15539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Conhecendo a exposição de propostas orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre petição online e oralidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos, por meio de áudio, as questões referentes ao slide Introdução, perguntando o que eles sabem sobre os agrotóxicos. Em seguida, oriente os alunos a enviarem (por áudio, se possível) as suas respostas iniciais para o WhatsApp da turma, iniciando uma rápida discussão. Quando os alunos tiverem enviado as suas respostas, contextualize a problematização a ser feita em aula falando sobre a lei que sugere a mudança do termo “agrotóxico” para “defensivo fitossanitário” e “produtos de controle ambiental”, de acordo com as informações do plano de aula.

Desenvolvimento
Em um áudio, peça que os alunos assistam ao vídeo indicado no plano de aula (envie o link por meio do WhatsApp da turma) e oriente que eles respondam às questões do slide Desenvolvimento referentes a uma boa apresentação oral (entregue as questões por e-mail e também pelo WhatsApp da turma). Oriente os alunos que anotem as respostas dos questionamentos feitos e peça que as enviem ao grupo de WhatsApp da turma, compartilhando as respostas. Os alunos precisam perceber, nesta atividade, o objetivo do discurso do deputado que está falando e a linguagem utilizada. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, no qual os alunos podem apresentar as suas respostas e, assim, criar uma discussão.

Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, peça que os alunos enviem ao grupo de WhatsApp da turma, por mensagem de texto, as suas respostas à questão: “Com base na atividade anterior, quais cuidados pode-se tomar para fazer uma boa apresentação de proposta oral?” Peça que todos os alunos registrem as respostas dos colegas no caderno.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente das atividades desenvolvidas em sala, auxiliando as crianças durante o processo investigativo a respeito de como o deputado se expressa no vídeo (sem gírias, de modo formal etc.).

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA10

(EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas