15547
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Leitura coletiva de contos de suspense e terror

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre leitura coletivas de contos de terror e suspense

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Nesta aula os alunos devem ser motivados a praticar a leitura em voz alta, atentando para elementos não linguísticos da comunicação oral, como entonação, qualidade da voz, elocução e pausas e respiração, além de efeitos de sonoplastia. É importante deixá-los a par, desde o início, da finalidade desta aula: produzir um material de áudio com a gravação do conto lide por eles.

Materiais necessários:

Áudio “Nunca deixe as portas do armário abertas”.

STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Informações sobre o gênero:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000, pp. 21-34.

Dificuldades antecipadas: A produção deste material exigirá dos alunos organização para o trabalho em equipe, talvez seja difícil para eles a produção do material fragmentado para posterior inclusão em um todo. Além disso, pode ser uma dificuldade para os alunos a utilização de meios para-linguísticos como a entonação, a respiração e a qualidade da voz, além da sonoplastia.

Referências sobre o assunto:

CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. vol.21 no. 22, São Paulo, 2013, pp. 26-45.

WISNIK, J.M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações:

  • Estimule os alunos a responderem a pergunta orientadora. Você pode projetá-la ou, caso não disponha desse recurso, escreva no quadro.
  • Peça que falem sobre suas experiências em ouvir histórias que provocaram neles sensações de medo.
  • Quem contou essas histórias?
  • Em que momento da vida deles isso ocorreu?
  • Por que eles sentiram medo ao ouvi-las?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Avise aos alunos que eles ouvirão um áudio em que é contada uma história cujo título é “Nunca deixe as portas do armário abertas”.
  • Pergunte o que eles esperam de uma história com esse título.
  • Peça para que reflitam sobre o que pode acontecer, em uma história, caso as portas de um armário sejam deixadas abertas.
  • Instigue-os a lembrarem de outras recomendações que ouviam quando crianças e que deveriam ser cumpridas, caso não coisas ruins poderiam acontecer.
  • Prepare-os para o momento de ouvir a história. Peça que sentem confortavelmente e, se quiserem, fechem os olhos. Apague as luzes e instigue-os a mergulhar na história, atentando para o enredo e também para os efeitos sonoros que são utilizados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Reproduza o áudio do conto “Nunca deixe as portas do armário abertas”.
  • Após a reprodução do áudio, instigue os alunos a lembrarem de recomendações como a abordada no texto que ouviam quando eram crianças (o que mais já ouviram que não deviam fazer? Que consequências teriam caso fizessem?)
  • Organize, juntamente com os alunos, uma síntese de alguns elementos importantes observados na produção de um texto oral. Para tanto, peça para que eles falem elementos importantes que perceberam ao ouvir o áudio e escreva-os no quadro. É importante que eles cheguem a informações como;
  • linguagem: entonação, pausas, melodia, respiração etc.
  • sonoplastia: música, ruídos, falas etc.
  • Mostre, com base na síntese que elaboraram, que a produção de um texto oral vai muito além de apenas falar.

Materiais complementares: Áudio disponível aqui.

RUSSEL, Guto. Nunca deixe as portas do armário abertas. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/audios/contos/79607>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos a produção de um áudio com a gravação da leitura coletiva de um conto de suspense e terror. Avise-os que trata-se de um exercício inicial, com intuito de praticar a leitura expressiva e agregar a ela efeitos de sonoplastia possíveis de serem realizados com os materiais disponíveis em sala de aula. Avise-os que será um trabalho coletivo, que contará com a participação de todos e que, portanto, necessitará de organização.
  • Avise que o conto será dividido em trechos e que, de acordo com essa divisão, alguns alunos ficarão responsáveis pela leitura. Outro grupo, menor, ficará responsável por produzir os efeitos de sonoplastia no decorrer da leitura.
  • Peça para que os alunos manifestem qual seu interesse, mas medie essa organização de forma que a maior parte dos alunos fique responsável pela leitura dos trechos. Fale para eles que ambas as participações são importantes para a realização do trabalho.
  • Distribua fotocópias do conto “O elevador”.
  • Peça para que todos os alunos leiam o conto completo. Os responsáveis pela leitura devem praticar, sobretudo, a parte do conto que lhe cabe. Lembre-os da importância da respiração, voz, entonação, melodia etc. O grupo de alunos responsáveis pela sonoplastia deve atentar para os destaques no conto, organizando entre eles de que forma reproduzirão o som e como se dividirão para isso. Ajude-os com ideias, como por exemplo utilizar também o celular para colocar uma trilha sonora de terror nos momentos de maior suspense no conto.
  • Peça que todos se concentrem para realizar a gravação. Organize um círculo e coloque o gravador no meio. Avise os alunos que terão apenas uma oportunidade para fazer a atividade, portanto, devem se esforçar para realizar uma leitura expressiva. Lembre-os também que, no decorrer da leitura o grupo responsável pela sonoplastia entrará em ação. Isso não deve ser motivo para desconcentração ou risos.

Materiais necessários: Fotocópias do conto “O elevador”. STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ligue o gravador e dê início à produção do áudio. Você pode fazer uma introdução falando o título do conto, nome da autora e nomeando a turma responsável pela produção. Por exemplo: “Áudio do conto O Elevador, da autora Rosa Amanda Strausz. Produção turma 8º B”

Materiais necessários: Fotocópias do conto “O elevador”. STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reproduza a gravação produzida anteriormente. Peça para que os alunos reflitam sobre o trabalho desenvolvido e sua participação.
  • Divida-os em pequenos grupos para que, entre eles discutam suas impressões sobre o processo.
  • Peça para que os grupos socializem suas respostas.
  • Anote os pontos chaves, ou em comum, das falas dos alunos e, ao final, relembre as questões trabalhadas em relação às especificidades do texto oral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Nesta aula os alunos devem ser motivados a praticar a leitura em voz alta, atentando para elementos não linguísticos da comunicação oral, como entonação, qualidade da voz, elocução e pausas e respiração, além de efeitos de sonoplastia. É importante deixá-los a par, desde o início, da finalidade desta aula: produzir um material de áudio com a gravação do conto lide por eles.

Materiais necessários:

Áudio “Nunca deixe as portas do armário abertas”.

STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Informações sobre o gênero:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000, pp. 21-34.

Dificuldades antecipadas: A produção deste material exigirá dos alunos organização para o trabalho em equipe, talvez seja difícil para eles a produção do material fragmentado para posterior inclusão em um todo. Além disso, pode ser uma dificuldade para os alunos a utilização de meios para-linguísticos como a entonação, a respiração e a qualidade da voz, além da sonoplastia.

Referências sobre o assunto:

CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. vol.21 no. 22, São Paulo, 2013, pp. 26-45.

WISNIK, J.M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações:

  • Estimule os alunos a responderem a pergunta orientadora. Você pode projetá-la ou, caso não disponha desse recurso, escreva no quadro.
  • Peça que falem sobre suas experiências em ouvir histórias que provocaram neles sensações de medo.
  • Quem contou essas histórias?
  • Em que momento da vida deles isso ocorreu?
  • Por que eles sentiram medo ao ouvi-las?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Avise aos alunos que eles ouvirão um áudio em que é contada uma história cujo título é “Nunca deixe as portas do armário abertas”.
  • Pergunte o que eles esperam de uma história com esse título.
  • Peça para que reflitam sobre o que pode acontecer, em uma história, caso as portas de um armário sejam deixadas abertas.
  • Instigue-os a lembrarem de outras recomendações que ouviam quando crianças e que deveriam ser cumpridas, caso não coisas ruins poderiam acontecer.
  • Prepare-os para o momento de ouvir a história. Peça que sentem confortavelmente e, se quiserem, fechem os olhos. Apague as luzes e instigue-os a mergulhar na história, atentando para o enredo e também para os efeitos sonoros que são utilizados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Reproduza o áudio do conto “Nunca deixe as portas do armário abertas”.
  • Após a reprodução do áudio, instigue os alunos a lembrarem de recomendações como a abordada no texto que ouviam quando eram crianças (o que mais já ouviram que não deviam fazer? Que consequências teriam caso fizessem?)
  • Organize, juntamente com os alunos, uma síntese de alguns elementos importantes observados na produção de um texto oral. Para tanto, peça para que eles falem elementos importantes que perceberam ao ouvir o áudio e escreva-os no quadro. É importante que eles cheguem a informações como;
  • linguagem: entonação, pausas, melodia, respiração etc.
  • sonoplastia: música, ruídos, falas etc.
  • Mostre, com base na síntese que elaboraram, que a produção de um texto oral vai muito além de apenas falar.

Materiais complementares: Áudio disponível aqui.

RUSSEL, Guto. Nunca deixe as portas do armário abertas. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/audios/contos/79607>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos a produção de um áudio com a gravação da leitura coletiva de um conto de suspense e terror. Avise-os que trata-se de um exercício inicial, com intuito de praticar a leitura expressiva e agregar a ela efeitos de sonoplastia possíveis de serem realizados com os materiais disponíveis em sala de aula. Avise-os que será um trabalho coletivo, que contará com a participação de todos e que, portanto, necessitará de organização.
  • Avise que o conto será dividido em trechos e que, de acordo com essa divisão, alguns alunos ficarão responsáveis pela leitura. Outro grupo, menor, ficará responsável por produzir os efeitos de sonoplastia no decorrer da leitura.
  • Peça para que os alunos manifestem qual seu interesse, mas medie essa organização de forma que a maior parte dos alunos fique responsável pela leitura dos trechos. Fale para eles que ambas as participações são importantes para a realização do trabalho.
  • Distribua fotocópias do conto “O elevador”.
  • Peça para que todos os alunos leiam o conto completo. Os responsáveis pela leitura devem praticar, sobretudo, a parte do conto que lhe cabe. Lembre-os da importância da respiração, voz, entonação, melodia etc. O grupo de alunos responsáveis pela sonoplastia deve atentar para os destaques no conto, organizando entre eles de que forma reproduzirão o som e como se dividirão para isso. Ajude-os com ideias, como por exemplo utilizar também o celular para colocar uma trilha sonora de terror nos momentos de maior suspense no conto.
  • Peça que todos se concentrem para realizar a gravação. Organize um círculo e coloque o gravador no meio. Avise os alunos que terão apenas uma oportunidade para fazer a atividade, portanto, devem se esforçar para realizar uma leitura expressiva. Lembre-os também que, no decorrer da leitura o grupo responsável pela sonoplastia entrará em ação. Isso não deve ser motivo para desconcentração ou risos.

Materiais necessários: Fotocópias do conto “O elevador”. STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ligue o gravador e dê início à produção do áudio. Você pode fazer uma introdução falando o título do conto, nome da autora e nomeando a turma responsável pela produção. Por exemplo: “Áudio do conto O Elevador, da autora Rosa Amanda Strausz. Produção turma 8º B”

Materiais necessários: Fotocópias do conto “O elevador”. STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reproduza a gravação produzida anteriormente. Peça para que os alunos reflitam sobre o trabalho desenvolvido e sua participação.
  • Divida-os em pequenos grupos para que, entre eles discutam suas impressões sobre o processo.
  • Peça para que os grupos socializem suas respostas.
  • Anote os pontos chaves, ou em comum, das falas dos alunos e, ao final, relembre as questões trabalhadas em relação às especificidades do texto oral.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano