15555
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Leitura e escrita espontânea

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre ler e elaborar escritas espontâneas a partir de cantigas para que o professor possa avaliar quais letras/grafemas as crianças empregam para representar os fonemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para se comunicar; 
Cópias da letra da canção, disponibilizadas na escola para as famílias retirarem ou enviadas digitalmente para que imprimam.

- Opcional: Google Meet ou Google Sala de Aula (tutoriais disponíveis aquiaqui).

Introdução
Compartilhe, através de áudio pelo WhatsApp da turma, que a aula será sobre Cantigas de Roda. Siga as orientações 2 a 4 e 6 a 7 do slide Introdução do Plano de aula.

Desenvolvimento
Solicite que cada aluno pegue a folha impressa da canção “A cobra não tem pé”, e informe que aprenderão a cantá-la (a turma precisa memorizar a canção).
Envie um vídeo cantando e indicando onde está lendo. Previamente, peça para outra pessoa filmar, no WhatsApp, você cantando a canção (ou lendo) enquanto acompanha com o dedo onde está lendo. (Utilize um cartaz ou digite o texto em letra Arial maiúscula na tela do computador, tamanho acima de 50, em negrito, para que as crianças visualizem seus movimentos com o dedo. Se for possível, utilize o recurso online: é mais fácil.)
Envie um áudio explicando que, no caderno, deverão escrever as palavras do ditado de imagens. Envie, 1 de cada vez, os emojis de MÃO, PÉ, COBRA e LIMÃO.
Solicite que, depois que escreverem, tirem uma foto da página do caderno e envie apenas para você, e não no grupo de WhatsApp da turma.

Fechamento
Pergunte à turma como foi a experiência de elaborar uma lista a partir das imagens. Se possível, faça algumas das questões do slide Fechamento do plano de aula, selecionando apenas 2 ou 3 para evitar dispersão e desmotivação da turma.
As fotos das produções permitirão que você conheça em que hipótese da escrita cada um se encontra.

Convite às famílias
A família pode participar solicitando que a criança leia a cantiga da mesma maneira que fez sob orientação do professor, usando o dedo para indicar onde está lendo.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da CRuz Ruiz


Código: LPO1_05ATS01

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas