Atividade ou texto para impressão - Imagens e texto - LPO8_05ATS01-
Plano de Aula
Plano de aula: Sujeito, verbo e seus complementos e modificadores
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Termos da oração: sujeito, verbo, complementos e modificadores
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.
Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador; cópias de fotografias; cópias de texto. Opcional: DataShow, computador.
Dificuldades antecipadas: Identificar complementos e modificadores do sujeito e do verbo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.
SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Professor, apresente o tema da aula aos alunos e diga de que se trata:
- Vocês já leram textos em que se descreve a vida de uma pessoa famosa, desde o seu nascimento até o que faz na atualidade ou até a sua morte?
- (Se eles responderem “sim”, questione:) Sobre quem era o texto? Vocês sabem que nome recebe o texto que tem esse objetivo?
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
- Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
- Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.
Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
- Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
- Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.
Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
- Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
- Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.
Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
- Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.
Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;
A biografia original está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
- Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.
Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;
A biografia original está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
- Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.
Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;
A biografia original está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
- Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.
Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;
A biografia original está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Convide os alunos a juntarem-se em duplas e, cada um no seu caderno, anotar a questão e resolverem juntos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois que todos os alunos terminarem de resolver ao exercício, faça a correção compartilhada.
- Resolução do exercício aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Sistematize o conteúdo da aula, apresentando os dois últimos slides ou anotando as informações contidas neles no quadro.
- Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.
- Em algumas frases, como nas alternativas b e d do exercício, além sujeito, do verbo e seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, que é chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.
Fechamento
Orientações:
- Sistematize o conteúdo da aula, apresentando os dois últimos slides ou anotando as informações contidas neles no quadro.
- Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.
- Em algumas frases, como nas alternativas b e d do exercício, além sujeito, do verbo e seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, que é chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Professor, solicite aos alunos que pesquisem por textos em que se descreve a vida de uma pessoa famosa, desde o seu nascimento até o que faz na atualidade ou até a sua morte. Peça que postem, no grupo da turma, os exemplos encontrados.
Introdução
Encaminhe à turma, pelo WhatsApp, imagens de três personalidades famosas (veja no plano original) e pergunte se os alunos conhecem alguma delas. Encaminhe, em seguida, a biografia de um deles e convide os alunos à leitura. Diga que eles devem tentar descobrir de quem se trata pelas pistas dadas no texto. Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia para entender como o autor a produziu.
Desenvolvimento
Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisar os períodos destacados na cor azul e realizar alguns exercícios de fixação. As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis aqui; a biografia original está disponível aqui e a resolução do exercício está disponível aqui.
Fechamento
Sistematize o conteúdo da aula compartilhando com a turma os dois últimos slides (veja no plano original). Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado. Em algumas frases, como nas alternativas b. e d. do exercício, além do sujeito, do verbo e de seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.
Convite às famílias
Os alunos poderão ser instigados a desafiar seus familiares com a biografia da personalidade secreta. Será que os familiares adivinharão de quem se trata?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Sujeito, verbo e seus complementos e modificadores
Finalidade da aula:
- Identificar a colocação e a função dos elementos constitutivos do sujeito e do predicado de orações;
- compreender o efeito de sentido dos complementos e modificadores do sujeito e do verbo nos contextos empregados no gênero biografia.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP06
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.
Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador; cópias de fotografias; cópias de texto. Opcional: DataShow, computador.
Dificuldades antecipadas: Identificar complementos e modificadores do sujeito e do verbo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.
SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.