Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introduzindo gráficos e tabelas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
[EF01MA21] Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Inferir dados de pesquisa, buscando pistas no enunciado do problema e nas informações da tabela.
Conceito-chave
Ler dados em gráficos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartolina.
- Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Inferir dados de pesquisa, buscando pistas no enunciado do problema e nas informações da tabela.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula mostrando o gráfico acima. Leia o balão da personagem. Fale para as crianças que vocês precisam completar o gráfico até chegarem em 21 quadradinhos pintados, sendo que o gráfico verde (10) representa as pessoas que gostam de alimentos salgados. Motive os alunos a dizerem como resolveriam, permita que um ou dois alunos venham a frente e tente explicar.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são as dificuldades que eles têm na resolução de problemas que apresentam somente parte dos dados, levando-os a perceber que, para solucionar uma questão, é sempre preciso pensar em uma ou mais estratégias e combinar conhecimentos.
Discuta com a turma:
- É possível descobrir quantas pessoas gostam de doces, sendo que sabemos quantas gostam de salgados e sabemos o total de pessoas pesquisadas?
- Quanto falta do 10 para completar 21? Essa informação me ajuda?
- Posso pintar mais um quadradinho do salgado? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)
Orientação: Você poderá projetar esse slide ou apenas ler as informações.
Propósito: Instigar os alunos para que sintam vontade de investigar e solucionar o problema.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 4 a 8)
Orientação: Você poderá projetar esse slide ou apenas ler as informações.
Propósito: Instigar os alunos para que sintam vontade de investigar e solucionar o problema.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)
Orientação: Você poderá projetar esse slide, imprimir em tamanho grande para que a turma visualize ou pode desenhar as imagens na lousa. Explore o gráfico juntamente com a tabela. Complete o gráfico com as informações que as crianças apontarem e diga que, se cinco crianças escolheram animais selvagens, então devem colocar logo abaixo da barra correspondente.
Propósito: Explorar as informações parciais apresentadas em gráfico e tabela.
Discuta com a turma:
- É possível descobrir qual é a barra no gráfico das crianças que escolheram dinossauros? Vamos ver na tabela.
- E de animais selvagens? Aqui na tabela diz que quantas crianças escolheram esse tema?
- Então qual é a coluna para animais selvagens?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia as pistas que aparecem no balão para que as crianças comecem pensar na solução do problema.
Propósito: Visualizar e iniciar a resolução do problema.
Discuta com a turma:
- É possível já separarmos quais pistas parecem importantes?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)
Orientação: Você poderá projetar esse slide e deve imprimir uma atividade por aluno. Retome rapidamente à conclusão que chegaram no slide anterior (que 5 crianças escolheram animais selvagens), peça que observem que no gráfico deles essa informação já aparece. Leia em voz alta as pistas que aparecem na atividade das crianças, inicie a discussão com as duas informações que são importante no problema - a maioria escolheu dinossauro e o restante, planetas, tente levá-los a perceber que essas informações são essenciais. É muito importante que faça as perguntas do DISCUTA COM A TURMA, sempre estimulando que se expressem e tirem suas próprias conclusões em discussão com as ideias do colega. Deixe que pensem por 2 minutos após a discussão e peça que registrem suas respostas.
Propósito: Explorar as informações parciais apresentadas em gráfico e tabela e buscar pistas para completar o gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais pistas podem nos ajudar?
- Como podemos deixar as pistas que precisamos separadas para facilitar que a encontremos com facilidade?
- Quais palavras ajudam a pensar na quantidade? É importante evidenciar as partes conhecidas do problema tanto no enunciado, quanto no gráfico.
Materiais complementares para impressão:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos expressem como pensaram e permita que escrevam ou desenhem na lousa. Se preferir, ou notar que não consegue registrar o que estão pensando, pergunte se algum(a) amigo(a) pensou parecido e consegue mostrar desenhando. Caso nenhuma criança se manifeste, tente encontrar um(a) aluno(a) que tenha se evidenciado durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Há semelhança entre as estratégias dos colegas e as suas? Quais?
- Se eu não tivesse informado qual tema é o preferido, seria possível identificar as barras de cada tema?
- E se eu tivesse informado qual tema foi o menos escolhido, facilitaria?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome o que aprenderam na aula. Deixe que se expressem e anote as falas das crianças, pergunte aos demais se concordam ou discordam do colega. É importante que percebam que não é preciso que todas as informações estejam marcadas, com algumas pistas é possível tirar outras conclusões, basta estar atentos. Destaque que essa conclusão se encaixa em situações problemas, mas que é possível outros casos que essa afirmação não é verdadeira e que, quando fazemos um gráfico, algumas informações não devem deixar de aparecer, exemplifique dizendo: “se o gráfico dessa atividade aparecesse sem as pistas, seria fácil identificar que assunto as crianças mais gostariam de estudar e qual menos crianças gostariam?”.
Propósito: Encerrar a atividade, retomando o que aprenderam na aula.
Atividade de raio x
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a resolvam. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de chegar a resposta da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as algumas crianças compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir. Busque pela resolução. Utilize o guia de intervenções para pensar em possíveis intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos preencham a tabela e o gráficos que se complementam.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar o que é a maioria ou o maior na tabela?
- Dessa mesma forma é possível localizar a minoria?
- Que número do gráfico ainda não foi registrado nas barras do gráfico?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirarem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens, e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Caso esteja em uma aula síncrona, realize a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada. Porém, organize momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Se os alunos não conseguirem imprimir a atividade, peça para registrarem apenas a resposta. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.
Se a aula for assíncrona, solicite a participação de um adulto da família para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir.
Aquecimento
Encaminhe a imagem do gráfico, a comanda e as questões sugeridas no Discuta com a Turma do plano de aula, orientando as famílias para mostrarem a figura e lerem a comanda. Peça para conversarem um pouco e orientar a criança explicando que será preciso completar o gráfico até chegar em 21 quadradinhos pintados, sendo que o gráfico verde (10) representa as pessoas que gostam de alimentos salgados. Solicite que leiam cada questão e discutam.
Atividade principal e Painel de soluções
Para contextualizar a atividade principal, envie os textos dos slides 3, 4 e 5, como se fosse uma história, e peça para lerem junto com a criança antes da atividade. Encaminhe às famílias as orientações e questões (propostas no Discuta com a Turma), para que possam conversar com as crianças. Envie a imagem da atividade, via digital ou impressa, conforme documento do plano de aula. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, peça para desenharem o gráfico e escreverem as respostas. Indique ao familiar que, após fazer a atividade, o aluno deve explicar como fez para resolver. Ele pode gravar a resposta e enviar em áudio ou vídeo, ou escrever o que o aluno explicar e enviar com a resolução da atividade.
Encerramento
Após receber as respostas dos alunos e as explicações, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Enfatize que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
[EF01MA21] Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Inferir dados de pesquisa, buscando pistas no enunciado do problema e nas informações da tabela.
Conceito-chave
Ler dados em gráficos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartolina.
- Lápis e borracha.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA