15555
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Leitura e escrita espontânea

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre ler e elaborar escritas espontâneas a partir de cantigas para que o professor possa avaliar quais letras/grafemas as crianças empregam para representar os fonemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Leitura e escrita espontânea

Finalidade da aula: Ler e elaborar escritas espontâneas a partir de cantigas para que o professor possa avaliar quais letras/grafemas as crianças empregam para representar os fonemas.

Ano: 1º 

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP02;  EF01LP03; EF01LP05;  EF01LP07

Sobre esta aula: Esta é aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é a leitura, elaboração de escritas espontâneas e comparação com as escritas convencionais favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.

 

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; papel pardo; materiais para impressão.

 

Dificuldades antecipadas: As crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som. É possível encontrar  alunos em diferentes hipóteses de escrita como a pré-silábica que ainda não relacionam a escrita com a fala e alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba; Podem ou não, atribuir valor sonoro à letra e assim  poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade.

 

Referências sobre o assunto:

CANTA E DANÇA, de Suzana Sanson e Graça Lima, publicado pela Brinque-Book.

CD, cantigas de roda, grupo Palavra Cantada, produzido pela gravadora MCD World Music.

Cantigas para alfabetizar Vol 1. Geni Sanches Rodrigues

MORAIS, Artur gomes de, Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012. (Como eu ensino)

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo:Contexto, 2016.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1999.


Código: LPO1_05ATS01

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas