15545
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Comentários críticos sobre o meme

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre comentário sobre o meme

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Formato 1: Sala de informática com gravador de áudio e acesso à internet. Formato 2: Tablet, smartphone ou notebook dos próprios alunos com gravador de áudio e acesso à internet.

Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.

Dificuldades antecipadas: O tempo mínimo e máximo de gravação pode não ser respeitado. Problemas técnicos e ruídos podem danificar a gravação. Algumas gravações podem fugir da temática. Alguns(mas) alunos(as) podem se desconcentrar ao acessar a internet.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Nathan. "O impacto dos memes na sociedade não deve ser menosprezado". Galileu. Disponível em: < https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/03/o-impacto-dos-memes-na-sociedade-nao-deve-ser-menosprezado.html>. Acesso em 19 nov. 2018.

MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.

MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.

SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos. Explique que, nesta aula, eles irão finalizar a produção do comentário que deverá ser compartilhado nas redes sociais ou em um rádio (da escola ou comunitária).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nos grupos de trabalho na sala de informática para que possam fazer a edição dos comentários produzidos.
  • Sugerimos o programa Audacity para a realização desta atividade. O tutorial sobre o programa está disponível aqui. A explicação sobre edição ocorre após três minutos do início do vídeo. O programa deverá estar previamente instalado nos computadores.
  • Você pode pedir aos alunos que assistam o tutorial previamente para ganhar tempo nesta etapa da aula.
  • Os alunos podem utilizar outro programa, se já estiverem habituados a editar áudios.
  • É interessante que você estude o programa antes da aula para que possa orientar os alunos. Solicite ajuda dos responsáveis pelo laboratório de informática da escola, se necessário.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a realizar a edição do arquivo.
  • Circule entre os grupos para prestar o auxílio necessário.
  • É provável que o tempo não seja suficiente para que todos finalizem a edição dos arquivos. Neste caso, reorganize o tempo para que todos os alunos terminem a atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que os alunos publiquem os comentários nas redes sociais ou na rádio da escola.
  • Caso seja possível, o comentário também poderá ser publicado em uma rádio local, em um programa de humor por exemplo.
  • Crie, junto com os alunos, mecanismos para que toda a comunidade escolar tenha acesso ao trabalho. Divulgação no horário do intervalo ou uma apresentação de todo o projeto em horário específico, são algumas possibilidades.
  • Disponibilize um tempo para que todos os alunos da turma ouçam a produção dos colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Formato 1: Sala de informática com gravador de áudio e acesso à internet. Formato 2: Tablet, smartphone ou notebook dos próprios alunos com gravador de áudio e acesso à internet.

Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.

Dificuldades antecipadas: O tempo mínimo e máximo de gravação pode não ser respeitado. Problemas técnicos e ruídos podem danificar a gravação. Algumas gravações podem fugir da temática. Alguns(mas) alunos(as) podem se desconcentrar ao acessar a internet.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Nathan. "O impacto dos memes na sociedade não deve ser menosprezado". Galileu. Disponível em: < https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/03/o-impacto-dos-memes-na-sociedade-nao-deve-ser-menosprezado.html>. Acesso em 19 nov. 2018.

MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.

MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.

SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos. Explique que, nesta aula, eles irão finalizar a produção do comentário que deverá ser compartilhado nas redes sociais ou em um rádio (da escola ou comunitária).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nos grupos de trabalho na sala de informática para que possam fazer a edição dos comentários produzidos.
  • Sugerimos o programa Audacity para a realização desta atividade. O tutorial sobre o programa está disponível aqui. A explicação sobre edição ocorre após três minutos do início do vídeo. O programa deverá estar previamente instalado nos computadores.
  • Você pode pedir aos alunos que assistam o tutorial previamente para ganhar tempo nesta etapa da aula.
  • Os alunos podem utilizar outro programa, se já estiverem habituados a editar áudios.
  • É interessante que você estude o programa antes da aula para que possa orientar os alunos. Solicite ajuda dos responsáveis pelo laboratório de informática da escola, se necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a realizar a edição do arquivo.
  • Circule entre os grupos para prestar o auxílio necessário.
  • É provável que o tempo não seja suficiente para que todos finalizem a edição dos arquivos. Neste caso, reorganize o tempo para que todos os alunos terminem a atividade.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que os alunos publiquem os comentários nas redes sociais ou na rádio da escola.
  • Caso seja possível, o comentário também poderá ser publicado em uma rádio local, em um programa de humor por exemplo.
  • Crie, junto com os alunos, mecanismos para que toda a comunidade escolar tenha acesso ao trabalho. Divulgação no horário do intervalo ou uma apresentação de todo o projeto em horário específico, são algumas possibilidades.
  • Disponibilize um tempo para que todos os alunos da turma ouçam a produção dos colegas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano