Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conhecendo a exposição de propostas orais
Finalidade da aula: Trabalhar a escuta de textos orais, a fim de posicionar-se e desenvolver habilidades para a produção de gêneros orais.
Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição online / Apresentação de propostas orais
Objeto(s) do conhecimento: Escuta. Apreender o sentido geral dos textos. Apreciação e réplica. Produção/ Proposta / Discussão oral / Registro.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP22, EF69LP25, EF69LP26
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor.
Informações sobre o gênero: O gênero petição online circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado online é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.
Dificuldades antecipadas: memorizar as informações escutadas.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.