15559
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sujeito, verbo e seus complementos e modificadores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre identificar a colocação e a função dos elementos constitutivos do sujeito e do predicado de orações.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador; cópias de fotografias; cópias de texto. Opcional: DataShow, computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar complementos e modificadores do sujeito e do verbo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.

SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aula aos alunos e diga de que se trata:
  • Vocês já leram textos em que se descreve a vida de uma pessoa famosa, desde o seu nascimento até o que faz na atualidade ou até a sua morte?
  • (Se eles responderem “sim”, questione:) Sobre quem era o texto? Vocês sabem que nome recebe o texto que tem esse objetivo?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
  • Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
  • Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.

Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
  • Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
  • Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.

Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
  • Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
  • Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.

Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
  • Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.

Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;

A biografia original está disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
  • Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.

Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;

A biografia original está disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
  • Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.

Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;

A biografia original está disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
  • Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.

Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;

A biografia original está disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a juntarem-se em duplas e, cada um no seu caderno, anotar a questão e resolverem juntos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que todos os alunos terminarem de resolver ao exercício, faça a correção compartilhada.
  • Resolução do exercício aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sistematize o conteúdo da aula, apresentando os dois últimos slides ou anotando as informações contidas neles no quadro.
  • Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.
  • Em algumas frases, como nas alternativas b e d do exercício, além sujeito, do verbo e seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, que é chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sistematize o conteúdo da aula, apresentando os dois últimos slides ou anotando as informações contidas neles no quadro.
  • Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.
  • Em algumas frases, como nas alternativas b e d do exercício, além sujeito, do verbo e seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, que é chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador; cópias de fotografias; cópias de texto. Opcional: DataShow, computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar complementos e modificadores do sujeito e do verbo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.

SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aula aos alunos e diga de que se trata:
  • Vocês já leram textos em que se descreve a vida de uma pessoa famosa, desde o seu nascimento até o que faz na atualidade ou até a sua morte?
  • (Se eles responderem “sim”, questione:) Sobre quem era o texto? Vocês sabem que nome recebe o texto que tem esse objetivo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
  • Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
  • Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.

Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
  • Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
  • Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.

Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
  • Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
  • Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.

Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
  • Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.

Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;

A biografia original está disponível aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
  • Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.

Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;

A biografia original está disponível aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
  • Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.

Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;

A biografia original está disponível aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
  • Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.

Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;

A biografia original está disponível aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a juntarem-se em duplas e, cada um no seu caderno, anotar a questão e resolverem juntos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que todos os alunos terminarem de resolver ao exercício, faça a correção compartilhada.
  • Resolução do exercício aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sistematize o conteúdo da aula, apresentando os dois últimos slides ou anotando as informações contidas neles no quadro.
  • Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.
  • Em algumas frases, como nas alternativas b e d do exercício, além sujeito, do verbo e seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, que é chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sistematize o conteúdo da aula, apresentando os dois últimos slides ou anotando as informações contidas neles no quadro.
  • Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.
  • Em algumas frases, como nas alternativas b e d do exercício, além sujeito, do verbo e seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, que é chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano