15558
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância em foco

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre revisar os processos de concordância nominal por meio de um jogo de dominó gramatical.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Peças do jogo, envelopes, projetor, texto da notícia.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo)

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, perguntando se eles se sentem preparados para um jogo com base nos conhecimentos sobre concordância nominal.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos organizem-se em grupos de três ou quatro integrantes.
  • Explique a atividade conforme as orientações do slide. Explique também que as frases são pistas para que os alunos descubram o tema da notícia, o qual eles devem tentar descobrir depois de montar as frases.

OBS.: As frases receberam algumas modificações em relação ao texto original de modo a aprimorar a jogabilidade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua os envelopes com as peças, sendo um por grupo e peça que os alunos iniciem a atividade.
  • Circule pela sala de modo a sanar eventuais dúvidas dos alunos

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as peças do jogo. São quatro frases, cada qual divididas em partes dentro de um quadrado. Recorte os quadrados nas linhas pontilhadas e coloque as peças de todas as frases juntas em um envelope. A ideia desse jogo é que os alunos montem as frases combinando cada grupo de palavras, refletindo sobre concordância da última palavra de cada peça com a primeira palavra da peça seguinte, levando em conta também o sentido das frases.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Quando todos os alunos terminarem, pergunte como ficaram as frases montadas e escreva-as no quadro, da mesma maneira que eles falarem, mesmo que esteja montada de maneira incorreta. Caso algum grupo tenha errado na montagem das frases, mostre o problema de concordância gerado a partir dessa construção, explicando o porquê de ser de outra maneira.

As frases corretas são:

  • A obra foi feita de azulejos e instalada na entrada do metrô, no centro da capital federal.
  • Os estudantes foram convidados para ilustrar artigos da declaração, definidos por meio de sorteio.
  • As turmas escolheram as ilustrações que iriam compor o painel, mediante votação.
  • O projeto já foi levado para 1.001 escolas e trata de questões relacionadas à cidadania e aos direitos fundamentais.
  • Pergunte: A partir das frases montadas, qual será o tema dessa notícia? É esperado que eles respondam algo semelhante a: alunos que pintaram um painel sobre os Direitos Humanos para ser exibido na entrada do Metrô.
  • Diga: Vamos descobrir se é isso mesmo?
  • Leia a notícia para os alunos. OBS.: esse é um momento interessante para conversar com os alunos sobre o que são os Direitos Humanos e a sua importância.
  • Pergunte o que eles acharam do projeto e se acham esse tipo de iniciativa importante.

OBS.: Você pode usar esse momento para convidar os alunos a desenvolver um projeto semelhante ao que foi descrito pela notícia.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a notícia adaptada. Devido a sua extensão, foram suprimidos alguns trechos do texto de modo a não exceder o tempo da aula. Caso deseje verificar o texto na íntegra, basta acessar o endereço indicado na fonte. Além disso, neste documento estão destacados os trechos originais utilizados para a criação do jogo.

Fonte: Adaptado de “Alunos do DF criam painel em alusão à Declaração dos Direitos Humanos”, Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-11/alunos-do-df-criam-painel-em-alusao-declaracao-dos-direitos-humanos. Acesso em 13 dez. de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Peças do jogo, envelopes, projetor, texto da notícia.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo)

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, perguntando se eles se sentem preparados para um jogo com base nos conhecimentos sobre concordância nominal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos organizem-se em grupos de três ou quatro integrantes.
  • Explique a atividade conforme as orientações do slide. Explique também que as frases são pistas para que os alunos descubram o tema da notícia, o qual eles devem tentar descobrir depois de montar as frases.

OBS.: As frases receberam algumas modificações em relação ao texto original de modo a aprimorar a jogabilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua os envelopes com as peças, sendo um por grupo e peça que os alunos iniciem a atividade.
  • Circule pela sala de modo a sanar eventuais dúvidas dos alunos

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as peças do jogo. São quatro frases, cada qual divididas em partes dentro de um quadrado. Recorte os quadrados nas linhas pontilhadas e coloque as peças de todas as frases juntas em um envelope. A ideia desse jogo é que os alunos montem as frases combinando cada grupo de palavras, refletindo sobre concordância da última palavra de cada peça com a primeira palavra da peça seguinte, levando em conta também o sentido das frases.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Quando todos os alunos terminarem, pergunte como ficaram as frases montadas e escreva-as no quadro, da mesma maneira que eles falarem, mesmo que esteja montada de maneira incorreta. Caso algum grupo tenha errado na montagem das frases, mostre o problema de concordância gerado a partir dessa construção, explicando o porquê de ser de outra maneira.

As frases corretas são:

  • A obra foi feita de azulejos e instalada na entrada do metrô, no centro da capital federal.
  • Os estudantes foram convidados para ilustrar artigos da declaração, definidos por meio de sorteio.
  • As turmas escolheram as ilustrações que iriam compor o painel, mediante votação.
  • O projeto já foi levado para 1.001 escolas e trata de questões relacionadas à cidadania e aos direitos fundamentais.
  • Pergunte: A partir das frases montadas, qual será o tema dessa notícia? É esperado que eles respondam algo semelhante a: alunos que pintaram um painel sobre os Direitos Humanos para ser exibido na entrada do Metrô.
  • Diga: Vamos descobrir se é isso mesmo?
  • Leia a notícia para os alunos. OBS.: esse é um momento interessante para conversar com os alunos sobre o que são os Direitos Humanos e a sua importância.
  • Pergunte o que eles acharam do projeto e se acham esse tipo de iniciativa importante.

OBS.: Você pode usar esse momento para convidar os alunos a desenvolver um projeto semelhante ao que foi descrito pela notícia.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a notícia adaptada. Devido a sua extensão, foram suprimidos alguns trechos do texto de modo a não exceder o tempo da aula. Caso deseje verificar o texto na íntegra, basta acessar o endereço indicado na fonte. Além disso, neste documento estão destacados os trechos originais utilizados para a criação do jogo.

Fonte: Adaptado de “Alunos do DF criam painel em alusão à Declaração dos Direitos Humanos”, Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-11/alunos-do-df-criam-painel-em-alusao-declaracao-dos-direitos-humanos. Acesso em 13 dez. de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP07 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano