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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei para participar de um debate regrado.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre debates a partir de um texto de lei

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Em um vídeo ou áudio, retome e releia aos alunos a lista de regras produzidas na 1ª aula desse módulo de oralidade (aula 10 dessa sequência de aulas). Diga que essas regras nortearão o debate que acontecerá nesta aula.

Desenvolvimento
Envie um áudio ou vídeo aos alunos relembrando a data e o horário do debate, combinados na aula passada. Inicie, então, de forma síncrona (Zoom ou Google Meet), o debate sobre maioridade penal, instruindo os representantes de cada grupo a respeitarem os tempos de apresentação de argumento, réplica e tréplica. Caso alguns alunos não consigam acompanhar o debate em tempo real, inicie, pelo Zoom ou Google Meet, a gravação do debate para que os colegas possam assisti-lo depois. Além disso, caso seja inviável a opção do debate síncrono, peça que os alunos representantes de cada grupo enviem, em forma de áudio, as suas respostas, réplicas e tréplicas pelo WhatsApp (em grupo criado para tanto).

Fechamento
Para fechar a aula, proponha aos alunos, por meio de áudio, a criação de uma lista de coisas que devem ser avaliadas em um debate. Pergunte a eles: quais deveriam ser os itens de avaliação de um debate? Dê um breve tempo para que respondam. Sugira que cada aluno envie a sua resposta ao grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.

Convite às famílias
A família pode participar como plateia do debate regrado desenvolvido na aula, apreciando as atividades dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA12

(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.


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