10145
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Criando uma história matemática

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar dados importantes para resolução de problemas Ampliar repertório e organizar ideias na criação de problemas formular problemas a partir de personagens.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

  • Identificar dados importantes para resolução de problemas
  • Ampliar repertório e organizar ideias na criação de problemas
  • formular problemas a partir de personagens

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.

Os alunos devem dominar

  • Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
  • Estabelecer relações sociais fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida.
  • Saber fazer questionamentos a partir de figura.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Iniciar a aula com uma conversa sobre os problemas que podem ocorrem numa família e fazer questionamentos sobre estes problemas. Há diversas literaturas que auxiliam na compreensão dessa atividade como por exemplo “Os problemas da família Gorgonzola” de Eva Furnari.

Propósito: Preparar os alunos para a criação da história matemática.

Discuta com a turma:

  • Todos nós temos problemas?
  • Os problemas de uma família envolvem todos da casa?
  • Os problemas da família tem sempre uma solução?
  • Quem geralmente resolve os problemas? Por quê?
  • As crianças também têm problemas?
  • Vocês conseguem resolver os problemas? Como?

Referências:

FURNARI, Eva. Os problemas da família Gorgonzola - 2ª ed. Moderna - São Paulo: 2015.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Leia o que está escrito no balão de fala de Guilherme e diga aos alunos que o problema deverá iniciar com a formulação da pergunta. Porém, isto não quer dizer que a pergunta deverá vir no início do problema.

Propósito: Criar uma história matemática (problema) coletivamente a partir das personagens do slide iniciando a construção com um questionamento.

Materiais complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 e 5).

Orientações:

1) Apresente os personagens que farão parte da história.

2) Peça que pensem em uma pergunta criando uma problematização.

3) Estimule os alunos a pensarem em ambientes, ações, objetos e temas que estes personagens estarão envolvidos para, assim, escreverem a história contendo os dados completos.

4) Faça questionamentos coerentes com as ideias dos alunos para que a história tenha início, os dados importantes e a pergunta no início para reflexão de uma descoberta.

5) Escreva o problema no quadro com a participação dos alunos.

Propósito: Coletar ideias e escrever o problema.

Discuta com a turma:

  • Vamos pensar em qual dessas personagens vai iniciar nossa história?
  • O que ela, ou ele, gosta de fazer?
  • Que ideia teve?
  • Quem resolveu chamar?
  • Quem estava junto?
  • O que aconteceu?
  • Perderam ou acharam algo?
  • Quantos tem agora?
  • A pergunta que fizemos se encaixa com esta sequência de informações que vocês criaram, ou devemos modificar algum dado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o problema construído e faça os questionamentos do slide e outros que surgirem no decorrer da discussão.

Propósito: Entender que conseguimos formular problemas a partir de determinadas situações, imagens ou personagens.

Discuta com a turma:

  • O problema pode ser iniciado de diversas maneiras, como através de uma pergunta, um personagem, do ambiente, de uma situação?
  • Podemos mudar a pergunta do problema?
  • Podemos colocar ou tirar dados?

Referência:

Leia o texto escrito por Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz, para ampliar conhecimentos e intervenções.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a leitura do slide para que compreendam como formular um problema.

Propósito: Conversar sobre os pontos mais importantes da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade será individual. Cada aluno completará o problema criando o questionamento no final. Ao final, observe as criações e se os dados do problema estão completos. É importante fazer a socialização dos problemas para que os alunos conheçam as ideias dos colegas. Os alunos poderão trocar os problemas criados para tentarem achar soluções.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem formular o questionamento com coerência.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

  • Identificar dados importantes para resolução de problemas
  • Ampliar repertório e organizar ideias na criação de problemas
  • formular problemas a partir de personagens

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.

Os alunos devem dominar

  • Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
  • Estabelecer relações sociais fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida.
  • Saber fazer questionamentos a partir de figura.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Iniciar a aula com uma conversa sobre os problemas que podem ocorrem numa família e fazer questionamentos sobre estes problemas. Há diversas literaturas que auxiliam na compreensão dessa atividade como por exemplo “Os problemas da família Gorgonzola” de Eva Furnari.

Propósito: Preparar os alunos para a criação da história matemática.

Discuta com a turma:

  • Todos nós temos problemas?
  • Os problemas de uma família envolvem todos da casa?
  • Os problemas da família tem sempre uma solução?
  • Quem geralmente resolve os problemas? Por quê?
  • As crianças também têm problemas?
  • Vocês conseguem resolver os problemas? Como?

Referências:

FURNARI, Eva. Os problemas da família Gorgonzola - 2ª ed. Moderna - São Paulo: 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Leia o que está escrito no balão de fala de Guilherme e diga aos alunos que o problema deverá iniciar com a formulação da pergunta. Porém, isto não quer dizer que a pergunta deverá vir no início do problema.

Propósito: Criar uma história matemática (problema) coletivamente a partir das personagens do slide iniciando a construção com um questionamento.

Materiais complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 e 5).

Orientações:

1) Apresente os personagens que farão parte da história.

2) Peça que pensem em uma pergunta criando uma problematização.

3) Estimule os alunos a pensarem em ambientes, ações, objetos e temas que estes personagens estarão envolvidos para, assim, escreverem a história contendo os dados completos.

4) Faça questionamentos coerentes com as ideias dos alunos para que a história tenha início, os dados importantes e a pergunta no início para reflexão de uma descoberta.

5) Escreva o problema no quadro com a participação dos alunos.

Propósito: Coletar ideias e escrever o problema.

Discuta com a turma:

  • Vamos pensar em qual dessas personagens vai iniciar nossa história?
  • O que ela, ou ele, gosta de fazer?
  • Que ideia teve?
  • Quem resolveu chamar?
  • Quem estava junto?
  • O que aconteceu?
  • Perderam ou acharam algo?
  • Quantos tem agora?
  • A pergunta que fizemos se encaixa com esta sequência de informações que vocês criaram, ou devemos modificar algum dado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o problema construído e faça os questionamentos do slide e outros que surgirem no decorrer da discussão.

Propósito: Entender que conseguimos formular problemas a partir de determinadas situações, imagens ou personagens.

Discuta com a turma:

  • O problema pode ser iniciado de diversas maneiras, como através de uma pergunta, um personagem, do ambiente, de uma situação?
  • Podemos mudar a pergunta do problema?
  • Podemos colocar ou tirar dados?

Referência:

Leia o texto escrito por Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz, para ampliar conhecimentos e intervenções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a leitura do slide para que compreendam como formular um problema.

Propósito: Conversar sobre os pontos mais importantes da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade será individual. Cada aluno completará o problema criando o questionamento no final. Ao final, observe as criações e se os dados do problema estão completos. É importante fazer a socialização dos problemas para que os alunos conheçam as ideias dos colegas. Os alunos poderão trocar os problemas criados para tentarem achar soluções.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem formular o questionamento com coerência.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano