Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Leitura e escrita espontânea
Finalidade da aula: Ler e elaborar escritas espontâneas a partir de cantigas para que o professor possa avaliar quais letras/grafemas as crianças empregam para representar os fonemas.
Ano: 1º
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP02; EF01LP03; EF01LP05; EF01LP07
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é a leitura, elaboração de escritas espontâneas e comparação com as escritas convencionais favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; papel pardo; materiais para impressão.
Dificuldades antecipadas: As crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som. É possível encontrar alunos em diferentes hipóteses de escrita como a pré-silábica que ainda não relacionam a escrita com a fala e alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba; Podem ou não, atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade.
Referências sobre o assunto:
CANTA E DANÇA, de Suzana Sanson e Graça Lima, publicado pela Brinque-Book.
CD, cantigas de roda, grupo Palavra Cantada, produzido pela gravadora MCD World Music.
Cantigas para alfabetizar Vol 1. Geni Sanches Rodrigues
MORAIS, Artur gomes de, Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012. (Como eu ensino)
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo:Contexto, 2016.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1999.