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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - LPO4_20ATS01

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer os processos de coesão estabelecidos pela concordância nominal.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Projetor, cópia da notícia, lápis e caderno.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer a classe de alguns elementos constituintes da frase, como o artigo, o substantivo e o adjetivo.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações:

  • Distribua as folhas com o texto adaptado da notícia “Meninas são destaque na Semana de Ciência e Tecnologia”.
  • Peça que os alunos leiam o texto em voz baixa por alguns minutos.
  • Após, leia o texto em voz alta.

OBS.: Este pode ser um momento interessante para reforçar ideais de igualdade e fortalecer a ideia de que meninas também podem ser cientistas.

  • Pergunte:
  • Vocês acharam estranho este texto? É esperado que os alunos digam que sim.
  • Porque está estranho? As respostas aqui são variadas a depender do nível de instrumentalização linguístico-gramatical dos alunos. De todo modo, é esperado que, ao menos, os alunos respondam que falta uma harmonia no texto ou que as palavras não combinam umas com as outras.
  • Em seguida, leia o texto original e pergunte: E agora? está melhor? Foi mais fácil de entender? É esperado que os alunos digam que sim
  • Prepare os alunos dizendo que vocês irão analisar essas diferenças em seguida.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o texto.

Fonte: Adaptado de “Meninas são destaque na Semana de Ciência e Tecnologia”, por Victor Ribeiro. EBC Radioagência nacional. Disponível em: http://radioagencianacional.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/audio/2018-10/meninas-sao-destaque-na-semana-de-ciencia-e-tecnologia. Acesso em 01 de dezembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro a tabela do slide.
  • Leia os trechos dos slides e pergunte: qual está bem escrito e qual não está? É esperado que os alunos identifiquem o quadro da esquerda como mal escrito e o da direita como bem escrito.
  • Informe os alunos que aqui estão destacadas as diferenças entre um e outro em relação ao primeiro parágrafo do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro a tabela do slide.
  • Informe que serão analisadas cada uma das linhas com as diferenças do trecho lido.
  • Aponte para cada uma das linha e pergunte: O que faz com que um esteja bem escrito e o outro não? É esperado que os alunos respondam:
  • Na linha 1, que a palavra “materiais” está no plural, enquanto a palavra “didático” está no singular.
  • Na linha 2, que a palavra aprendizado está no plural, enquanto o vocábulo “no” está no singular.
  • Na linha 3, que a palavra “forma” é feminino, enquanto a palavra lúdico está no masculino.
  • Na linha 4, que a palavra “caixa” é feminino e está no singular, enquanto o vocábulo “um” é singular e masculino e a palavra “fáceis” é plural.

OBS.: Dependendo do nível de conhecimento da nomenclatura gramatical dos alunos, as respostas não terão exatamente esse nível de precisão, o que não gera problema, desde que as respostas sugiram as ideias de plural/singular gênero masculino/feminino. Além disso, caso os alunos tenham dificuldades em, por eles mesmos, identificarem essas diferenças, principalmente se forem usuários de variantes populares da língua, procure você mesmo apontar essas diferenças aos poucos com perguntas simples: a palavra materiais se refere a um material só ou a muitos? e a palavra “didático”? De modo que eles comecem a reconhecer essa diferença.

  • Pergunte: vocês percebem que para que o texto esteja bem escrito é necessário que as palavras estejam em harmonia uma com a outra? É esperado que os alunos digam que sim.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o texto do slide.
  • Utilize os exemplos para explicar aos alunos que as palavras quando se relacionam uma a outra precisam estar harmonizadas, ou seja, em concordância de gênero e número e que essa concordância é importante para termos certeza de que qual palavra se relaciona a qual, para evitar ambiguidades.
  • Peça que os alunos anotem esse exemplo em seus cadernos, de modo a terem referências para o futuro. Seria possível também criar um cartaz e afixá-lo na parede da sala, nesse caso, os exemplos utilizados podem ser outros, retirados de alguma história que os alunos recentemente tiveram contato, por exemplo. O importante é enfatizar essa relação que as palavras estabelecem entre si no nível morfológico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o texto do slide.
  • Peça que os leiam o trecho retirado da notícia com problemas de concordância.
  • Em seguida, peça que os alunos identifiquem as partes com problemas e que façam sugestões para corrigi-las. Caso os alunos demonstrem dificuldades para identificar esses trechos, releia essas partes com mais ênfase, de modo que eles prestem atenção nesses pontos.
  • As sugestões devem ser anotadas no quadro, para em seguida, verificar no texto original se estão corretas, que devem se assemelhar a:

-”destacou o papel”

-”dos preconceitos”

-”as mulheres”

- “áreas ligadas à pesquisa tecnológica

  • Peça que os alunos anotem no caderno o trecho corrigido, utilizando as hipóteses do quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles compreenderam a necessidade dessa harmonia no texto. É importante permitir que os alunos façam comentários de modo a refletirem sobre a concordância e sua importância para o texto.
  • Utilize este tempo para sanar algumas dúvidas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Projetor, cópia da notícia, lápis e caderno.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer a classe de alguns elementos constituintes da frase, como o artigo, o substantivo e o adjetivo.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações:

  • Distribua as folhas com o texto adaptado da notícia “Meninas são destaque na Semana de Ciência e Tecnologia”.
  • Peça que os alunos leiam o texto em voz baixa por alguns minutos.
  • Após, leia o texto em voz alta.

OBS.: Este pode ser um momento interessante para reforçar ideais de igualdade e fortalecer a ideia de que meninas também podem ser cientistas.

  • Pergunte:
  • Vocês acharam estranho este texto? É esperado que os alunos digam que sim.
  • Porque está estranho? As respostas aqui são variadas a depender do nível de instrumentalização linguístico-gramatical dos alunos. De todo modo, é esperado que, ao menos, os alunos respondam que falta uma harmonia no texto ou que as palavras não combinam umas com as outras.
  • Em seguida, leia o texto original e pergunte: E agora? está melhor? Foi mais fácil de entender? É esperado que os alunos digam que sim
  • Prepare os alunos dizendo que vocês irão analisar essas diferenças em seguida.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o texto.

Fonte: Adaptado de “Meninas são destaque na Semana de Ciência e Tecnologia”, por Victor Ribeiro. EBC Radioagência nacional. Disponível em: http://radioagencianacional.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/audio/2018-10/meninas-sao-destaque-na-semana-de-ciencia-e-tecnologia. Acesso em 01 de dezembro de 2018.

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Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro a tabela do slide.
  • Leia os trechos dos slides e pergunte: qual está bem escrito e qual não está? É esperado que os alunos identifiquem o quadro da esquerda como mal escrito e o da direita como bem escrito.
  • Informe os alunos que aqui estão destacadas as diferenças entre um e outro em relação ao primeiro parágrafo do texto.

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Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro a tabela do slide.
  • Informe que serão analisadas cada uma das linhas com as diferenças do trecho lido.
  • Aponte para cada uma das linha e pergunte: O que faz com que um esteja bem escrito e o outro não? É esperado que os alunos respondam:
  • Na linha 1, que a palavra “materiais” está no plural, enquanto a palavra “didático” está no singular.
  • Na linha 2, que a palavra aprendizado está no plural, enquanto o vocábulo “no” está no singular.
  • Na linha 3, que a palavra “forma” é feminino, enquanto a palavra lúdico está no masculino.
  • Na linha 4, que a palavra “caixa” é feminino e está no singular, enquanto o vocábulo “um” é singular e masculino e a palavra “fáceis” é plural.

OBS.: Dependendo do nível de conhecimento da nomenclatura gramatical dos alunos, as respostas não terão exatamente esse nível de precisão, o que não gera problema, desde que as respostas sugiram as ideias de plural/singular gênero masculino/feminino. Além disso, caso os alunos tenham dificuldades em, por eles mesmos, identificarem essas diferenças, principalmente se forem usuários de variantes populares da língua, procure você mesmo apontar essas diferenças aos poucos com perguntas simples: a palavra materiais se refere a um material só ou a muitos? e a palavra “didático”? De modo que eles comecem a reconhecer essa diferença.

  • Pergunte: vocês percebem que para que o texto esteja bem escrito é necessário que as palavras estejam em harmonia uma com a outra? É esperado que os alunos digam que sim.

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Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o texto do slide.
  • Utilize os exemplos para explicar aos alunos que as palavras quando se relacionam uma a outra precisam estar harmonizadas, ou seja, em concordância de gênero e número e que essa concordância é importante para termos certeza de que qual palavra se relaciona a qual, para evitar ambiguidades.
  • Peça que os alunos anotem esse exemplo em seus cadernos, de modo a terem referências para o futuro. Seria possível também criar um cartaz e afixá-lo na parede da sala, nesse caso, os exemplos utilizados podem ser outros, retirados de alguma história que os alunos recentemente tiveram contato, por exemplo. O importante é enfatizar essa relação que as palavras estabelecem entre si no nível morfológico.

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Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o texto do slide.
  • Peça que os leiam o trecho retirado da notícia com problemas de concordância.
  • Em seguida, peça que os alunos identifiquem as partes com problemas e que façam sugestões para corrigi-las. Caso os alunos demonstrem dificuldades para identificar esses trechos, releia essas partes com mais ênfase, de modo que eles prestem atenção nesses pontos.
  • As sugestões devem ser anotadas no quadro, para em seguida, verificar no texto original se estão corretas, que devem se assemelhar a:

-”destacou o papel”

-”dos preconceitos”

-”as mulheres”

- “áreas ligadas à pesquisa tecnológica

  • Peça que os alunos anotem no caderno o trecho corrigido, utilizando as hipóteses do quadro.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles compreenderam a necessidade dessa harmonia no texto. É importante permitir que os alunos façam comentários de modo a refletirem sobre a concordância e sua importância para o texto.
  • Utilize este tempo para sanar algumas dúvidas.

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