Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.
Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador; cópias de fotografias; cópias de texto. Opcional: DataShow, computador.
Dificuldades antecipadas: Identificar complementos e modificadores do sujeito e do verbo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.
SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Professor, apresente o tema da aula aos alunos e diga de que se trata:
- Vocês já leram textos em que se descreve a vida de uma pessoa famosa, desde o seu nascimento até o que faz na atualidade ou até a sua morte?
- (Se eles responderem “sim”, questione:) Sobre quem era o texto? Vocês sabem que nome recebe o texto que tem esse objetivo?
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
- Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
- Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.
Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
- Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
- Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.
Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente as imagens das três personalidades famosas e pergunte se os alunos conhecem algum deles.
- Entregue a biografia, que é de um deles e convide os alunos para a leitura em voz alta; Diga que eles vão tentar descobrir de quem se trata, pelas pistas dadas no texto.
- Oriente-os dizendo que vão analisar os elementos linguísticos da biografia, para entender como o autor a produziu.
Materiais complementares: Projete as imagens via slide ou imprima para apresentá-las aos alunos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
- Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.
Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;
A biografia original está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
- Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.
Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;
A biografia original está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
- Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.
Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;
A biografia original está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto para cada aluno, ou projete a biografia em slides. Convide-os para compartilharem a leitura do texto da seguinte forma: um aluno inicia a leitura em voz alta e ao final de cada parágrafo o professor questiona se, pelas características dadas, eles já são capazes de opinar sobre de quem se trata; a cada novo parágrafo um outro aluno continua a leitura.
- Concluída a leitura do texto e descoberto de quem se trata, convide os alunos a analisarem os períodos destacados na cor azul.
Materiais complementares: As imagens e a biografia adaptada estão disponíveis para impressão aqui;
A biografia original está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Convide os alunos a juntarem-se em duplas e, cada um no seu caderno, anotar a questão e resolverem juntos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois que todos os alunos terminarem de resolver ao exercício, faça a correção compartilhada.
- Resolução do exercício aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Sistematize o conteúdo da aula, apresentando os dois últimos slides ou anotando as informações contidas neles no quadro.
- Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.
- Em algumas frases, como nas alternativas b e d do exercício, além sujeito, do verbo e seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, que é chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.
Fechamento
Orientações:
- Sistematize o conteúdo da aula, apresentando os dois últimos slides ou anotando as informações contidas neles no quadro.
- Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.
- Em algumas frases, como nas alternativas b e d do exercício, além sujeito, do verbo e seu complemento, pode aparecer outro elemento no sujeito, que é chamado de modificador. O modificador é a função gramatical que exerce um nome (adjetivo, substantivo, numeral, advérbio) com o objetivo de especificar ou caracterizar o sujeito.