15557
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estabelecendo a concordância nominal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre aplicar os processos de concordância nominal por meio da reescrita de frases de uma notícia.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Projetor, folhas de atividade, lápis, caderno, anotações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo).

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. G. V. A coesão textual. Editora Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos e instigue-os, perguntando, a partir do tema da aula, o que eles entendem pela palavra “harmonia” e o que seria isso nos textos. A ideia é que os alunos ativem conhecimentos preexistentes sobre a concordância como um processo que constrói a coesão e a fluidez dos textos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Projete ou escreva no quadro uma breve revisão sobre a concordância nominal.

OBS.: Caso os alunos tenham anotações sobre o tema, você pode pedir para utilizá-las e realizar a revisão a partir daí.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua as folhas de atividade para os alunos.
  • Leia o texto da reportagem em voz alta, cuidando para ler os trechos nos quais foi descaracterizada a concordância nominal.
  • Após a leitura, pergunte se os alunos compreenderam o texto e a informação que ele traz. Por fim, destaque a estranheza que o texto modificado causa devido aos problemas de concordância.
  • Peça que iniciem a atividade e explique que devem reescrever, na primeira coluna cada sintagma em uma linha corrigindo seu respectivo problema de concordância. Em seguida, eles devem registrar, na segunda coluna, se a correção se deu em relação ao gênero ou ao número.

OBS.: É possível que alguns alunos comecem a fazer alterações nos substantivos (núcleo do sintagma) e, nesse caso, instrua-os a testar se a frase reescrita faz sentido no contexto, levando-os a reconsiderar a palavra que deve ser corrigida.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a folha de atividade. Ao todo são 14 sintagmas com erro. Todas as alterações foram feitas nos adjuntos adnominais (artigos, pronomes, preposições+artigos, adjetivos), mantendo-se os substantivos na forma original (que são os núcleos do sintagma). A ideia é que os alunos reflitam de maneira mais apurada sobre como se dá a combinação de palavras na frase e que elas possuem uma flexão de gênero e de número.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte: Como vocês se sentiram ao fazer a atividade?
  • Corrija a atividade e pergunte: Quais foram as dificuldades encontradas? Aqui é preciso atenção especial às explicações dadas aos alunos, pois elas devem ser baseadas sempre no contexto de cada conjunto de palavras analisado.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Projetor, folhas de atividade, lápis, caderno, anotações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo).

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. G. V. A coesão textual. Editora Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos e instigue-os, perguntando, a partir do tema da aula, o que eles entendem pela palavra “harmonia” e o que seria isso nos textos. A ideia é que os alunos ativem conhecimentos preexistentes sobre a concordância como um processo que constrói a coesão e a fluidez dos textos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Projete ou escreva no quadro uma breve revisão sobre a concordância nominal.

OBS.: Caso os alunos tenham anotações sobre o tema, você pode pedir para utilizá-las e realizar a revisão a partir daí.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua as folhas de atividade para os alunos.
  • Leia o texto da reportagem em voz alta, cuidando para ler os trechos nos quais foi descaracterizada a concordância nominal.
  • Após a leitura, pergunte se os alunos compreenderam o texto e a informação que ele traz. Por fim, destaque a estranheza que o texto modificado causa devido aos problemas de concordância.
  • Peça que iniciem a atividade e explique que devem reescrever, na primeira coluna cada sintagma em uma linha corrigindo seu respectivo problema de concordância. Em seguida, eles devem registrar, na segunda coluna, se a correção se deu em relação ao gênero ou ao número.

OBS.: É possível que alguns alunos comecem a fazer alterações nos substantivos (núcleo do sintagma) e, nesse caso, instrua-os a testar se a frase reescrita faz sentido no contexto, levando-os a reconsiderar a palavra que deve ser corrigida.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a folha de atividade. Ao todo são 14 sintagmas com erro. Todas as alterações foram feitas nos adjuntos adnominais (artigos, pronomes, preposições+artigos, adjetivos), mantendo-se os substantivos na forma original (que são os núcleos do sintagma). A ideia é que os alunos reflitam de maneira mais apurada sobre como se dá a combinação de palavras na frase e que elas possuem uma flexão de gênero e de número.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte: Como vocês se sentiram ao fazer a atividade?
  • Corrija a atividade e pergunte: Quais foram as dificuldades encontradas? Aqui é preciso atenção especial às explicações dadas aos alunos, pois elas devem ser baseadas sempre no contexto de cada conjunto de palavras analisado.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP07 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano