Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Formato 1: Sala de informática com gravador de áudio e acesso à internet. Formato 2: Tablet, smartphone ou notebook dos próprios alunos com gravador de áudio e acesso à internet.
Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.
Dificuldades antecipadas: O tempo mínimo e máximo de gravação pode não ser respeitado. Problemas técnicos e ruídos podem danificar a gravação. Algumas gravações podem fugir da temática. Alguns(mas) alunos(as) podem se desconcentrar ao acessar a internet.
Referências sobre o assunto:
FERNANDES, Nathan. "O impacto dos memes na sociedade não deve ser menosprezado". Galileu. Disponível em: < https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/03/o-impacto-dos-memes-na-sociedade-nao-deve-ser-menosprezado.html>. Acesso em 19 nov. 2018.
MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.
MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.
SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos. Explique que, nesta aula, eles irão finalizar a produção do comentário que deverá ser compartilhado nas redes sociais ou em um rádio (da escola ou comunitária).
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos nos grupos de trabalho na sala de informática para que possam fazer a edição dos comentários produzidos.
- Sugerimos o programa Audacity para a realização desta atividade. O tutorial sobre o programa está disponível aqui. A explicação sobre edição ocorre após três minutos do início do vídeo. O programa deverá estar previamente instalado nos computadores.
- Você pode pedir aos alunos que assistam o tutorial previamente para ganhar tempo nesta etapa da aula.
- Os alunos podem utilizar outro programa, se já estiverem habituados a editar áudios.
- É interessante que você estude o programa antes da aula para que possa orientar os alunos. Solicite ajuda dos responsáveis pelo laboratório de informática da escola, se necessário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a realizar a edição do arquivo.
- Circule entre os grupos para prestar o auxílio necessário.
- É provável que o tempo não seja suficiente para que todos finalizem a edição dos arquivos. Neste caso, reorganize o tempo para que todos os alunos terminem a atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Utilize os momentos finais da aula para que os alunos publiquem os comentários nas redes sociais ou na rádio da escola.
- Caso seja possível, o comentário também poderá ser publicado em uma rádio local, em um programa de humor por exemplo.
- Crie, junto com os alunos, mecanismos para que toda a comunidade escolar tenha acesso ao trabalho. Divulgação no horário do intervalo ou uma apresentação de todo o projeto em horário específico, são algumas possibilidades.
- Disponibilize um tempo para que todos os alunos da turma ouçam a produção dos colegas.