15539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Conhecendo a exposição de propostas orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre petição online e oralidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Conhecendo a exposição de propostas orais

Finalidade da aula: Trabalhar a escuta de textos orais, a fim de posicionar-se e desenvolver habilidades para a produção de gêneros orais.

Ano:9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Petição online / Apresentação de propostas orais

Objeto(s) do conhecimento: Escuta. Apreender o sentido geral dos textos. Apreciação e réplica. Produção/ Proposta / Discussão oral / Registro.

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP22, EF69LP25, EF69LP26

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação da vida pública.  A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor.

Informações sobre o gênero: O gênero petição online circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado online é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa  ter uma versão escrita.

Dificuldades antecipadas: memorizar as informações escutadas.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em:  <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.




Código: LPO9_06SQA10

(EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas