Atividade para impressão - Conto "O elevador"
Conto "O elevador"
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula os alunos devem ser motivados a praticar a leitura em voz alta, atentando para elementos não linguísticos da comunicação oral, como entonação, qualidade da voz, elocução e pausas e respiração, além de efeitos de sonoplastia. É importante deixá-los a par, desde o início, da finalidade desta aula: produzir um material de áudio com a gravação do conto lide por eles.
Materiais necessários:
Áudio “Nunca deixe as portas do armário abertas”.
STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Informações sobre o gênero:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000, pp. 21-34.
Dificuldades antecipadas: A produção deste material exigirá dos alunos organização para o trabalho em equipe, talvez seja difícil para eles a produção do material fragmentado para posterior inclusão em um todo. Além disso, pode ser uma dificuldade para os alunos a utilização de meios para-linguísticos como a entonação, a respiração e a qualidade da voz, além da sonoplastia.
Referências sobre o assunto:
CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. vol.21 no. 22, São Paulo, 2013, pp. 26-45.
WISNIK, J.M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Tempo sugerido: 3 min
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Áudio disponível aqui.
RUSSEL, Guto. Nunca deixe as portas do armário abertas. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/audios/contos/79607>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Orientações:
Materiais necessários: Fotocópias do conto “O elevador”. STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Orientações:
Materiais necessários: Fotocópias do conto “O elevador”. STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Ncessário: WhatsApp ou outra plataforma de envio de mensagens, documentos, vídeos e áudios.
Opcional: Zine (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe, por WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens, fotos e documentos, o seguinte questionamento: “Quem não fica arrepiado ao ouvir uma história de terror?” Estimule os alunos a responder à pergunta orientadora. Peça que falem sobre suas experiências com histórias que provocaram neles sensações de medo. Quem contou essas histórias? Em que momento da vida deles isso ocorreu? Por que eles sentiram medo ao ouvi-las? Peça que respondam por áudio no grupo da turma.
Introdução
Envie aos alunos um áudio em que é contada uma história cujo título é “Nunca deixe as portas do armário abertas”. Faça uma breve “abertura” antes do áudio propriamente dito. Pergunte o que eles esperam de uma história com esse título. Peça que reflitam sobre o que pode acontecer em uma história caso as portas de um armário sejam deixadas abertas. Instigue-os a se lembrar de outras recomendações que ouviam quando crianças, que deveriam ser cumpridas e, caso não fossem, coisas ruins poderiam acontecer. Prepare-os para o momento de ouvir a história. Peça que se sentem confortavelmente e, se quiserem, fechem os olhos e apaguem as luzes. Instigue-os a mergulhar na história, atentando-se ao enredo e aos efeitos sonoros utilizados.
Desenvolvimento
Após os alunos reproduzirem o áudio, instigue-os a se lembrar de recomendações como a abordada no texto, que ouviam quando mais novos: o que mais já ouviram que não deviam fazer? Que consequências teriam caso fizessem isso? Compartilhe com a turma um vídeo sobre a produção de Zines (veja em Recursos indicados). Peça que façam uma síntese de alguns elementos importantes de serem observados na produção de um texto oral (linguagem, sonoplastia etc.) e construam um zine com tais elementos. É importante que eles cheguem a informações como: linguagem – entonação, pausas, melodia, respiração etc.; sonoplastia – música, ruídos, falas etc. Sugira que os alunos socializem seus zines com a turma por meio de WhatsApp. Proponha a produção de um áudio com a gravação da leitura coletiva de um conto de suspense e terror. Para isso, organize a turma em grupos de 4 integrantes e encaminhe aos alunos, via WhatsApp, o conto intitulado “O elevador” (veja no plano original). Explique que cada quarteto receberá o texto dividido em quatro partes e que cada integrante do grupo deverá ler seu trecho e gravá-lo com entonação e pausa corretos, podendo inserir também efeitos de sonoplastia. Ao final da gravação, um dos integrantes do grupo ficará responsável por juntar os trechos e encaminhá-los à professora no privado.
Fechamento
As gravações produzidas anteriormente serão socializadas com a turma no grupo do WhatsApp. Peça que os alunos reflitam sobre o trabalho desenvolvido e sua participação. Sugira que relatem, por meio de áudio, suas impresões sobre o processo. Anote os pontos-chave ou em comum das falas dos alunos e, ao final, relembre as questões trabalhadas em relação às especificidades do texto oral.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a auxiliar com a produção dos áudios, principalmente com a sonoplastia, pois será necessário que alguém produza os sons enquanto os alunos gravam suas leituras.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Leitura coletiva de contos de suspense e terror
Finalidade da aula: Praticar a leitura em voz alta, bem como o uso de elementos não linguísticos da comunicação oral e produzir material de áudio.Ano:8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto de suspense e terror
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula os alunos devem ser motivados a praticar a leitura em voz alta, atentando para elementos não linguísticos da comunicação oral, como entonação, qualidade da voz, elocução e pausas e respiração, além de efeitos de sonoplastia. É importante deixá-los a par, desde o início, da finalidade desta aula: produzir um material de áudio com a gravação do conto lide por eles.
Materiais necessários:
Áudio “Nunca deixe as portas do armário abertas”.
Fotocópias do conto: aqui
STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. (texto solicitado)
Informações sobre o gênero:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000, pp. 21-34.
Dificuldades antecipadas: A produção deste material exigirá dos alunos organização para o trabalho em equipe, talvez seja difícil para eles a produção do material fragmentado para posterior inclusão em um todo. Além disso, pode ser uma dificuldade para os alunos a utilização de meios para-linguísticos como a entonação, a respiração e a qualidade da voz, além da sonoplastia.
Referências sobre o assunto:
CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. vol.21 no. 22, São Paulo, 2013, pp. 26-45.
WISNIK, J.M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: