15558
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância em foco

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre revisar os processos de concordância nominal por meio de um jogo de dominó gramatical.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações, atividades, respostas e devolutivas;
Atividade de Desenvolvimento: quebra-cabeça para os grupos, disponível aqui.

- Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui);
Notícia para ler na íntegra, disponível aqui.

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o convite para os estudantes jogarem um jogo em pares ou pequenos grupos: um quebra-cabeça de palavras. Oriente-os de acordo com o plano original.

Desenvolvimento
Envie a cada grupo uma opção de quebra-cabeça, que consiste em trechos de uma frase que deve ser colocada na ordem (é preciso colocá-la fora de ordem antes de enviar). Como os trechos são breves, os alunos podem ler no arquivo digital, refletir sobre a ordem e registrar a frase já montada no caderno.
Outra opção é criar um mural com notas no Jamboard, de modo que cada nota seja uma parte do quebra-cabeça. Deixe as notas fora de ordem e peça para os grupos organizarem. Nesse caso, crie um arquivo para cada grupo e envie os links aos participantes.
Combine com os estudantes um prazo para o envio dos quebra-cabeças montados.

Fechamento
Combine uma videochamada para compartilhar a experiência dos grupos: peça que os alunos mostrem os quebra-cabeças e leiam como ficou. Aproveite para ajustar eventuais equívocos. Depois, é possível ler a notícia na íntegra (texto do qual foram retirados os trechos). Faça os questionamentos apresentados no plano original. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível realizar a videochamada, compile o material enviado pelos alunos e organize uma devolutiva para toda turma, apontando desafios e avanços, e sugerindo aprofundamentos ou revisões.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar da montagem dos quebra-cabeças, bem como auxiliar na troca entre os estudantes. Esse movimento ajuda na manutenção dos vínculos de cada aluno com a turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_20ATS03

(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas