas, deixando recados de incentivo ou comentários.

Fechamento
Compartilhe um quadro das descobertas no documento do Google e envie-o para que todos os alunos o preencham de forma colaborativa. Oriente-os, pelo WhatsApp, a acrescentarem as conclusões da atividade no quadro. Todos podem acessar o documento e você pode enviar perguntas pelo WhatsApp, para que as respondam. Procure explorar todas as descobertas sugeridas nas orientações do plano; se elas não surgirem, você poderá ir encaminhando perguntas para reflexão dos alunos pelo WhatsApp.

Convite às famílias
Convide os familiares a incentivar a produção textual da criança. Peça que ela leia para os familiares. Eles também poderão acessar o mural com a exposição dos textos. Oriente os familiares por e-mail ou WhatsApp.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_12ATS03

(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas