15560
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sujeito, verbo e seus modificadores e complementos na autobiografia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre as categorias de nomes, verbos e seus complementos.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador. Opcional: DataShow, computador.

Dificuldades antecipadas: Empregar adequadamente os nomes e os verbos e seus complementos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.

SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aula aos alunos e diga-lhes o que vão produzir na aula: uma autobiografia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Professor (a), convide os alunos a responderem oralmente, uma a uma, às questões.
  • Expectativas de respostas para as questões 1 e 2: 1) É um texto em que a pessoa conta aspectos interessantes da própria vida, seja narrando acontecimentos ou argumentando sobre eles. 2) A autobiografia serve para a pessoa contar sua próprio história de vida, por isso, escreve para compartilhar com leitores.
  • A terceira questão tem resposta pessoal.

2) Caso julgue necessário, promova um momento de reflexão (próximo slide) antes do início da atividade de produção textual do gênero.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

ATENÇÃO: A ABORDAGEM DA REFLEXÃO É OPCIONAL AO PROFESSOR. Caso deseje realizá-la, seguem as orientações:

  • Promova um momento de reflexão a partir das orientações deste slide (produzido pela professora-autora deste plano), para inspirar os alunos na produção da autobiografia. Alguns alunos podem se recusar a refletir sobre si próprios, pois diversas podem ser as adversidades pelas quais passam, mas é importante que cada aluno se sinta valorizado e perceba que sua história de vida é importante para a construção dele como ser. Mesmo que alguns se recusem a realizar a reflexão, inicie a atividade e logo eles também estarão participando.
  • Nesse mesmo momento, convide-os a pensar sobre o sonho de algo que desejam ser ou fazer no futuro e a lembrar de momentos marcantes da vida deles que possam ajudá-los a atingir ao objetivo almejado.

OBSERVAÇÃO: professor, você pode modelar esses dizeres sugeridos inserindo reflexões que toquem a realidade que conheces dos alunos. Durante esse momento de reflexão, podes também deixar tocar uma melodia calma, que estimule a imaginação dos alunos.

Sugestão de melodia: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou anote o exercício no quadro. Em seguida, leia o enunciado e descreva como espera que realizem-no: Vocês vão preencher cada espaço da coluna da direita com um pequeno texto que complete a situação proposta. Não é para escrever apenas uma ou duas palavras, mas uma continuação para o trecho iniciado.

Materiais complementares: A atividade para impressão está aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou anote o exercício no quadro. Em seguida, leia o enunciado e descreva como espera que realizem-na: Vocês vão preencher cada

Materiais complementares: caso você não tenha nenhum material complementar para linkar neste item, apague-o.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Ao final da resolução do exercício, convide os alunos a preencherem oralmente as lacunas e depois anotar esta síntese do conteúdo no caderno.

Materiais complementares: A resolução desta atividade de síntese do conteúdo está aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador. Opcional: DataShow, computador.

Dificuldades antecipadas: Empregar adequadamente os nomes e os verbos e seus complementos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.

SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aula aos alunos e diga-lhes o que vão produzir na aula: uma autobiografia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Professor (a), convide os alunos a responderem oralmente, uma a uma, às questões.
  • Expectativas de respostas para as questões 1 e 2: 1) É um texto em que a pessoa conta aspectos interessantes da própria vida, seja narrando acontecimentos ou argumentando sobre eles. 2) A autobiografia serve para a pessoa contar sua próprio história de vida, por isso, escreve para compartilhar com leitores.
  • A terceira questão tem resposta pessoal.

2) Caso julgue necessário, promova um momento de reflexão (próximo slide) antes do início da atividade de produção textual do gênero.

Slide Plano Aula

Orientações:

ATENÇÃO: A ABORDAGEM DA REFLEXÃO É OPCIONAL AO PROFESSOR. Caso deseje realizá-la, seguem as orientações:

  • Promova um momento de reflexão a partir das orientações deste slide (produzido pela professora-autora deste plano), para inspirar os alunos na produção da autobiografia. Alguns alunos podem se recusar a refletir sobre si próprios, pois diversas podem ser as adversidades pelas quais passam, mas é importante que cada aluno se sinta valorizado e perceba que sua história de vida é importante para a construção dele como ser. Mesmo que alguns se recusem a realizar a reflexão, inicie a atividade e logo eles também estarão participando.
  • Nesse mesmo momento, convide-os a pensar sobre o sonho de algo que desejam ser ou fazer no futuro e a lembrar de momentos marcantes da vida deles que possam ajudá-los a atingir ao objetivo almejado.

OBSERVAÇÃO: professor, você pode modelar esses dizeres sugeridos inserindo reflexões que toquem a realidade que conheces dos alunos. Durante esse momento de reflexão, podes também deixar tocar uma melodia calma, que estimule a imaginação dos alunos.

Sugestão de melodia: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou anote o exercício no quadro. Em seguida, leia o enunciado e descreva como espera que realizem-no: Vocês vão preencher cada espaço da coluna da direita com um pequeno texto que complete a situação proposta. Não é para escrever apenas uma ou duas palavras, mas uma continuação para o trecho iniciado.

Materiais complementares: A atividade para impressão está aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou anote o exercício no quadro. Em seguida, leia o enunciado e descreva como espera que realizem-na: Vocês vão preencher cada

Materiais complementares: caso você não tenha nenhum material complementar para linkar neste item, apague-o.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Ao final da resolução do exercício, convide os alunos a preencherem oralmente as lacunas e depois anotar esta síntese do conteúdo no caderno.

Materiais complementares: A resolução desta atividade de síntese do conteúdo está aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano