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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Análise da formação de novas palavras usando sufixo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo. Identificar a palavra derivada se a primitiva e o sufixo forem conhecidos.

Materiais necessários: Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 01 de dezembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é observar a derivação de palavras no diminutivo. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível escreva no quadro com a finalidade de preparar as alunos para uma descrição narrativa, na qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é perceber quando se deve usar os sufixos inho(a), zinho(a).
  • Leia e explique para os alunos a atividade, sirva de modelo lendo a primeira frase ‘O filhote do leão…”, depois peça para que o grupo continue.
  • Após a leitura coletiva, convide alguns alunos para que leiam em voz alta e explique qual foi a alteração sofrida na palavra.
  • Questione o que representa a maioria das palavras escritas com inho (a), zinho (a), espere as respostas e diga que a maioria das palavras escritas dessa forma indicam o grau diminutivo da mesma, ou seja, apresentam o tamanho menor de algo ou alguma coisa.
  • Anote as possíveis dúvidas para que sejam retomadas posteriormente.
  • Orientação: O uso do sufixo nesta atividade transmite a ideia de palavras pertencentes à mesma família que formam um grupo de regularidades morfológicas e gramaticais, pois estão ligadas à categoria que vão definir a grafia correta, ou seja, o acréscimo do sufixo inho(a) ou zinho(a).

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia destas palavras e que a formação das palavras pelo acréscimo do sufixo nesses casos é possível identificar o significado da palavra derivada por pertencerem à mesma família.
  • Com o uso da lista e a correspondência direta entre as palavras da mesma família é possível que os alunos percebam o acréscimo e a alteração provocada no sentido da palavra.
  • Ande pelos grupos e ajude dando alguns exemplos sobre a mudança que se restringe ao grau (diminutivo). Exemplos: Em amor/amorzinho não se percebe a diminuição, mas afetividade, intimidade, cite exemplos em contexto de frase: ‘Minha filha é uma amorzinho’. Na palavra doutor/doutorzinho e povo/povinho o sentido já é pejorativo, por exemplo: ‘Eu não tolero esse povinho’, ou ‘Fui ao médico e aquele doutorzinho me atendeu muito mal’. Nas palavras vaca/vaquinha já percebemos a mudança do significado: pode ser uma vaca pequena, pode ser minha vaquinha (afetividade pelo animal) ou um valor arrecadado por um grupo de pessoas para comprar algo.
  • Circule pelos grupos e anote possíveis dúvidas para serem discutidas no fechamento da atividade.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para resolução, clique aqui para acessar o modelo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Realize o fechamento da aula no coletivo, registre no quadro ou direto no suporte que irá para o painel de descobertas o que os alunos falam.
  • Aproveite para retomar o painel de descobertas sobre análise linguística e usos da linguagem (caso seja sua primeira aula, sugiro que retome a aula 1 ou elabore um painel de descobertas), para que sirva como fonte de consulta.
  • Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto e contribui para a compreensão morfológica da palavra.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Retome suas observações, os registros feitos e a lista de palavras feitas durante a realização da atividade.
  • Leve os alunos a observarem que a alteração das palavras da mesma família facilita a escrita correta das mesmas, portanto saber a escrita correta da palavra primitiva facilitará na escrita no grau diminutivo por apresentar regularidade na escrita ao acrescentar o sufixo correspondente.
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando sufixos, e reforce que nem todas as palavras terminadas em inho(a), zinho(a) foram escritas no grau diminutivo, por exemplo: espinho, moinho.
  • Reforce com alunos a questão do gênero que deve ser mantido. O importante é que percebam que a flexibilização das palavras derivadas devem acompanhar a escrita da palavra primitiva.
  • Complete o painel de descobertas e se achar necessário peça para que os alunos listem no caderno algumas palavras no grau normal (primitivo) e a derivação das mesmas no grau diminutivo, servindo como fonte de consulta futura.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz. Caderno.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo. Identificar a palavra derivada se a primitiva e o sufixo forem conhecidos.

Materiais necessários: Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 01 de dezembro de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é observar a derivação de palavras no diminutivo. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível escreva no quadro com a finalidade de preparar as alunos para uma descrição narrativa, na qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é perceber quando se deve usar os sufixos inho(a), zinho(a).
  • Leia e explique para os alunos a atividade, sirva de modelo lendo a primeira frase ‘O filhote do leão…”, depois peça para que o grupo continue.
  • Após a leitura coletiva, convide alguns alunos para que leiam em voz alta e explique qual foi a alteração sofrida na palavra.
  • Questione o que representa a maioria das palavras escritas com inho (a), zinho (a), espere as respostas e diga que a maioria das palavras escritas dessa forma indicam o grau diminutivo da mesma, ou seja, apresentam o tamanho menor de algo ou alguma coisa.
  • Anote as possíveis dúvidas para que sejam retomadas posteriormente.
  • Orientação: O uso do sufixo nesta atividade transmite a ideia de palavras pertencentes à mesma família que formam um grupo de regularidades morfológicas e gramaticais, pois estão ligadas à categoria que vão definir a grafia correta, ou seja, o acréscimo do sufixo inho(a) ou zinho(a).

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia destas palavras e que a formação das palavras pelo acréscimo do sufixo nesses casos é possível identificar o significado da palavra derivada por pertencerem à mesma família.
  • Com o uso da lista e a correspondência direta entre as palavras da mesma família é possível que os alunos percebam o acréscimo e a alteração provocada no sentido da palavra.
  • Ande pelos grupos e ajude dando alguns exemplos sobre a mudança que se restringe ao grau (diminutivo). Exemplos: Em amor/amorzinho não se percebe a diminuição, mas afetividade, intimidade, cite exemplos em contexto de frase: ‘Minha filha é uma amorzinho’. Na palavra doutor/doutorzinho e povo/povinho o sentido já é pejorativo, por exemplo: ‘Eu não tolero esse povinho’, ou ‘Fui ao médico e aquele doutorzinho me atendeu muito mal’. Nas palavras vaca/vaquinha já percebemos a mudança do significado: pode ser uma vaca pequena, pode ser minha vaquinha (afetividade pelo animal) ou um valor arrecadado por um grupo de pessoas para comprar algo.
  • Circule pelos grupos e anote possíveis dúvidas para serem discutidas no fechamento da atividade.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para resolução, clique aqui para acessar o modelo.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Realize o fechamento da aula no coletivo, registre no quadro ou direto no suporte que irá para o painel de descobertas o que os alunos falam.
  • Aproveite para retomar o painel de descobertas sobre análise linguística e usos da linguagem (caso seja sua primeira aula, sugiro que retome a aula 1 ou elabore um painel de descobertas), para que sirva como fonte de consulta.
  • Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto e contribui para a compreensão morfológica da palavra.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Retome suas observações, os registros feitos e a lista de palavras feitas durante a realização da atividade.
  • Leve os alunos a observarem que a alteração das palavras da mesma família facilita a escrita correta das mesmas, portanto saber a escrita correta da palavra primitiva facilitará na escrita no grau diminutivo por apresentar regularidade na escrita ao acrescentar o sufixo correspondente.
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando sufixos, e reforce que nem todas as palavras terminadas em inho(a), zinho(a) foram escritas no grau diminutivo, por exemplo: espinho, moinho.
  • Reforce com alunos a questão do gênero que deve ser mantido. O importante é que percebam que a flexibilização das palavras derivadas devem acompanhar a escrita da palavra primitiva.
  • Complete o painel de descobertas e se achar necessário peça para que os alunos listem no caderno algumas palavras no grau normal (primitivo) e a derivação das mesmas no grau diminutivo, servindo como fonte de consulta futura.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz. Caderno.

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