Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tiago Batista
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: LPO4_20ATS01
Finalidade da aula: Reconhecer os processos de coesão estabelecidos pela concordância nominal.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP07
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.
Materiais necessários: Projetor, cópia da notícia, lápis e caderno.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer a classe de alguns elementos constituintes da frase, como o artigo, o substantivo e o adjetivo.
Referências sobre o assunto:
KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
Código: LPO4_20ATS01
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes