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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Conhecendo o debate regrado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre texto de lei e debate

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Em um vídeo ou áudio, faça aos alunos as seguintes perguntas: “Você é contra a legalização do aborto ou a favor? Você é contra ou a favor da pena de morte? Você é contra ou a favor da redução da maioridade penal?”. Afirme que, para essas perguntas, por serem polêmicas, há muitas respostas. Convide três alunos a expressar as suas opiniões sobre as questões levantadas, enviando um áudio para o grupo de WhatsApp da turma. Quando acabarem, deixe evidente como as opiniões podem ser divergentes e explique que, na aula de hoje, eles conhecerão o debate regrado.

Desenvolvimento
Envie um aúdio ou vídeo aos alunos perguntando, retoricamente, se eles já assistiram a algum debate regrado. Envie, então, os vídeos dos slides de Desenvolvimento, que retratam debates eleitorais. Depois, peça que os alunos respondam às questões referentes aos vídeos, de modo que percebam as principais regras de um debate regrado e que o direito de fala e de resposta faz parte dessas regras.

Fechamento
Envie, no grupo de WhatsApp da turma, um áudio ou mensagem de texto, e peça que os alunos decidam em conjunto as regras para um debate regrado da turma. Oriente que cada aluno envie uma regra pelo WhatsApp da turma. Depois disso, organize-as em um documento do Google Doc que deverá ser disponibilizado aos alunos.

Convite às famílias
A família pode ajudar a discutir os textos da aula de forma colaborativa, participando, em casa, das atividades.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA10

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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