Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.
Materiais necessários: Peças do jogo, envelopes, projetor, texto da notícia.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo)
Referências sobre o assunto:
KOCH, I.G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos, perguntando se eles se sentem preparados para um jogo com base nos conhecimentos sobre concordância nominal.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos organizem-se em grupos de três ou quatro integrantes.
- Explique a atividade conforme as orientações do slide. Explique também que as frases são pistas para que os alunos descubram o tema da notícia, o qual eles devem tentar descobrir depois de montar as frases.
OBS.: As frases receberam algumas modificações em relação ao texto original de modo a aprimorar a jogabilidade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Distribua os envelopes com as peças, sendo um por grupo e peça que os alunos iniciem a atividade.
- Circule pela sala de modo a sanar eventuais dúvidas dos alunos
Materiais complementares: Clique aqui para acessar as peças do jogo. São quatro frases, cada qual divididas em partes dentro de um quadrado. Recorte os quadrados nas linhas pontilhadas e coloque as peças de todas as frases juntas em um envelope. A ideia desse jogo é que os alunos montem as frases combinando cada grupo de palavras, refletindo sobre concordância da última palavra de cada peça com a primeira palavra da peça seguinte, levando em conta também o sentido das frases.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Quando todos os alunos terminarem, pergunte como ficaram as frases montadas e escreva-as no quadro, da mesma maneira que eles falarem, mesmo que esteja montada de maneira incorreta. Caso algum grupo tenha errado na montagem das frases, mostre o problema de concordância gerado a partir dessa construção, explicando o porquê de ser de outra maneira.
As frases corretas são:
- A obra foi feita de azulejos e instalada na entrada do metrô, no centro da capital federal.
- Os estudantes foram convidados para ilustrar artigos da declaração, definidos por meio de sorteio.
- As turmas escolheram as ilustrações que iriam compor o painel, mediante votação.
- O projeto já foi levado para 1.001 escolas e trata de questões relacionadas à cidadania e aos direitos fundamentais.
- Pergunte: A partir das frases montadas, qual será o tema dessa notícia? É esperado que eles respondam algo semelhante a: alunos que pintaram um painel sobre os Direitos Humanos para ser exibido na entrada do Metrô.
- Diga: Vamos descobrir se é isso mesmo?
- Leia a notícia para os alunos. OBS.: esse é um momento interessante para conversar com os alunos sobre o que são os Direitos Humanos e a sua importância.
- Pergunte o que eles acharam do projeto e se acham esse tipo de iniciativa importante.
OBS.: Você pode usar esse momento para convidar os alunos a desenvolver um projeto semelhante ao que foi descrito pela notícia.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a notícia adaptada. Devido a sua extensão, foram suprimidos alguns trechos do texto de modo a não exceder o tempo da aula. Caso deseje verificar o texto na íntegra, basta acessar o endereço indicado na fonte. Além disso, neste documento estão destacados os trechos originais utilizados para a criação do jogo.
Fonte: Adaptado de “Alunos do DF criam painel em alusão à Declaração dos Direitos Humanos”, Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-11/alunos-do-df-criam-painel-em-alusao-declaracao-dos-direitos-humanos. Acesso em 13 dez. de 2018.