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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Leitura coletiva de contos de suspense e terror

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre leitura coletivas de contos de terror e suspense

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Leitura coletiva de contos de suspense e terror

Finalidade da aula: Praticar a leitura em voz alta, bem como o uso de elementos não linguísticos da comunicação oral e produzir material de áudio.Ano:8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Conto de suspense e terror

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Nesta aula os alunos devem ser motivados a praticar a leitura em voz alta, atentando para elementos não linguísticos da comunicação oral, como entonação, qualidade da voz, elocução e pausas e respiração, além de efeitos de sonoplastia. É importante deixá-los a par, desde o início, da finalidade desta aula: produzir um material de áudio com a gravação do conto lide por eles.

Materiais necessários:

Áudio “Nunca deixe as portas do armário abertas”.

Fotocópias do conto: aqui

STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. (texto solicitado)

Informações sobre o gênero:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000, pp. 21-34.

Dificuldades antecipadas: A produção deste material exigirá dos alunos organização para o trabalho em equipe, talvez seja difícil para eles a produção do material fragmentado para posterior inclusão em um todo. Além disso, pode ser uma dificuldade para os alunos a utilização de meios para-linguísticos como a entonação, a respiração e a qualidade da voz, além da sonoplastia.

Referências sobre o assunto:

CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. vol.21 no. 22, São Paulo, 2013, pp. 26-45.

WISNIK, J.M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.


Código: LPO8_01SQA12

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


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