15540
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Conhecendo o debate regrado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre texto de lei e debate

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Uma cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.

Referências sobre o assunto:

Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.

Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.

SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.

OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.

GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, vocês farão um exercício de construção de argumentação. Depois assistirão a um vídeo com um trecho de um debate regrado para discutir como se organiza um debate. Por último, confeccionarão um cartaz que trará as regras de um debate.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para iniciar a aula, escreva no quadro ou projete no quadro questões polêmicas como: “Você é contra a legalização do aborto ou a favor? Por quê?” “Você é contra ou a favor da pena de morte? Por quê?” “Você é contra ou a favor à redução da maioridade penal? Por quê?” Essas perguntas são apenas sugestões. Você pode fazer outras que sejam mais próximas à realidade de seus alunos, ou até que se refiram a alguma questão específica da escola, ou da cidade em que vivem.
  • Convide um aluno a expressar sua opinião a respeito de uma das questões. Depois, pergunte se algum aluno tem uma opinião diferente da do colega e gostaria de comentar. Esse momento da aula tem por objetivo despertar o interesse dos alunos para o tema da aula e também para mostrar que as pessoas têm opiniões diferentes.
  • Pergunte a eles: “Para perguntas como essas, há somente uma opinião ou elas geram discussões?” Provavelmente os alunos responderão que essas são perguntas difíceis de responder e nem sempre as pessoas concordam com a opinião das outras.
  • Amplie a discussão perguntando: “Mesmo não concordando com uma pessoa, é importante respeitar sua opinião? Por quê?” Provavelmente os alunos responderão que sim, pois todos têm o direito a se expressar.
  • Pergunte o que eles acham que a palavra debate significa. Ouça-os. Provavelmente, dirão que é apresentar seu ponto de vista sobre algum assunto e discutir esse assunto.
  • Explique que na aula de hoje eles conhecerão o debate regrado e pergunte o que eles acham que a palavra regrado significa. Provavelmente, dirão que é um debate que tem regras.
  • Diga que um debate serve para discutir assuntos e que vocês irão assistir a um trecho de um debate eleitoral para pensar um pouco em como um debate regrado se organiza.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Sugere-se 12 minutos para essa parte.
  • Comece problematizando com os alunos as questões do slide. Ouça-os e os incentive a falar. Não há nenhum tipo de resposta esperada para essas questões, o intuito é fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos a respeito do gênero e também envolvê-los para que se sintam interessados pelo assunto. É provável que os alunos digam que no debate eleitoral os candidatos discutem suas propostas. Que cada um tem um momento de falar e que há uma pessoa que conduz o debate. Também é possível que os alunos levantem a questão de que os participantes do debate têm direito a rebater o argumento do outro, as famosas réplicas e tréplicas.
  • Depois dessa discussão inicial, reproduza para os alunos o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=klsoGXP9F-c&t=11s, que retrata um trecho de um debate eleitoral entre dois candidatos à prefeitura de Belém no ano de 2008.
  • Discuta oralmente com eles as seguintes questões:

a) Há moderadores no debate? Qual parece ser a função deles? Sim. Pode-se perceber que há uma pessoa que lê a pergunta e outra que avisa ao candidato que é seu momento de falar. A função deles é manter o debate organizado, para que os dois candidatos tenham a oportunidade de falar.

b) Há um momento de fala específico para cada candidato. Por que isso é importante? Nessa questão é importante ressaltar aos alunos que é uma questão de justiça que as pessoas tenham o mesmo tempo de fala e também que se os dois candidatos começassem a falar ao mesmo tempo, seria uma discussão, e não um debate, e isso prejudicaria o desenvolvimento das ideias.

  • Diga a eles que o direito de fala e de resposta faz parte das regras do debate. Que outras regras eles imaginam que deva existir em um debate para ele seja bem sucedido? Ouça os alunos e anote na lousa o que eles forem respondendo sobre as regras que eles imaginam que devam existir em um debate. Não importa se eles não contemplarem todas as regras do debate nesse momento. O objetivo dessa discussão é manter o interesse deles na atividade e fazê-los formular hipóteses, além de exercitar a fala espontânea e o trabalho em equipe.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sugere-se 18 minutos para essa parte.
  • Diga a eles que as regras de um debate geralmente são acordadas pelas partes envolvidas antes de ele acontecer. Diga que vocês assistirão a dois vídeos que trazem as regras de debates eleitorais e que eles devem anotar no caderno aquelas que eles consideram que devem ser adicionadas à lista escrita na lousa na atividade anterior.
  • Reproduza, então, os vídeos disponíveis nos seguintes endereços:

https://www.youtube.com/watch?v=WRDjxA2R0RQ

https://www.youtube.com/watch?v=JwQaj0xvO80

  • Depois, leia as regras que já estavam anotadas na lousa e pergunte que regras eles adicionariam a essa lista.
  • Adicione essas novas regras à lista.
  • Uma possível lista de regras a partir dessa seria:

REGRAS DO DEBATE:

O debate será dividido em blocos

Cada candidato tem direito a perguntar e responder.

Há direito a réplica e tréplica.

Caso seja ofendido, o candidato pode solicitar se defender.

  • Depois disso, diga que vocês vão criar uma lista de regras para um debate que não é eleitoral. Explique que no debate eleitoral o objetivo dos candidatos é conquistar o voto dos eleitores. Porém, vocês podem realizar um debate regrado para discutir uma das questões polêmicas que surgiram no início da aula. Desse modo, caso vocês fossem realizar um debate na sala, que regras ele poderia ter?
  • Dê cinco minutos para que os alunos anotem essas regras no caderno.
  • Depois, abra uma discussão anote as regras que os alunos falarem em uma nova lista na lousa. Dessa vez, incentive-os a usar palavras como debatedores, participantes ou alunos.
  • É desejável que a lista de Regras fique mais ou menos assim:

REGRAS DO DEBATE

I. O debate se organizará em x blocos.

II. Cada equipe terá seu momento de fala, que deve ser respeitado.

II. Cada equipe de debatedores terá direito a fazer apresentação de argumentos, réplica e tréplica.

III.Todas as falas têm um tempo determinado e esse deve ser respeitado.

IV. O tempo de apresentação de argumento será x minutos.

V. A réplica terá x minutos (ou segundos) e a tréplica x minutos (ou segundos)

Professor, essa lista traz as regras essenciais do debate, mas pode ser ampliada conforme a necessidade da sala.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que escrevam as regras combinadas na atividade anterior em uma cartolina. Incentive-os a decidir entre si quem escreverá as regras e lembre-os que é necessário que seja alguém organizado e com uma boa caligrafia, para que o cartaz seja facilmente entendido por todos.
  • Depois, peça que eles escolham coletivamente um local da sala para colar o cartaz com as regras. Assim, o trabalho deles fica exposto na parede, fazendo com que se sintam valorizados e as regras podem ser retomadas em outras aulas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Uma cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.

Referências sobre o assunto:

Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.

Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.

SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.

OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.

GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, vocês farão um exercício de construção de argumentação. Depois assistirão a um vídeo com um trecho de um debate regrado para discutir como se organiza um debate. Por último, confeccionarão um cartaz que trará as regras de um debate.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para iniciar a aula, escreva no quadro ou projete no quadro questões polêmicas como: “Você é contra a legalização do aborto ou a favor? Por quê?” “Você é contra ou a favor da pena de morte? Por quê?” “Você é contra ou a favor à redução da maioridade penal? Por quê?” Essas perguntas são apenas sugestões. Você pode fazer outras que sejam mais próximas à realidade de seus alunos, ou até que se refiram a alguma questão específica da escola, ou da cidade em que vivem.
  • Convide um aluno a expressar sua opinião a respeito de uma das questões. Depois, pergunte se algum aluno tem uma opinião diferente da do colega e gostaria de comentar. Esse momento da aula tem por objetivo despertar o interesse dos alunos para o tema da aula e também para mostrar que as pessoas têm opiniões diferentes.
  • Pergunte a eles: “Para perguntas como essas, há somente uma opinião ou elas geram discussões?” Provavelmente os alunos responderão que essas são perguntas difíceis de responder e nem sempre as pessoas concordam com a opinião das outras.
  • Amplie a discussão perguntando: “Mesmo não concordando com uma pessoa, é importante respeitar sua opinião? Por quê?” Provavelmente os alunos responderão que sim, pois todos têm o direito a se expressar.
  • Pergunte o que eles acham que a palavra debate significa. Ouça-os. Provavelmente, dirão que é apresentar seu ponto de vista sobre algum assunto e discutir esse assunto.
  • Explique que na aula de hoje eles conhecerão o debate regrado e pergunte o que eles acham que a palavra regrado significa. Provavelmente, dirão que é um debate que tem regras.
  • Diga que um debate serve para discutir assuntos e que vocês irão assistir a um trecho de um debate eleitoral para pensar um pouco em como um debate regrado se organiza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Sugere-se 12 minutos para essa parte.
  • Comece problematizando com os alunos as questões do slide. Ouça-os e os incentive a falar. Não há nenhum tipo de resposta esperada para essas questões, o intuito é fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos a respeito do gênero e também envolvê-los para que se sintam interessados pelo assunto. É provável que os alunos digam que no debate eleitoral os candidatos discutem suas propostas. Que cada um tem um momento de falar e que há uma pessoa que conduz o debate. Também é possível que os alunos levantem a questão de que os participantes do debate têm direito a rebater o argumento do outro, as famosas réplicas e tréplicas.
  • Depois dessa discussão inicial, reproduza para os alunos o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=klsoGXP9F-c&t=11s, que retrata um trecho de um debate eleitoral entre dois candidatos à prefeitura de Belém no ano de 2008.
  • Discuta oralmente com eles as seguintes questões:

a) Há moderadores no debate? Qual parece ser a função deles? Sim. Pode-se perceber que há uma pessoa que lê a pergunta e outra que avisa ao candidato que é seu momento de falar. A função deles é manter o debate organizado, para que os dois candidatos tenham a oportunidade de falar.

b) Há um momento de fala específico para cada candidato. Por que isso é importante? Nessa questão é importante ressaltar aos alunos que é uma questão de justiça que as pessoas tenham o mesmo tempo de fala e também que se os dois candidatos começassem a falar ao mesmo tempo, seria uma discussão, e não um debate, e isso prejudicaria o desenvolvimento das ideias.

  • Diga a eles que o direito de fala e de resposta faz parte das regras do debate. Que outras regras eles imaginam que deva existir em um debate para ele seja bem sucedido? Ouça os alunos e anote na lousa o que eles forem respondendo sobre as regras que eles imaginam que devam existir em um debate. Não importa se eles não contemplarem todas as regras do debate nesse momento. O objetivo dessa discussão é manter o interesse deles na atividade e fazê-los formular hipóteses, além de exercitar a fala espontânea e o trabalho em equipe.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sugere-se 18 minutos para essa parte.
  • Diga a eles que as regras de um debate geralmente são acordadas pelas partes envolvidas antes de ele acontecer. Diga que vocês assistirão a dois vídeos que trazem as regras de debates eleitorais e que eles devem anotar no caderno aquelas que eles consideram que devem ser adicionadas à lista escrita na lousa na atividade anterior.
  • Reproduza, então, os vídeos disponíveis nos seguintes endereços:

https://www.youtube.com/watch?v=WRDjxA2R0RQ

https://www.youtube.com/watch?v=JwQaj0xvO80

  • Depois, leia as regras que já estavam anotadas na lousa e pergunte que regras eles adicionariam a essa lista.
  • Adicione essas novas regras à lista.
  • Uma possível lista de regras a partir dessa seria:

REGRAS DO DEBATE:

O debate será dividido em blocos

Cada candidato tem direito a perguntar e responder.

Há direito a réplica e tréplica.

Caso seja ofendido, o candidato pode solicitar se defender.

  • Depois disso, diga que vocês vão criar uma lista de regras para um debate que não é eleitoral. Explique que no debate eleitoral o objetivo dos candidatos é conquistar o voto dos eleitores. Porém, vocês podem realizar um debate regrado para discutir uma das questões polêmicas que surgiram no início da aula. Desse modo, caso vocês fossem realizar um debate na sala, que regras ele poderia ter?
  • Dê cinco minutos para que os alunos anotem essas regras no caderno.
  • Depois, abra uma discussão anote as regras que os alunos falarem em uma nova lista na lousa. Dessa vez, incentive-os a usar palavras como debatedores, participantes ou alunos.
  • É desejável que a lista de Regras fique mais ou menos assim:

REGRAS DO DEBATE

I. O debate se organizará em x blocos.

II. Cada equipe terá seu momento de fala, que deve ser respeitado.

II. Cada equipe de debatedores terá direito a fazer apresentação de argumentos, réplica e tréplica.

III.Todas as falas têm um tempo determinado e esse deve ser respeitado.

IV. O tempo de apresentação de argumento será x minutos.

V. A réplica terá x minutos (ou segundos) e a tréplica x minutos (ou segundos)

Professor, essa lista traz as regras essenciais do debate, mas pode ser ampliada conforme a necessidade da sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que escrevam as regras combinadas na atividade anterior em uma cartolina. Incentive-os a decidir entre si quem escreverá as regras e lembre-os que é necessário que seja alguém organizado e com uma boa caligrafia, para que o cartaz seja facilmente entendido por todos.
  • Depois, peça que eles escolham coletivamente um local da sala para colar o cartaz com as regras. Assim, o trabalho deles fica exposto na parede, fazendo com que se sintam valorizados e as regras podem ser retomadas em outras aulas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano