15544
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Haicai e a natureza - declamação de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre declamação de haicais

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Tablets, celulares computadores que tenham programas de edição de vídeo. Arquivos dos concertos de Vivaldi. Internet para fazer o upload para o Youtube. Para fazer o upload será necessária uma conta Google (gmail). A sugestão é que se faça uma conta para este fim, pode-se criar um e-mail da sala com uma senha comum, assim cada grupo pode fazer o upload do seu vídeo.

Alternativa para a falta de tecnologia: apresentação do Sarau à turma ou à escola.

Dificuldades antecipadas: Edição dos vídeos com as ferramentas adequadas. Recomenda-se que você assista aos tutoriais disponibilizados nos materiais complementares a fim de auxiliar os alunos.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo. (org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out 2018

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Seabra, C. <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que eles irão, nesta aula, dar continuidade ao projeto iniciado na aula 10.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão editar os vídeos gravados na aula anterior, e apresente a eles a ferramenta escolhida para isso.
  • Diga a eles que, ao final da edição, os alunos irão montar uma playlist no Youtube com os vídeos criados.
  • Para editar os vídeos, há algumas ferramentas disponíveis. Nos materiais complementares, há três sugestões de programas gratuitos.
  • Caso tenha optado pelo Sarau, peça para os grupos de organizarem na ordem da apresentação. Sugestão: Outono-inverno-primavera-verão, mas ela pode ser alterada. Peça para que os grupos já organizem os acessórios a serem usados na apresentação. Se for possível, leve os alunos ao pátio ou ao anfiteatro, para que eles tenham mais liberdade para apresentar. Caso não seja possível, organize as carteiras em um semicírculo, ou coloque-os sentados no chão dessa forma, simulando um teatro de arena.

Material Complementar:

Sugestões de programa de edições de vídeos e tutoriais:

  • Windows Movie Maker - ferramenta disponível em aparelhos que usam o sistema Windows.
  • Wonder share filmora - software gratuito para edição de vídeos - site aqui.
  • I Movie - ferramenta disponível para dispositivos Apple.

Tutoriais

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos grupos que comecem a edição dos vídeos, tornando-os mais atrativos e sincronizando o trecho da música de Vivaldi às declamações.
  • Assim que os alunos terminarem a edição, oriente-os a fazer o upload dos vídeos para o youtube na conta previamente aberta para essa atividade.
  • Para garantir a privacidade dos alunos, peça para que eles façam o upload do vídeo no modo “não listado”, assim, só terão acesso aos vídeos pessoas com o link.
  • Ao primeiro grupo que fizer o upload, peça para criar uma playlist não listada no Youtube e vincular o vídeo à playlist.
  • Peça aos demais grupos para fazerem upload dos vídeos na playlist criada pelo primeiro grupo; dessa forma, todos os vídeos formarão uma única playlist.
  • Considere aumentar o tempo da aula, atendendo às necessidades dos alunos, se for preciso. Caso julgue necessário, compartilhe com a turma os tutoriais para edição de vídeo.
  • Caso tenha optado pelo Sarau, peça aos alunos para iniciarem as apresentações.

Materiais complementares:

Acesse aqui um tutorial sobre como fazer upload de vídeos no youtube.

Caso seja necessário, recompartilhe com os alunos os links com a obra de Vivaldi:

https://www.youtube.com/watch?v=GHi9X77TqrY - Primavera

https://www.youtube.com/watch?v=bKXQizlezzs - Verão

https://www.youtube.com/watch?v=9mOux8ju0lc - Outono

https://www.youtube.com/watch?v=nvbfFfwzCqg - Inverno

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Com todos os vídeos disponibilizados no youtube, convide a sala para assistir aos vídeos.
  • Nesse momento, verifique a possibilidade de levá-los a um ambiente diferente, uma biblioteca com pufes ou cadeiras confortáveis, ou uma sala de vídeo.
  • Caso não seja possível, transforme a sala de aula num ambiente propício para ver os vídeos. Permita que os alunos sentem no chão.
  • Após assistirem aos vídeos, peça para os alunos compartilharem as impressões sobre a experiência.
  • Caso seja possível, marque uma data para fazer uma mostra de vídeos sobre haicais, ou insira essa mostra num evento da escola (sarau, feira cultural, momento família).
  • Compartilhe a playlist com outras salas da mesma série (se houver) ou da escola.
  • Caso tenha optado pelo Sarau, ao término das apresentações, peça aos alunos para socializarem as impressões das atividades e das interpretações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Tablets, celulares computadores que tenham programas de edição de vídeo. Arquivos dos concertos de Vivaldi. Internet para fazer o upload para o Youtube. Para fazer o upload será necessária uma conta Google (gmail). A sugestão é que se faça uma conta para este fim, pode-se criar um e-mail da sala com uma senha comum, assim cada grupo pode fazer o upload do seu vídeo.

Alternativa para a falta de tecnologia: apresentação do Sarau à turma ou à escola.

Dificuldades antecipadas: Edição dos vídeos com as ferramentas adequadas. Recomenda-se que você assista aos tutoriais disponibilizados nos materiais complementares a fim de auxiliar os alunos.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo. (org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out 2018

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Seabra, C. <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que eles irão, nesta aula, dar continuidade ao projeto iniciado na aula 10.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão editar os vídeos gravados na aula anterior, e apresente a eles a ferramenta escolhida para isso.
  • Diga a eles que, ao final da edição, os alunos irão montar uma playlist no Youtube com os vídeos criados.
  • Para editar os vídeos, há algumas ferramentas disponíveis. Nos materiais complementares, há três sugestões de programas gratuitos.
  • Caso tenha optado pelo Sarau, peça para os grupos de organizarem na ordem da apresentação. Sugestão: Outono-inverno-primavera-verão, mas ela pode ser alterada. Peça para que os grupos já organizem os acessórios a serem usados na apresentação. Se for possível, leve os alunos ao pátio ou ao anfiteatro, para que eles tenham mais liberdade para apresentar. Caso não seja possível, organize as carteiras em um semicírculo, ou coloque-os sentados no chão dessa forma, simulando um teatro de arena.

Material Complementar:

Sugestões de programa de edições de vídeos e tutoriais:

  • Windows Movie Maker - ferramenta disponível em aparelhos que usam o sistema Windows.
  • Wonder share filmora - software gratuito para edição de vídeos - site aqui.
  • I Movie - ferramenta disponível para dispositivos Apple.

Tutoriais

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos grupos que comecem a edição dos vídeos, tornando-os mais atrativos e sincronizando o trecho da música de Vivaldi às declamações.
  • Assim que os alunos terminarem a edição, oriente-os a fazer o upload dos vídeos para o youtube na conta previamente aberta para essa atividade.
  • Para garantir a privacidade dos alunos, peça para que eles façam o upload do vídeo no modo “não listado”, assim, só terão acesso aos vídeos pessoas com o link.
  • Ao primeiro grupo que fizer o upload, peça para criar uma playlist não listada no Youtube e vincular o vídeo à playlist.
  • Peça aos demais grupos para fazerem upload dos vídeos na playlist criada pelo primeiro grupo; dessa forma, todos os vídeos formarão uma única playlist.
  • Considere aumentar o tempo da aula, atendendo às necessidades dos alunos, se for preciso. Caso julgue necessário, compartilhe com a turma os tutoriais para edição de vídeo.
  • Caso tenha optado pelo Sarau, peça aos alunos para iniciarem as apresentações.

Materiais complementares:

Acesse aqui um tutorial sobre como fazer upload de vídeos no youtube.

Caso seja necessário, recompartilhe com os alunos os links com a obra de Vivaldi:

https://www.youtube.com/watch?v=GHi9X77TqrY - Primavera

https://www.youtube.com/watch?v=bKXQizlezzs - Verão

https://www.youtube.com/watch?v=9mOux8ju0lc - Outono

https://www.youtube.com/watch?v=nvbfFfwzCqg - Inverno

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Com todos os vídeos disponibilizados no youtube, convide a sala para assistir aos vídeos.
  • Nesse momento, verifique a possibilidade de levá-los a um ambiente diferente, uma biblioteca com pufes ou cadeiras confortáveis, ou uma sala de vídeo.
  • Caso não seja possível, transforme a sala de aula num ambiente propício para ver os vídeos. Permita que os alunos sentem no chão.
  • Após assistirem aos vídeos, peça para os alunos compartilharem as impressões sobre a experiência.
  • Caso seja possível, marque uma data para fazer uma mostra de vídeos sobre haicais, ou insira essa mostra num evento da escola (sarau, feira cultural, momento família).
  • Compartilhe a playlist com outras salas da mesma série (se houver) ou da escola.
  • Caso tenha optado pelo Sarau, ao término das apresentações, peça aos alunos para socializarem as impressões das atividades e das interpretações.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano